Visita técnica ao Chile aborda produção de sementes de hortaliças

​Estão abertas as inscrições para uma visita técnica ao Chile, na região de Santiago, sobre tecnologias para produção de sementes de hortaliças

13.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Paula Rodrigues

Estão abertas as inscrições para uma visita técnica ao Chile, na região de Santiago, sobre tecnologias para produção de sementes de hortaliças, que será realizada de 11 a 17 de dezembro, período em que estão no auge os campos de produção de diferentes espécies de hortaliças.

Organizada pelo pesquisador Warley Nascimento, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), em parceria com o professor Samuel Contreras, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, o objetivo do evento é proporcionar o contato com empresas de sementes a partir de visitas aos campos de produção de sementes, Unidades de Beneficiamento, viveiros de mudas e áreas de produção de sementes de hortaliças em cultivo protegido.

"O Chile é um dos principais exportadores de sementes de hortaliças do mundo devido às condições diferenciadas como clima ameno, baixa incidência de pragas e doenças e custos de produção mais baixos", contextualiza Nascimento ao explicar que existem centenas de empresas chilenas que prestam serviços para as multinacionais.

Na relação de serviços oferecidos estão: produção de sementes comerciais de híbrido ou cultivares de polinização aberta, produção de sementes de linhagens parentais e atividades associadas à melhoria de novas cultivares como avaliações e cruzamentos.

Para a visita técnica, foram disponibilizadas 15 vagas para profissionais das áreas de melhoramento genético, produção de sementes e produção de hortaliças, tais como: agricultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, entre outros.

Na programação, também estão previstas palestras sobre o panorama da produção de sementes de hortaliças no Chile, com o professor Samuel Contreras, e sobre pesquisas com fisiologia de sementes de hortaliças com a professora Patricia Peñaloza, da Universidade Católica em Quillota.

"A proposta é conhecer a experiência bem-sucedida do Chile para analisar como podemos fomentar a produção de sementes de hortaliças no Brasil, que hoje importa mais de 70% desse insumo", constata Nascimento ao sinalizar que nosso país dispõe de tecnologia, mas carece de políticas públicas para incentivar essa atividade especializada que pode ser bem rentável os produtores.

Serviço

A visita técnica ao Chile sobre tecnologias de produção de sementes de hortaliças está programada para o período de 11 a 17 de dezembro de 2016 e os interessados podem consultar a programação completa e as informações sobre inscrições e valores na página https://www.embrapa.br/hortalicas/vista-tecnica-chile ou pelo e-mail warley.nascimento@embrapa.br.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024