​Vento sopra frio nas lavouras de arroz

Massa de ar polar avança sobre o Rio Grande do Sul

08.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

O avanço de uma massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul neste início de semana vem provocando ventos frios em grande parte das regiões produtoras de arroz e de soja do estado, bem como em Santa Catarina e sul do Paraná. Nesta manhã de terça-feira (7), as temperaturas mínimas oscilaram entre 11°C e 14°C.

O vento gelado e constante que bate sobre as plantas poderá acarretar perdas nos potenciais produtivos das lavouras, uma vez que esse vento prejudica a polinização das plantas. O vento frio deverá persistir sobre a região até a próxima quinta-feira (9), quando as temperaturas voltarão a ganhar elevação, comenta o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

Ao longo da semana, além do frio, não há previsão para chuvas generalizadas sobre a região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul. Apenas poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas isoladas o que causa uma certa apreensão aos produtores, já que os níveis de umidade do solo estão baixos em algumas propriedades.

Mapa de dados com água disponível no solo

Em toda faixa central e norte do País, o que se observa são muitas áreas de instabilidade e previsão para pancadas de chuvas a qualquer hora do dia.

Este padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo dos próximos 10 dias, o que vem dificultando os trabalhos de colheita, plantio e tratos culturais. Em algumas propriedades já é possível observar perdas nos índices de produtividade, bem como um aumento nos percentuais de grãos de soja avariados.

Com os solos mais encharcados, o plantio das lavouras de 2ª safra, como milho, vem ocorrendo mais lentamente, apesar de que em muitas regiões o percentual de área plantada está superior ao observado no mesmo período do ano passado. A tendência é que os maiores volumes de chuvas fiquem concentrados sobre a faixa norte do Brasil, atingindo todo o Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, norte de Goiás, do Mato Grosso e do Pará.

Entenda com antecedência o comportamento do clima

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024