NOTÍCIAS

Tratamento de sementes melhora enraizamento da soja e contribui para maior produtividade

  • 23/09/2015 |
  • Gabriela Titon
A fase de plantio é essencial para o bom desenvolvimento da cultura e rendimento da safra, bem como as etapas iniciais de crescimento da planta. A qualidade da semente e a aplicação de produtos enraizadores, que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular, contribuem para que o plantio resista aos impactos de stress hídrico, absorvendo mais facilmente água e nutrientes.

Em regiões brasileiras como o Cerrado, onde é comum a ocorrência de veranicos e períodos sem chuva, o tratamento de sementes com enraizadores tem sido um aliado no aumento da produtividade, como é o caso do agricultor Clodoaldo Calegari, de Silvânia, em Goiás. “Se temos uma janela de plantio apertada e quando começamos a plantar falta umidade do solo, por falta de chuva, a planta melhor enraizada resiste mais. A utilização do Initiate Soy, da Alltech Crop Science, aumentou a produção de raiz e a divisão celular da planta”.

Com 2,3 mil hectares de soja verão e mil hectares de milho safrinha, Clodoaldo utiliza o enraizador há 13 anos em sua propriedade com o objetivo de proteger a plantação das adversidades climáticas. De acordo com o produtor, as plantas apresentaram melhor vigor nas fases iniciais, proporcionando uniformidade e aumento de produtividade com a área comparativa devido ao aumento na raiz.

Estudos realizados durante a safra 2014/2015 pela Alltech Crop Science, empresa especializada em nutrição vegetal, em parceria com a Fundação Bahia, demonstraram resultados positivos. A pesquisa, realizada no município de Luiz Eduardo Magalhães (BA), apontou uma diferença de 14,5 sacas de soja por hectare a mais de produção nas áreas de plantio tratadas, em relação as que receberam apenas o manejo padrão, sem a aplicação do enraizador.

Para o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico de grãos da empresa, o tratamento de sementes é primordial para atingir uma boa proporção entre raiz e parte área através de estímulos fisiológicos. “O produto tem uma composição nutricional de alta performance e complexada por aminoácidos essenciais que melhoram o desenvolvimento inicial das plantas e auxiliam em todo o desencadeamento do processo até o início dos primeiros trifólios”, explica.

Além do aumento do sistema radicular, Fransérgio destaca que o tratamento de sementes auxilia no equilíbrio hormonal da planta em sua fase inicial e favorece a nodulação, ou seja, contribui para o desenvolvimento dos rizóbios, bactérias responsáveis pela fixação do nitrogênio atmosférico na raiz do vegetal. ver mais notícias