X Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado tem presença da Embrapa Cocais

O evento, um dos eventos mais importantes da cadeia produtiva do arroz no Brasil, terá como tema "Intensificação Sustentável"

03.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Flávia Bessa

O X CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO - CBAI, promovido pela Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado – SOSBAI, de 8 a 11 de agosto em Gramado – RS, terá a participação do pesquisador Guilherme Barbosa Abreu e do analista Carlos Martins Santiago, ambos da Embrapa Cocais. O evento, um dos eventos mais importantes da cadeia produtiva do arroz no Brasil, terá como tema "Intensificação Sustentável".

O evento vai reunir as principais instituições de pesquisa na cultura do arroz irrigado do Brasil, responsáveis pelos avanços na cadeia produtiva desse cereal nas diferentes regiões brasileiras. Serão apresentados e discutidos os principais resultados de pesquisa que tratam da cultura do arroz. Confira a programação aqui.

Estudiosos da Embrapa Cocais, em parceria com os da Embrapa Meio Norte e Embrapa Arroz e Feijão, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Instituto Federal do Maranhão - IFMA, fazem parte da autoria de cinco trabalhos que serão apresentados no Congresso: “Desempenho de cultivares de arroz de terras altas e irrigado no ambiente de sequeiro favorecido no Maranhão”, “Desempenho produtivo do arroz com duas cultivares de arroz irrigado e duas cultivares de terras altas em uma área com sistema de sequeiro favorecido no município de São Mateus-MA”, “Avaliação da viabilidade econômica do cultivo de arroz irrigado cultivado em sistema de sequeiro favorecido no município de Arari-MA”, “BRS A702 CL: nova cultivar de arroz irrigado de ciclo curto com tolerância à herbicida”, “Diferenças morfológicas e agronômicas marcantes entre os arrozes vermelhos”.

Segundo o pesquisador Guilherme Abreu, a pesquisa com manejo da cultura do arroz no Estado do Maranhão tem apresentado grandes avanços, com produtividades acima de 8 toneladas por hectare. “O manejo preconizado pela Embrapa Cocais se mostra viável ao produtor que estiver disposto a seguir a recomendação da pesquisa. Trabalhos como a circular técnica “LavTec: Lavoura de Arroz Irrigado com Aplicação de Alta Tecnologia na Baixada Maranhense”, publicada em 2014, e ainda os trabalhos que serão apresentados neste congresso comprovam isso”. Para o analista Carlos Santiago, essa é uma oportunidade de troca de informações e conhecimento das principais tecnologias desenvolvidas para a cultura do arroz. “São resultados que impactam a cadeia produtiva do arroz no Maranhão e mostram que a pesquisa em rede, com integração entre Unidades da Embrapa em parceria com universidades, promove um efeito sinérgico em benefício da cadeia produtiva do arroz no Maranhão”.

Mais sobre o CBAI - Entre os objetivos específicos do congresso, estão: divulgar a produção científica e tecnológica ligada à cadeia de produção orizícola brasileira; incentivar a geração e difundir conhecimentos, parcerias e produtos relacionados à produção orizícola; promover e elevar a qualidade da formação de pessoal ligado à pesquisa, assistência técnica, pós-graduação (professores e estudantes) vinculados à temática do arroz irrigado e ao uso sustentável de áreas de cultivo; e promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica e acadêmica, além de profissionais da área.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024