​Tudo pronto para o Dia do Algodão

Pesquisadores e técnicos vão discutir os desafios para obter maior grau de uniformidade na produção do algodão em Goiás

15.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Brenno Sarques

Técnicas de manejo, tecnologia, cultivares, padronização. Estes são alguns dos termos que serão bastante ouvidos pelos participantes do Dia do Algodão 2016, no dia 30 de junho (quinta-feira), na Fazenda Sadia, em Goiatuba. Com o tema: “Desafios para Obter Maior Grau de Uniformidade na Produção do Algodão em Goiás”, o Dia do Algodão 2016 traz renomados pesquisadores que vão apresentar suas pesquisas nas quatro estações do circuito montado para os participantes.

O tema da palestra principal é justamente “A Importância da Uniformização de Lotes (ferramenta para melhor gestão na formação de lotes)”, a ser ministrada pelo consultor José Antonio Sestren. Na ocasião, será apresentado o software do Laboratório da Agopa, que auxilia o produtor na caracterização e formação de lotes. A novidade oferece ao produtor uma ferramenta segura e eficiente para assegurar a uniformidade na formação de seus lotes, reduzindo custos e melhorando o retorno ao produtor.

Outras palestras fazem parte do circuito com quatro estações temáticas que os participantes vão percorrer. As palestras têm duração de vinte minutos.

A primeira estação estará sob comando do consultor Wanderlei Oishi. Ele será responsável por apresentar a Avaliação de Cultivares, mostrando suas características e seus respectivos manejos que contribuam para a uniformidade da produção.Os participantes poderão saber mais sobre as cultivares com melhor desempenho no estado de Goiás e seus respectivos traços culturais.

A segunda estação traz à tona o tema: “Nematoides - Desafios e Perspectivas”, a ser apresentado pelo pesquisador do IMA, Rafael Galbieri. O palestrante vai apresentar a situação atual de Goiás com base nos levantamentos realizados por meio do Projeto Patógenos em parceria com a Fundação Goiás e IMA - MT. O objetivo é informar sobre as possibilidades de controle dos nematoides.

Após a apresentação de Rafael Galbieri, a terceira estação contará com a presença do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourado/MS,Dr. Julio Cesar Solton, e do responsável técnico do Grupo Schlatter, André Luís da Silva. Ambos vão falar sobre o “Manejo de solo para máxima produtividade”, trazendo aos participantes as opções de manejo de solo que proporcionam altas produtividades, para que o produtor possa obter melhores resultados, com menor emissão de gás de efeito estufa.

Por sua vez, a quarta estação estará a cargo do pesquisador da Embrapa Algodão, Dr. Fábio Aquino. Sua palestra tem como tema o “Uso de tecnologias para a máxima rentabilidade”, identificando as tecnologias disponíveis que apresentem o melhor custo-benefício para os diferentes sistemas produtivos, gerando maior rentabilidade.

O Dia do Algodão é realizado anualmente pela Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), sendo o evento de maior importância para o intercâmbio de conhecimento, reunindo produtores, algodoeiras, técnicos e cientistas envolvidos em toda a cadeia produtiva da cotonicultura.

Evento: Dia do Algodão

Quando: 30 de junho

Onde: Fazenda Sadia, Goiatuba

Contato: 62-3241-0404 / 999159204

imprensa@agopa.com.br

brennocomunica@gmail.com

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024