Trabalhos do 3º Simpósio Internacional de Fruticultura são disponibilizados

O simpósio discutiu temas específicos e conforme os organizadores, foi uma oportunidade de atualização técnico-científica e de estreitamento de parcerias para inovação e desenvolvimento de solu&ccedi

18.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP) Luiz Alexandre Nogueira de Sá participa do Anais de 3º Simpósio Internacional de Fruticultura (SINFRUT): pragas quarentenárias e melhoramento preventivo: de outubro de 2015, com o artigo “Prospecção de bioagentes de controle de pragas de fruteiras como ferramenta para planos de mitigação”.

No trabalho, o pesquisador enfatiza que os riscos potenciais de entrada de novas pragas no país existem e por isso torna-se importante viabilizar condições para contínuas emissões de alertas fitossanitários, além do uso de informações e estudos prospectivos para prevenir que organismos indesejáveis e de difícil controle possam ser introduzidos ou se dispersem no país.

O Brasil é o principal produtor de laranjas e o segundo produtor mundial de citros. E a maior ameaça a essa cadeia é, atualmente, a doença HLB.

“Não existem métodos de controle curativos da doença HLB dos citros que possam ser usados em pomares comerciais, explica o pesquisador. A estratégia mais segura de controle combina o uso de mudas sadias, a redução do inóculo (erradicação de plantas doentes) e a redução da transmissão pelo vetor, o psilídeo-dos-citros”.

No Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQC) da Embrapa Meio Ambiente prospectam-se ações de pesquisa e busca exploratória de Diaphorencyrtus aligarhensis, endoparasitóide de D. citri para possíveis liberações em áreas climáticas onde o parasitismo de T. radiata mostrou-se abaixo do previsto, além de desenvolver ações de prospecção de inimigos naturais nativos.

No curto prazo, a liberação massal e semi-massal de T. radiata, bioagente para o controle do vetor D. citri do HLB, favorecerá o controle biológico e a não expansão para áreas não contaminadas, contribuindo para a manutenção de pomares nos estados onde forem liberados.

Os estudos de inimigos naturais exóticos com potencial controle do psilídeo dos citros poderá favorecer a identificação de novos bioagentes de controle que melhor se estabeleçam em diferentes regiões climáticas, disponibilizando novas alternativas ao biocontrole do vetor de HLB, assim como métodos para criação semi-massal e de liberações nos pomares. Acrescenta-se ainda que essa ação também poderá surtir efeito em polos produtores de cultivos menos tecnificados, onde ações de controle biológico podem ser a maior oportunidade de contenção real ao HLB.

Sobre o simpósio
Coordenado em outubro de 2015, na Bahia, pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), o simpósio discutiu temas específicos. Conforme os organizadores, foi uma oportunidade de atualização técnico-científica e de estreitamento de parcerias para inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas cruciais da cadeia produtiva e agora o resumo, incluindo as palestras e posters estão disponíveis em 2017 pelo link http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/162737/1/Anais-Sinfrut-DomingoHaroldo-2017-Ainfo.pdf


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024