NOTÍCIAS

Termina sexta-feira prazo para submissão de artigos científicos para Reunião de Pesquisa Girassol

  • 16/09/2015 |
  • Lebna Landgraf
A submissão de trabalhos científicos para a XXI Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) foi prorrogada até o dia 18 de setembro, sexta-feira. A RNPG e o IX Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol serão realizados conjuntamente nos dias 28 e 29 de outubro de 2015 pela Embrapa Soja, em Londrina (PR). As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro de 2015, via site do evento: www.embrapa.br/rnpg2015.

A Embrapa Soja espera reunir aproximadamente 150 participantes da cadeia produtiva do girassol, tais como pesquisadores, profissionais da assistência técnica e da indústria, assim como acadêmicos e estudantes. A RNPG objetiva debater os principais resultados científicos e as recomendações técnicas para a produção de girassol no Brasil. Além disso, pretende-se definir prioridades e estabelecer parcerias de pesquisa e de transferência de tecnologia em girassol nas diferentes regiões do Brasil.

Para a pesquisadora da Embrapa Soja, Regina Villas Bôas de Campos Leite, presidente da RNPG, o evento irá abordar temas relacionados ao cultivo, comercialização e industrialização do girassol. "A divulgação das informações sobre todos os aspectos da cadeia produtiva do girassol confere suporte tecnológico à evolução da cultura e pode auxiliar o produtor na obtenção de melhores produtividades e retornos econômicos competitivos", afirma Regina.

O girassol é semeado no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul) do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) o girassol foi semeado em 92 mil hectares, resultando em uma produção de 144 mil toneladas, na safra 2014/2015. ver mais notícias