Adubação do solo: como conseguir os melhores resultados

- Foto: Wenderson Araujo/CNA

A adubação é um procedimento importante para a agricultura que visa garantir o equilíbrio ou reposição de elementos necessários para o desenvolvimento da planta. Por isso, para que seja feita da maneira mais eficiente possível, é preciso considerar, além das características dos nutrientes e de como se comportam no solo, o modo como a aplicação dos produtos é realizada.

Entre os pontos que requerem atenção no planejamento de adubação estão o conhecimento dos nutrientes, a dosagem e o período em que devem ser aplicados e, por fim, o local e o modo de execução do processo. Vale lembrar que pesquisas sobre curva de calibração, de resposta e tabelas de adubação podem ser úteis para uma boa recomendação.

No entanto, a preparação é apenas uma das partes para se conseguir bons resultados. A outra está relacionada aos processos operacionais, que precisam ser bem direcionados para garantir o sucesso da distribuição dos nutrientes.

Visando o melhor aproveitamento, é necessário levar em conta alguns fatores como a granulometria, que é uma forma de classificar os produtos de acordo com as diferentes faixas de tamanho do grânulo. O perfil granulométrico impacta a aplicação à lanço porque as partículas mais densas conseguem maior alcance do que as menos densas, que se depositam próximo ao equipamento lançador.

Estudos, como o de Yule (2011), evidenciam que materiais mais finos tendem a se concentrar no meio da faixa de aplicação, enquanto os de maiores milimetragem se distribuem de forma mais equilibrada. Embora a regra não seja universal, ela apresenta um aspecto digno de observação na escolha do fertilizante a ser usado.

Os produtos de performance da Mosaic Fertilizantes, como o MicroEssentials, o Aspire e o K-Mag, contam com uma tecnologia que permite reunir altas concentrações de nutrientes em um único grânulo. Além disso, a granulometria destes produtos possibilita uma aplicação fácil e uniforme proporcionando um maior alcance na hora da distribuição, lavouras bem nutridas e consequente melhor rentabilidade. Ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa é uma missão que só será cumprida com lavouras produtivas e soluções cada vez mais inovadoras.


Por Márcio Tortorelli, diretor regional de vendas (Norte) da Mosaic Fertilizantes

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura