• EVENTOS
  • WEBSITE

    24

    até

    OUT

    28

    OUT

  • LOCAL

  • Além de ser um espaço para discussão científica e acadêmica sobre as tecnologias e políticas para os Sistemas Agroflorestais (SAFs), o X Congresso Brasileiro de SAFs, realizado de 24 a 28 de outubro em Cuiabá (MT), trará a oportunidade da troca de experiências entre produtores, técnicos e instituições que trabalham no campo com este sistema produtivo.

    Ao longo do evento, haverá espaços destinados à interação entre os participantes e também a palestras técnicas com base em cases de sucesso com SAFs. No segundo dia de Congresso, uma sessão contará com apresentações sobre o projeto Poços de Carbono do Juruena, desenvolvido pela ONF Brasil com patrocínio da Peugeot. Outros exemplos que serão apresentados envolvem redes de coleta de sementes de espécies nativas, como a Rede de Sementes do Cerrado e a Rede Portal da Amazônia.

    O projeto Poços de Carbono é realizado na região nordeste de Mato Grosso há cinco anos e busca alternativas de produção sustentável, promovendo entre outras atividades, a revegetação de áreas de floresta com uso de frutíferas e árvores que possam ser utilizadas na extração de produtos e essências florestais. O projeto conta com a participação de pequenos produtores da região que ganham as mudas utilizadas no plantio.

    Já as redes de sementes são iniciativas que capacitam e organizam grupos de coletores de sementes de espécies nativas para que possam fomentar um mercado de sementes e também possam produzir e ofertar as mudas para utilização em projetos de reflorestamento e em sistemas agroflorestais. Como os nomes já indicam, as redes atuam no cerrado brasileiro e na Amazônia mato-grossense, região denominada Portal da Amazônia.

    De acordo com o coordenador da Comissão Técnica do Congresso, Diego Barbosa Alves Antonio, o objetivo é permitir que os participantes conheçam melhor as experiências obtidas em cada local e que também possam interagir, trocando informações e gerando um intercâmbio de conhecimento.

    "Além das palestras técnicas, teremos um espaço para produtores e técnicos conversarem. De uma maneira coordenada, mas informal, queremos estimular esse contato e a troca de experiências. Para estimular o diálogo, haverá algumas apresentações rápidas de casos relevantes", explica Diego Antonio.

    Congresso

    O X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT), de 24 a 28 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cbsaf.com.br e com valor diferenciado até 18 de setembro. Há ainda a possibilidade de inscrição de grupos de estudantes e agricultores. Nesses casos, a partir de cinco pessoas já há um desconto no valor individual. Dependendo do número de inscritos, a redução no preço varia de 15% a 50%.

    O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), sob realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Federal de Mato Grosso, Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretarias de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Universidade do Estado de Mato Grosso, Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e ONG Grupo Semente.

CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura