TMG destaca a importância do melhoramento genético em Encontro Técnico

A TMG participou do XVI Encontro Técnico Fundação MT com um público de 322 engenheiros agrônomos

27.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Dayane Pozzer

A Tropical Melhoramento & Genética (TMG) participou do XVI Encontro Técnico Fundação MT e destacou para o público de 322 engenheiros agrônomos a importância do melhoramento genético de plantas para o sucesso da agricultura. O evento foi realizado em Cuiabá (MT), de 11 a 13 de maio, e a TMG esteve presente em dois momentos, com palestras no primeiro e no último dia do evento.

Alexandre Garcia, gestor de Pesquisa da TMG, falou ao público sobre os três pilares que regem o trabalho da empresa – Produtividade, Tecnologia e Foco Regional. “O posicionamento das cultivares é focado na realidade de cada região e, para que esse trabalho seja desenvolvido, a TMG mantém uma rede de ensaios completa em 11 estados do Brasil”, explicou.

O desenvolvimento de tecnologias próprias também é um dos diferenciais da TMG e foi ressaltado durante o evento. Com o objetivo de trazer uma solução adicional ao manejo da Ferrugem asiática, a empresa oferece aos agricultores, desde 2008, os benefícios da Tecnologia Inox®. As cultivares com a tecnologia possuem genes de resistência à doença e apresentam alto potencial produtivo. “Com certeza, a Tecnologia Inox® é hoje uma das ferramentas mais eficientes para o manejo da ferrugem, sempre associada às demais medidas existentes”, destacou Garcia. Alexandre lembrou ainda que em busca da longevidade no controle da doença, a TMG trabalha no desenvolvimento de cultivares com diferentes genes de resistência para diversificar os modos de controle, e também com combinações de dois ou mais genes de resistência em uma única variedade.

Com relação aos nematoides de cisto, problema que há muito tempo causa perdas de produção no Brasil Central e até inviabiliza a produção de soja em algumas regiões do País, a TMG desenvolveu a tecnologia de Ampla Resistência a Cisto. Essa tecnologia confere resistência a até nove raças de nematoides. “Essa tecnologia, presente no portfólio TMG, representa um enorme ganho de produtividade que permitiu o cultivo da soja em áreas com alta incidência do nematoide de cisto”, pontuou Alexandre, que mostrou ao público exemplos de ganhos reais de produtividade no simples uso de uma cultivar com ampla resistência a cisto, em substituição a uma cultivar suscetível ou com resistência a poucas raças.

A palestra do gestor finalizou com inúmeros exemplos de boas produtividades alcançadas com cultivares de soja TMG em lavouras de Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo, comprovando aos participantes do evento os resultados obtidos com as tecnologias. “Não é a transgenia que está trazendo as melhores soluções, os grandes ganhos estão no melhoramento genético, colocou.

Portfólio – O público do XVI Encontro Técnico Fundação MT também conheceu algumas produtividades da safra 2015/16 de quatro cultivares de soja da TMG, com resultados excelentes nas regiões indicadas para o plantio. As informações da TMG 7062IPRO, TMG 2181IPRO, TMG 2185IPRO e TMG 1180RR foram apresentadas pelo gestor de Desenvolvimento de Mercado da TMG para o Cerrado, José Francisco Martins.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024