Termotécnica inova com bases de isopor para cultivo

Produtividade, qualidade, versatilidade e sustentabilidade são vantagens da Base Universal para Substrato DaColheita

20.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Thiesen Furtado

O cultivo de frutas, legumes, verduras e flores passa por uma transformação focada no resultado. Os produtores precisam de uma colheita de extrema qualidade, em quantidades ampliadas e produzida em um espaço de tempo cada vez mais reduzido. É uma conta difícil, principalmente quando o processo depende da natureza.

Em parceria com o Centro de Tecnologia e Treinamento EACEA, de Cunha (SP), a Termotécnica apresenta a Base Universal para Substrato DaColheita.

É um sistema modular de suporte em EPS, produto conhecido como isopor. Leve e de fácil montagem, oferece ergonomia na produção, isolamento térmico e combate à contaminação biológica, devido ao uso da nanotecnologia SafePack em sua composição, que reduz em 99,9% a ação de micro-organismos. Resultado de toda essa inovação: produtividade, qualidade do cultivo, versatilidade e sustentabilidade.

A Base para Substrato da Termotécnica pode ser utilizada como suporte para plantio de mudas em vasos ou em slabs, ou seja, bolsas abastecidas com substrato. Ao ser usada como canteiro para plantio em granel, destaca a economia em adubação e água por possuir canais que permitem coletar a solução nutritiva drenada e reutilizá-la. Pode ser instalada no solo ou em suportes elevados, em cultivo protegido ou convencional.

A inovação foi testada e homologada pela EACEA. O estudo técnico apontou economia no custo total da produção, relacionada principalmente à otimização de mão de obra, adubo e outros insumos, por possibilitar o reuso da solução nutritiva.

Soluções para o agronegócio

Além da base de substrato, a linha da DaColheita contempla bandejas para mudas e embalagens conservadoras em EPS. Desenvolvidas com tecnologia e designs próprios, as conservadoras ampliam o shelf-life da fruta, proporcionando menor perda de peso pela desidratação e mantendo o teor vitamínico por mais tempo. Já são utilizadas com sucesso por produtores do Vale do São Francisco. Em seu portfólio voltado ao agronegócio, a Termotécnica possui a caixa de abelhas MaisMel e o Upally – Solução em Movimentações Logísticas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024