NOTÍCIAS

Unidade da Monsanto economiza quase 1 bilhão de litros d’água por ano

  • 27/10/2015 |
  • Francine Lopes
A água é parte fundamental dos processos fabris na maioria das empresas. Consciente da necessidade de preservação deste recurso natural, a Monsanto investe em Boas Práticas de Fabricação para preservar e economizar a água na manufatura de seus produtos. A unidade de São José dos Campos (SP), por exemplo, fez melhorias operacionais e, por meio de novos equipamentos e tecnologias, reduziu o consumo de água na produção do herbicida Glifosato, princípio ativo manufaturado pela empresa no Vale do Paraíba.

O projeto apresentou benefícios expressivos: redução anual de água de 732 milhões de litros; diminuição de 18 ton de insumos diversos utilizados no tratamento de efluentes e ainda a redução de 4,3 milhões de m3 de oxigênio. No que diz respeito à energia elétrica, as ações proporcionaram um corte no consumo de 2.900.000 KWh/ano.

O esforço técnico impactou positivamente não somente a produção, mas também o sistema de tratamento de efluentes. Uma nova estação de tratamento, mais eficiente e moderna, substituiu a estação original.

Outro projeto implementado em São José dos Campos e que vem contribuindo para economia de água desde 2006, foi a otimização do processo de produção de água desmineralizada (baixíssimos teores de sais), que oferece dois usos finais na unidade: Produção de vapor por meio de caldeiras e também na produção do Glifosato. Esta melhoria proporcionou a economia de 167 milhões de litros de água por ano.

A unidade tem, ainda, um projeto na torre de resfriamento, realizado em conjunto com uma empresa parceira que trata a água da Monsanto, oferecendo uma redução anual de 21 milhões litros de água.

A fábrica de São José dos Campos, assim como as demais unidades da Monsanto, é reconhecida por estar entre as pioneiras no desenvolvimento de tecnologias limpas que auxiliam os agricultores nos seus principais desafios na produção de alimentos.

A Monsanto participa de projetos socioambientais na região do Vale do Paraíba e em todo o Brasil. A companhia atua proativamente na conscientização de funcionários quanto à necessidade de economia de água. “A Monsanto acredita que os benefícios ambientais não se dão somente a partir de grandes projetos, mas também de pequenas iniciativas, pois ações isoladas e esforços conjuntos também trazem grandes resultados”, conclui Daniela Mariuzzo, líder de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto do Brasil. ver mais notícias