Workshop debate políticas públicas de controle biológico para MS

O evento é realizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Senar/MS e Fundação MS

14.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Silvia Tada

Com a discussão de problemas enfrentados na agropecuária envolvendo o controle de pragas e doenças e as práticas já adotadas em algumas culturas acontece até esta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS), o I Workshop sobre Controle Biológico de Mato Grosso do Sul. Na programação de hoje, além de palestras, acontece a criação do comitê de elaboração do plano estadual de controle biológico e a primeira reunião do grupo, a partir das 14h, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

O evento é realizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Senar/MS e Fundação MS, com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Governo do Estado.

Ontem (13), durante a abertura do evento, o pesquisador-visitante UCDB/Fundect Ruy de Araújo Caldas destacou que o plano ajudará as diferentes cadeias e criará referenciais de alternativas tecnológicas ao cotrole químico. "Trouxemos alguns exemplos importantes que mostram a importância da discussão e ajudam a validar as tecnologias. Não podemos ser apenas usuários de tecnologias, mas provedores dessas práticas. Podemos ter um plano inovador, usando o potencial da academia para praticarmos uma agricultura sustentável", destacou.

O secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, enfatizou, na abertura do evento, que os conhecimentos que estão "na prateleira" têm de estar disponíveis para o produtor rural. "Vocês são aqueles que vão orientar os esforços do governo para que os recursos sejam aplicados da forma mais efetiva possível. Estamos lançando uma série de editais e, entre eles, está o controle biológico. Queremos executar a transversalidade entre as secretarias e adotar políticas públicas eficazes para transformar o conhecimento em produtos à disposição do setor produtivo".

Participaram da abertura do evento, ainda, o presidente da Famasul Maurício Saito, a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte Lucimara Chiari, o diretor-presidente da Fundect Marcelo Turine e o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes.

Programação

As atividades de hoje (14) têm início às 8h, com discussões sobre Controle biológico aplicado à pecuária, com Everton Kortkamp (Universidade Federal de Goiás); Controle biológico do complexo de percevejos, com Adeney de Freitas Bueno (Embrapa); Utilização de fungos para o controle biológico, com Cirano José Ulhoa (Universidade Federal de Goiás); Portfólio de controle biológico da Embrapa, com Rose Monnerat (Embrapa); e Utilização de feromônios no controle de Diatrae saccharalis, com Antonio Euzébio Goulart (Universidade Federal de Alagoas).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024