Workshop da Embrapa vai discutir ações para detectar e mapear a principal doença de citros no Brasil

Evento é voltado a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 6/11/2017

26.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Deva Rodrigues​​

Uma das mais destrutivas doenças dos citros no Brasil, em especial nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, o Huanglongbing/HLB ou Greening como também é conhecida, será tema do workshop Ocorrência e caracterização de fitoplasmas associados a sintomas de HLB em citros e sua interação com Candidatus Liberibacter spp, evento a ser realizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e parceiros nos dias 9 e 10 de novembro de 2017.

O workshop é aberto a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação e ocorrerá no auditório central desta Unidade Descentralizada da Embrapa, com um total de 70 vagas e inscrições até o dia 6 de novembro. Segundo o coordenador do projeto “Ocorrência e caracterização de fitoplasmas associados a sintomas de HLB em citros e sua interação com Candidatus Liberibacter spp “na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Márcio Martinello Sanches, a programação conta com palestras com resultados de pesquisa e também sobre ações de ordem prática para detectar e mapear a presença da doença nas regiões produtoras. Os palestrantes vão apresentar um mapeamento sobre a situação do HLB em Minas Gerais, Paraná e São Paulo, além de abordarem os potenciais vetores do fitoplasma em citros (confira abaixo a programação).

Junto com a pesquisadora Olinda Martins, Márcio Sanches apresentará os resultados do diagnóstico de HLB e fitoplasmas alcançados em amostras foliares de citros e plantas daninhas. Sanches comenta que o evento atualizará o público interessado nas ações de pesquisa sobre o projeto homônimo ao evento, bem como nas atividades desenvolvidas num cenário mais amplo do chamado Arranjo HLB, que reúne todos os projetos de pesquisa relacionados a este tema e conduzidos pelos centros de pesquisa da Embrapa. Também oportuniza novos conhecimentos que serão levados ao workshop por meio de instituições parceiras.

Os interessados em participar do workshop vão encontrar todas as informações sobre como fazer a inscrição no link disponibilizado abaixo. https://www.embrapa.br/recurso...

Histórico do HLB

O HLB está presente nos principais países produtores de citros em todos os continentes, exceto Europa e Austrália. Os agentes causais e os vetores do HLB estão se disseminando amplamente pelo mundo, colocando em ameaça todos os polos citrícolas. Na Flórida (EUA), segundo maior produtor de laranjas do mundo, a doença afeta 100% dos talhões comerciais, com 80% de plantas sintomáticas, desde a constatação em 2005. Uma consequência direta dessa infestação elevada é a redução gradativa da produção no estado, com redução de aproximadamente 50% no período 2005-2016.

Em São Paulo, maior produtor de laranjas do mundo, o HLB foi reportado em 2004 e, em 2016, 18% das árvores apresentavam sintomas da doença. Em Minas Gerais e no Paraná, o HLB apresenta expansão tanto na sua distribuição geográfica como em número de plantas doentes. Em todas as regiões do país, observa-se a presença do vetor D. citri. Dessa maneira, projeta-se a continuação da disseminação do HLB como principal doença da citricultura, reduzindo a produção e ampliando os custos de produção da cultura nas áreas onde ocorre na ordem de 5 a 10% do custo total, além de exigir ações de defesa nas áreas ainda indenes.

Serviço

Local do workshop
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Parque Estação Biológica, PqEB, Av. W5 Norte (final)
Caixa Postal 02372 – Brasília, DF – CEP 70770-917

Mais informações: cenargen.cursos@embrapa.br

Data de realização

Dia 09/11 (quinta-feira) de 14h às 18h;
Dia 10/11 (sexta-feira) de 8h às 17h;

Público-alvo

O Curso destina-se a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para apresentação e discussão dos resultados obtidos pelo projeto.

Valor das inscrições
Para este curso não será cobrada taxa de inscrição

Inscrições
O processo de inscrição ocorrerá mediante o envio da documentação exigida: (1) Ficha de inscrição devidamente preenchida e enviada para o seguinte endereço eletrônico: cenargen.cursos@embrapa.br, até o dia 06/11/2017. A ficha de inscrição pode ser obtida no link

Carga horária
Este Workshop tem carga horária de 10 (dez) horas/aula para o módulo teórico

A programação
Programação do Workshop “Ocorrência e caracterização de fitoplasmas associados a sintomas de HLB em citros e sua interação com Candidatus Liberibacter spp.”.

Dia 09/11/2017

14:00 – Abertura - Chefe de P&D da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marília Lobo Burle
14:10 – 15:00 – Arranjo HLB da Embrapa – Eduardo Girardi
15:00- 15:45 - Ações de fiscalização da SEAGRI em citros e outras culturas no Distrito Federal – Marília Angarten  
15:45-16:00- Intervalo
16:00– 17:00 – Resultados do diagnóstico de HLB e fitoplasmas alcançados em amostras foliares de citros e plantas daninhas – Olinda Martins/ Márcio Sanches
17:00 – 17:45 – Resultados da identificação de potenciais vetores do fitoplasma em citros – Marcelo Lopes

Dia 10/11/2017

8:00 – Situação do HLB e fitoplasmas em citros em São Paulo – Nelson Wulff / Fundecitrus
9:00 – Caracterização molecular dos fitoplasmas dos citros– Nelson Wulff
9:30 – 9:45 – Intervalo
9:45- 10:30 -  Situação do HLB em citros em Minas Gerais – Ester/ EPAMIG
10:30 – 11:15 - Situação do HLB/fitoplasmas em citros no Paraná  - Michele/IAPAR
11:15 – 12:30 – Discussões dos resultados alcançados e futuras ações do projeto
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 17:00 – Discussões dos resultados alcançados e futuras ações do projeto


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024