Unidade realizará encontro internacional sobre melhoramento de feijão

O evento irá acontecer na Embrapa Arroz e Feijão, da Embrapa Labex-USA, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e United States Department of Agriculture/Agricultural Research Service (USDA/ARS)

28.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Henrique de Oliveira

O grupo de pesquisa em melhoramento de feijão realizará, no dia 18 de agosto de 2017, o workshop “New Advances in Breeding for Disease Resistance in Common Bean” (em Português, “I Workshop sobre Avanços no Melhoramento do Feijoeiro Comum para Resistência a Doenças”). O evento irá acontecer na Embrapa Arroz e Feijão, com participação de pesquisadores desta Unidade, da Embrapa Labex-USA, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e United States Department of Agriculture/Agricultural Research Service (USDA/ARS). O coordenador do encontro será o pesquisador da Thiago Souza. O Workshop será todo realizado em Inglês, sem tradução, sendo dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores que atuem ou que possuam interesse no tema, além da comunidade científica e acadêmica em geral.

O objetivo desta ação é apresentar e discutir avanços importantes no melhoramento do feijoeiro-comum para resistência a doenças, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas de genotipagem para o mapeamento de genes de resistência e sua seleção assistida como etapa de rotina nos programas de melhoramento. Além desses pontos específicos, a realização do Workshop visa a unir esforços entre as instituições participantes na busca por temas de pesquisa de interesse comum e por oportunidades de colaboração e busca por financiamento de projetos.

Internamente, o evento atende aos projetos “Melhoramento genético do feijoeiro-comum para superação dos desafios da cadeia produtiva”, dentro do PA 'Desenvolvimento de linhagens de feijoeiro-comum para resistência a doenças e Aplicação da tecnologia de marcadores moleculares no melhoramento do feijoeiro-comum'; “Melhoramento preventivo do feijoeiro-comum para resistência ao crestamento bacteriano aureolado”; e “Identificação de fontes com ampla resistência à antracnose e à ferrugem do feijoeiro e mapeamento de genes de resistência utilizando marcadores SNP”, sendo, este último, já encerrado.

Destaques

Além da busca por identificar e discutir potenciais oportunidades de colaboração entre a Embrapa/Parceiros e o USDA-ARS, atividades do evento destacarão os importantes avanços no desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas de genotipagem para o mapeamento de genes de resistência a doenças do feijão, como antracnose, ferrugem, mancha-angular e o crestamento bacteriano aureolado.

Participantes confirmados


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024