Triticultores gaúchos colhem segurança e melhoram razão da lavoura utilizando herbicida Finale

Solução alia prevenção de plantas daninhas e maturação da cultura para a colheita do cereal

28.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Nascimento Jr.

O trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo. Segundo estimativas do Ministério da Agricultura, o consumo do cereal aumenta 1,31% ao ano e, as lavouras nas principais regiões produtoras do País estão entrando em fase de colheita. A Bayer, como uma das empresas com vasto portfólio para a cultura, obteve excelentes resultados na safra 2016/17 com herbicida pós-emergente Finale. O produto também possui registro como maturador, podendo contribuir para uma colheita limpa e produtiva.

De acordo com Cassiano Medeiros, gerente de Clientes da Bayer para a região Sul, a extensão do Finale para o trigo vem ao encontro das necessidades do triticultor, pois, além de proporcionar uma colheita livre de plantas daninhas, ainda contribui para a maturação da planta. "Este é um herbicida pós-emergente e deve ser usado quando 70% ou mais da lavoura estiver em maturação fisiológica. Para o agricultor é fundamental ter um produto registrado e que possibilite antecipar a colheita e maturar a lavoura", ressalta.

No ano passado, 60% da área que produz trigo no Rio Grande do Sul utilizou o produto, resultando em uma melhor maturação, com segurança e qualidade, tendo em média uma produção de 55 a 60 sacas por hectare. "O Finale possibilita que o agricultor colha de forma antecipada e com uniformidade, ou seja, o ganho deles é em tempo e operação na fazenda. Na safra passada, eles conseguiram colher de cinco a sete dias de antecedência, no qual foi possível plantar soja em um momento ainda mais adequado, ou seja, antes da segunda quinzena de novembro", explica Medeiros.

Consciente em ter um manejo correto no inverno e no verão, o produtor Aristideles Alex Fernando Bueno, da região de Lageado Bugre (RS) utilizou o Finale em uma área de 50 hectares. "Foi possível observar que o produto me proporcionou uma estabilidade de colheita, uma uniformidade grande, podendo até antecipar o plantio da soja", destaca.

De acordo com o engenheiro agrônomo Mauro Rizzardi, doutor em Agronomia – área de concentração em Fitotécnia, e pesquisador da Universidade de Passo Fundo, o uso deste produto possibilita ao produtor antecipar a colheita do trigo e uniformiza a maturação do cereal, melhorando a qualidade do grão. "Hoje este é o único herbicida que existe para a dessecação do trigo. Além disso, seu uso ajuda no controle de plantas daninhas que surgem no decorrer do cultivo, como a buva".

Finale é um herbicida consagrado em diversos cultivos, de hortifrúti a oleaginosas, e agora é o diferencial com o qual o triticultor pode contar na maturação no trigo. Alface, café, soja, milho, algodão, maçã, estão entre as culturas tratadas com o produto para o controle de plantas daninhas. Ele também teve o uso expandido para a cultura da cevada.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024