NOTÍCIAS

Treinamento online esclarece dúvidas de agricultores sobre manejo de nematoides

  • 13/10/2015 |
  • Gabriela Titon
A presença de nematoides em culturas como a soja é um dos principais desafios para agricultores brasileiros, já que os parasitas enfraquecem as plantas e provocam perda de produtividade. Para abordar técnicas de controle e esclarecer dúvidas sobre o problema, no dia 26 de outubro produtores de todo o país poderão acompanhar uma palestra online e gratuita sobre manejo integrado de nematoides.

O tema compõe o Ciclo de Treinamento Online, promovido em formato de videoconferência pela Alltech Crop Science, especializada em nutrição vegetal. De acordo com o engenheiro agrônomo Vinicius Abe, gerente técnico da empresa e ministrante da palestra, a incidência de nematoides na planta cria uma barreira, principalmente em sua raiz, impedindo a passagem de nutrientes essenciais.

“Com o manejo adequado, conseguimos diminuir a população desse verme. Durante o treinamento, o objetivo é esclarecer os agricultores sobre o dano e como podemos ajudar a reduzir essa população, manejando-a para fora da planta e causando menos impacto à produtividade”, afirma Abe.

Segundo o engenheiro agrônomo, algumas soluções alternativas podem auxiliar no manejo. “O uso de microrganismos benéficos estimula a competição por alimento com os nematoides e, consequentemente, auxilia no equilíbrio dessa população para que não consiga chegar até a planta e alimentar-se dela, além de não causar mais danos à plantação”, explica.

O treinamento online é aberto ao público e será transmitido às 10h.

Para se inscrever, basta acessar o endereço: http://bit.ly/nematoides ver mais notícias