Três maiores empresas torrefadoras de café que operam no Brasil são responsáveis por mais de 50% das vendas

Brevemente consumo de café no Reino Unido, Japão e Coréia deverá superar o de chá.

23.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Observatório do Café

No cenário da cafeicultura, nosso País há muitos anos se destaca como o maior produtor, exportador e segundo consumidor em nível mundial. Nesse contexto, de cada três xícaras consumidas no mundo uma é brasileira. Entretanto, o mercado brasileiro do produto industrializado tem se mostrado cada vez mais concentrado, pois, atualmente, as três maiores empresas do setor que operam aqui são responsáveis por mais de 50% das vendas. Dessa forma, para as pequenas e médias torrefadoras que beneficiam e vendem o café ‘tradicional’ o desafio para atuar nesse mercado altamente competitivo e acirrado é cada vez mais difícil.

 Esses dados e análises do mercado de café e também do chá, que são duas plantas que estão competindo em vários países por fornecerem cafeína para a humanidade, entre várias outras análises da produção e consumo no contexto da conjuntura mundial da cafeicultura, constam do Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café (VOL. 6/Nº 09/30 OUTUBRO 2017), da Universidade Federal de Lavras – UFLA, instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café.

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