Trigos da Embrapa na Tecnoshow Comigo

​A Embrapa apresenta duas cultivares de trigo na vitrine de tecnologias instalada na 16ª Tecnoshow Comigo 2017, realizada de 3 a 7 de abril, em Rio Verde – GO

04.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

A Embrapa apresenta duas cultivares de trigo na vitrine de tecnologias instalada na 16ª Tecnoshow Comigo 2017, realizada de 3 a 7 de abril, em Rio Verde – GO. As cultivares BRS 404 e BRS 394 foram desenvolvidas para atender as necessidades do Brasil Central.

Um estudo divulgado recentemente pela Embrapa Gestão Territorial apontou que, considerando apenas as áreas com altitude maior que 800 metros e com declividade menor do que 12%, o Brasil Central tem potencial de quase 25 milhões de hectares para trigo. Atualmente, existem cultivos de trigo em apenas 200 mil hectares nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além da Bahia.

Para atender a demanda, a Embrapa conta com dois centros de pesquisa e uma unidade de multiplicação de sementes instaladas na região central do País: na Embrapa Cerrados, com sede em Planaltina-DF, estão lotados os pesquisadores Jorge Chagas e Júlio Albrech; da Embrapa Trigo, sediados na unidade da Epamig em Uberaba-MG, os pesquisadores Joquim Sobrinho e Vanoli Fronza; em Uberlândia-MG, atua o escritório de negócios da Embrapa Produtos e Mercado. Ainda, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo-RS, trabalha uma equipe multidisciplinar de apoio ao trigo tropical, com pesquisadores nas áreas de doenças, pragas, melhoramento genético, biotecnologia, manejo, comunicação, gestão e transferência de tecnologia.

As cultivares em exposição representam os últimos lançamentos de trigos desenvolvidos para atender as necessidades do Brasil Central, considerada a nova região tritícola brasileira. Confira detalhes técnicos das cultivares que estão na vitrine de tecnologias da Embrapa na Tecnoshow:

BRS 404 – alternativa para o cultivo de sequeiro nos estados de GO, MG e DF. Ciclo precoce, com 120 dias de até a maturação. Classe comercial pão, com estabilidade na produção de farinha. Primeira cultivar a apresentar maior tolerância à brusone com indicação de moderamente suscetível à doença.

BRS 394 – após quatro anos de avaliação em regiões produtoras de trigo irrigado, a cultivar foi indicada para cultivo em GO, MG e DF. Ciclo precoce, classe comercial melhorador e boa resistência à debulha. No período 2010 a 2013, o rendimento médio superou 7,5 toneladas por hectare.

Conheça outras tecnologias da Embrapa que estão na Tecnoshow em https://www.embrapa.br/tecnoshow-comigo-2017


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024