Trimble realiza doação de equipamentos para a Fatec Pompéia

Alunos do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão são beneficiados com soluções tecnológicas da Trimble para agricultura.

16.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Thiago Manolio

Recentemente a Trimble realizou a doação de 2 monitores Trimble CFX-750 para a Faculdade de Tecnologia (FATEC) em Pompéia (interior de São Paulo). Os alunos do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão (MAP) terão à disposição o monitor Trimble CFX-750, um terminal compatível com todos os sistemas de direcionamento da Trimble disponíveis no mercado (EZ-Steer, EZ-Pilot e Autopilot). O CFX-750 é compatível com as soluções Field-IQ que contemplam: controle de taxa variável e fixa, controle de até 48 sessões, monitoramento e mapeamento de plantio levando em conta as estatísticas de plantio, Controle de Altura de Barras de Pulverização. O CFX-750 possuí receptor GNSS integrado que permite trabalhar com todos os níveis de precisão de sinal da Trimble, possui porta USB para transferência das informações e também compatível com a solução ConnectedFarm que possibilita a transferência de informações a partir do escritório para o campo. É um monitor compatível com os mais diversos modelos de máquinas com aplicação agrícola do mercado oferecendo o melhor custo-benefício ao produtor.

lém dos equipamentos, outro elemento importante dessa parceria é a interação dos alunos com a Trimble, pois tivemos a oportunidade de mostrar novas tecnologias e inovações que estão sendo utilizadas em campo”, afirma José Bueno, Gerente Regional de Vendas da divisão de Agricultura da Trimble na América Latina. “A parceria da Trimble com a Fatec vai ajudar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido no curso, em equipamentos e tecnologias de uma empresa representativa no mercado agrícola brasileiro, permitindo a difusão do conhecimento das tecnologias da Trimble com os produtores e garantindo a sua empregabilidade”, completa.

A Fatec Pompéia é mantida por uma parceria entre o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e Prefeitura Municipal de Pompeia. A faculdade oferece o curso superior de tecnologia de Mecanização em Agricultura de Precisão, gratuito e inédito no Brasil. Neste curso, o aluno é preparado para se tornar um profissional especialista na utilização do conceito de Agricultura de Precisão nos processos agrícolas, incluindo o uso de máquinas e equipamentos dotados de tecnologia embarcada, além de estar apto a realizar mapeamento e análise de dados georreferenciados.

“Com essa doação, a Trimble ajuda a preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, possibilitando estudos regionalizados dos benefícios das tecnologias no campo”, afirma o professor José Salvi. “Com a doação, nossos alunos terão mais equipamentos para que possam aproveitar melhor o tempo das aulas, favorecendo a qualidade do ensino para todos”, completa.

Com mais de 35 anos de experiência global em gerar e prover informações a partir de sistemas únicos de posicionamento, a Trimble traz ao país tecnologias que permitem controle preciso sobre as mais variadas operações, entre elas, as da atividade agropecuária. O que a Trimble faz no campo é transformar a fazenda em uma indústria, permitindo que o produtor crie processos e automatize operações e máquinas, garantindo que se aproveite o máximo da área, fazendo levantamento de imagem aérea com uso de drones e mapa de solo em 3D, otimizando o uso de insumos com controlador de taxa e seção - com precisões de até 2,5cm - e tudo isso por meio de piloto automático. Todas essas soluções se traduzem na chamada agricultura de precisão que, ainda, permitem a comunicação entre os equipamentos da lavoura, sincronizando-os e promovendo o máximo aproveitamento do trabalho.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024