Especial Expodireto: Valtra apresenta colheitadeira BC6800 na Expodireto Cotrijal 2016

Novidade na região gaúcha, equipamento objetiva alta performance e economia de combustível

04.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Santos

Na semana de 7 a 11 de março, a Valtra participará da Expodireto Cotrijal, na cidade gaúcha de Não-Me-Toque, e apresentará ao mercado regional uma nova colheitadeira axial classe VI, a BC6800, desenvolvida a partir de conceitos inovadores, visando a oferecer um equipamento que proporcione alta performance e economia de combustível.

A colheitadeira BC6800 tem as principais características das “irmãs maiores" (BC7800 e BC8800), como o sistema TriZone, que inclui côncavos bipartidos com suspensão; um novo canal alimentador do rotor e um sistema de limpeza multiestágios. Porém, este modelo se diferencia dos demais por trazer um rotor de 70 centímetros de diâmetro e 3,56 metros de comprimento, o maior do mercado em sua categoria. Além disso, também conta com tanque de grãos com capacidade de 10.570 litros e descarga de 88 litros/segundo. Com design mais funcional, a colheitadeira pode colher em média 60 hectares/dia, desde que as condições do terreno, colheita e logística sejam propícias.

“A cabine, por exemplo, foi toda redesenhada para proporcionar mais conforto e visibilidade ao operador, agregando agora suspensão pneumática ao assento, retrovisores com acionamentos elétricos e ar condicionado digital. Também temos todas as funções e controles concentrados em um só lugar: no monitor de tela, que é colorida e touchscreen", detalha Gilberto Dutra, coordenador de marketing do produto da Valtra.

Conheça abaixo um pouco mais dos itens inovadores que integram a BC6800 e a diferenciam de todas as colheitadeiras classe 6 já produzidas no Brasil:

Sistema de limpeza multiestágios: consiste em um fluxo de ar direcionado, suportado por um ventilador de grande capacidade, que amplia a velocidade do ar e o direciona para uma saída acima da peneira de pré-limpeza, eliminando assim tudo o que não for grão. Com isso, a máquina oferece maior capacidade de limpeza e diminui a sensibilidade de colheita em terrenos inclinados.

Sistema de resfriamento V-Flow: o V-Flow é mais um sistema inovador da Valtra. O exclusivo formato em "V" e distribuição dos radiadores neste formato no sistema de arrefecimento proporciona um desempenho muito superior em relação ao tradicional sistema de tela rotativa. O acionamento inteligente da reversão do ventilador garante que a entrada do sistema esteja sempre livre de obstruções, isso elimina a necessidade de manutenção diária do sistema, reduzindo custos e a necessidade de parada para manutenção, pois o sistema reverte a ação de aspiração do ar externo com base na temperatura e, automaticamente, a cada 15 minutos ou manualmente a partir do terminal do operador C2100, que proporciona alteração da rotação do motor para menos de 1800 rpm. Nada é mais moderno que este sistema em colheitadeiras de grãos.

Sistema de suporte de côncavos em H: São 12 as seções de côncavos, seis ao lado direito e seis ao lado esquerdo. Com isto, foi possível reduzir o peso dos conjuntos e permitir uma fixação simples e rápida para instalação, tornando mais fácil a remoção ou troca dos côncavos para adequar a configuração. Isso representa mais autonomia para o operador, pois agora é possível fazer este trabalho sozinho, sendo que em outros modelos sempre é necessário o auxílio de outra pessoa. Além disso, como o sistema é composto por mais seções individuais, os custos de reposição podem ser menores, em caso de danos por objetos estranhos. Vale destacar também que a seção de trilha tem 1.250 mm de comprimento e ângulo de envolvimento de 142 graus, conferindo uma área total de 1,36 m². Para a seção de trilha, temos três tipos diferentes de côncavos: arame fino, arame grosso e barra redonda. Estas opções permitem que os côncavos sejam configurados para atender às diferentes culturas e condições. Os côncavos são suportados por uma estrutura em forma de H e contam com uma proteção exclusiva contra sobrecargas através de um sistema de suspensão por molas. Este sistema de suspensão é projetado para evitar possíveis danos ao sistema de trilha, onde o movimento da mola, de aproximadamente 12,7 mm, busca absorver uma pressão superior de 450 Kg.

Motor AGCO POWER e controle operacional: alimentada pelo motor AGCO Power de 84 WI de 8,4 litros e 6 cilindros em linha, a BC6800 possui 350 cv de potência nominal, 370 cv de potência máxima e 380 cv de potência reserva. Proporcionando mais potência, a colheitadeira entrega mais capacidade. Além disso, todos os controles da máquina estão ao alcance das mãos e a um toque da tela, pois o Terminal C2100 com touchscreen é facilmente ajustado à altura e ângulos desejados por meio do suporte deslizante. O console, à direita, mantém todas as múltiplas funções da colheitadeira próximo dos dedos. E a alavanca multifunção giratória busca aumentar ainda mais o conforto operacional durante toda a jornada de trabalho.

Tecnologia embarcada: produzida para trabalhar com os mais modernos conceitos em equipamentos para agricultura de precisão, a BC6800 está preparada para absorver opcionais como a telemetria AgCommand (monitoramento de máquinas agrícolas à distância), monitor de produtividade Fieldstar II (sistema para mapeamento de produção da lavoura) e piloto automático AutoGuide 3000.

Outros modelos de colheitadeiras na Expodireto Cotrijal

Além da BC6800, a Valtra também apresentará as outras duas integrantes da família de colheitadeiras nesta edição da Expodireto Cotrijal:

A BC 7800 é a máquina de maior potência e tecnologia em sua categoria. Isto porque, em condições ideais de colheita e logística, colhe entre 450 e 550 sacas de soja por hora, com picos de 650 sacas.

Já a BC 8800 apresenta a melhor relação litros por tonelada colhida entre as colheitadeiras axiais Classe VIII do mercado brasileiro. Além disso, possui a maior taxa de descarga do mercado, com capacidade de 150 litros por segundo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024