​UNICA Fórum 2016 terá apoio do governo dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), equivalente ao Ministério da Agricultura no Brasil, será um dos apoiadores oficiais do UNICA Fórum 2016

07.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Ana Carolina Santos

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), equivalente ao Ministério da Agricultura no Brasil, será um dos apoiadores oficiais do UNICA Fórum 2016, marcado para o dia 28 de novembro no Teatro Principal do World Trade Center (WTC) em São Paulo (SP). Promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o inédito seminário vai reunir autoridades governamentais, renomados especialistas, empresários e executivos do setor sucroenergético e de sua cadeia produtiva, para debater o papel dos produtos e energias renováveis que vem da cana-de-açúcar e milho na matriz energética, particularmente no contexto dos desafios causados pelas mudanças climáticas e dos compromissos assumidos há quase um ano na COP21, a Conferência do Clima realizada pela ONU em Paris.

Responsável pelo desenvolvimento e execução de políticas que impactam o mercado americano e global de etanol e outras commodities, o USDA mantém 93 escritórios, cobrindo 171 países. Três desses escritórios estão no Brasil, sendo dois em Brasília, Office of Agricultural Affairs (OAA) e o Animal and Plant Health Inspection Service (APHIS). O USDA também mantém 17 escritórios de promoção de produtos agroindustriais no mundo, denominados U.S. Agricultural Trade Office (ATO). O Brasil sedia o único ATO da América do Sul, em São Paulo, no Consulado Geral dos Estados Unidos, presidido por Chanda Berk.

"Como maiores produtores de etanol, os EUA e o Brasil têm um papel importante no mercado mundial. Compartilhando ideias e trabalhando juntos, cada país pode se beneficiar e alcançar os objetivos da COP21. Nós do USDA estamos animados em participar deste importante fórum e agradecidos em apoiar a UNICA neste evento”, afirma Berk

Além de atuar no diálogo e estreitamento das relações governamentais entre Brasil e EUA em questões relacionadas à agricultura, o USDA mantém um importante serviço de estimativas periódicas de oferta e demanda de commodities no mundo, com inúmeras informações sobre o mercado brasileiro.

Entre os convidados já confirmados para o UNICA Fórum 2016 está o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que fará a apresentação principal na primeira plenária do evento, examinando a participação das energias limpas na economia brasileira e mundial. Ao todo, o seminário terá quatro plenárias além das cerimônias de abertura e encerramento.

Fórum e Summit

O UNICA Fórum 2016, que inclui entre seus patrocinadores as multinacionais FMC, Syngenta, Bayer, Clariant e Honda, será produzido para a UNICA pelo MCI Group, maior realizador de congressos do mundo, e pela MediaLink, consultoria dirigida pelo ex-diretor de Comunicação da UNICA, Adhemar Altieri. Esta mesma parceria produziu, no ano passado, o Ethanol Summit 2015, um dos principais eventos mundiais sobre energias renováveis com foco no etanol e outros produtos sustentáveis fabricados a partir da cana.

A próxima edição do Summit, que também será apoiada pelo USDA, está marcada para os dias 19 e 20 de junho de 2017, no Golden Hall do WTC (SP). O Fórum e Summit se alternarão, cada um ocorrendo a cada dois anos, com o objetivo de manter em evidência o debate sobre como os derivados sucroenergéticos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Inscrições

As inscrições para o UNICA Fórum 2016 serão abertas na próxima semana, exclusivamente por meio da página oficial do evento no site da UNICA http://unica.com.br/forum/. As inscrições realizadas até 31 de outubro terão 25% de desconto.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024