Yara marca presença no Simpósio IPNI Brasil sobre Agricultura de Precisão

Yara marca presença no Simpósio IPNI Brasil sobre Agricultura de Precisão

02.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ana Paula Pereira

A Yara participará do Simpósio IPNI Brasil sobre Agricultura de Precisão, que acontecerá de 4 a 6 de outubro, em Goiânia (GO), Para o evento, a empresa levará um estande que promete instigar a curiosidade dos visitantes por meio da tecnologia, além da palestra "Qualidade física de fertilizantes – pilar para a eficiência agronômica na nutrição de plantas", ministrada por Rejane Souza, gerente Agronômica e de Desenvolvimento de Mercado e por Daniel Accioly Rosa, gerente de Marketing Digital e Inovação da Yara.

Nos últimos 40 anos o mundo viveu um crescimento populacional aceleradíssimo. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a produção agrícola mundial precisará crescer em 70% até 2050 para prover alimentos suficientes para esta população crescente. Somente com o uso de práticas de cultivo avançadas, como a agricultura de precisão, será possível alcançar estes resultados sem a necessidade de aumentar a área cultivada de maneira significativa, evitando o desmatamento e protegendo os recursos do meio ambiente.

"O caminho é potencializar o resultado da utilização dos recursos disponíveis para a agricultura através da tecnologia e inovação. Somente conhecendo bem o solo, a cultura e suas necessidades o agricultor pode tomar a decisão certa para produzir mais e com qualidade - além de superar uma série de dificuldades, como escassez de terra e água e solos com baixa fertilidade.", afirma Rosa.

"Toda a oferta de soluções da Yara leva em consideração as necessidades das culturas e dos nossos agricultores com o objetivo de entregar o máximo de eficiência produtiva por área. Para atingir essa máxima eficiência, precisamos garantir que, após a recomendação técnica, os nutrientes estejam disponíveis no local, dose, momento e com a fonte mais eficiente. Nesse aspecto, a qualidade física dos fertilizantes, tema prioritário para a Yara, influencia fortemente a uniformidade da lavoura e aproveitamento das plantas, devido às características inerentes aos produtos, como multinutrientes no mesmo grânulo, alta dureza que minimiza presença de pó e ausência de volatilização do nitrogênio, por exemplo", ressalta Rejane.

O Simpósio IPNI é promovido pelo International Plant Nutrition Institute (IPNI) e reunirá especialistas do Brasil e dos EUA para troca de informações, da ciência para a prática, a agricultores e consultores agrícolas no País.

Tecnologia no campo

A Yara levará ao evento algumas de suas tecnologias já conhecidas no mercado, como o CheckIT, um aplicativo que ajuda os produtores a identificar possíveis deficiências nutricionais, por meio de um vasto acervo de fotos de diversas culturas. Também estará presente o TankmixIT, um serviço on-line da Yara que recomenda ao produtor a compatibilidade dos defensivos para a mistura com fertilizantes da linha YaraVita.

Já o N-Sensor é um dispositivo óptico que vai acoplado em uma máquina agrícola distribuidora de fertilizante visando medir o dossel das culturas e estimar instantaneamente a nutrição nitrogenada da lavoura, ajustando, assim, a dose ideal do YaraBela durante sua aplicação.

Ainda em desenvolvimento no Brasil, a Yara também traz uma prévia de algumas soluções planejadas para 2018. Uma dessas soluções é o Megalab, um sistema digital que realiza uma recomendação personalizada sobre nutrição de plantas a partir da coleta e análise de amostras de solo e folha. A empresa também abordará o ImageIT que orienta a quantidade a ser aplicada de nitrogênio para cada cultura e a plataforma MyYara que agregará todos os principais serviços digitais de nutrição de plantas ao agricultor em um único lugar.

Serviço

O que: Simpósio IPNI Brasil sobre Agricultura de Precisão

Quando: 4 a 6 de outubro

Local: Anfiteatro do SESI – Av. João Leite, 1013 – Setor Santa Genoveva – Goiânia (GO)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024