Agricultura 4.0 e a gestão agro na palma da sua mão

Quando ouvimos falar de agricultura, ainda temos uma visão estereotipada do campo. O fato é que o campo está se modernizando, investindo em tecnologias e fica cada vez mais conectado digitalmente, confirmando uma tendência já instituída em outros setores econômicos.

Esse movimento, anteriormente conhecido pela indústria como a Agricultura Digital, entra agora em uma fase que podemos chamar de Agricultura 4.0. Hoje, as plantações de milhões de hectares podem ser monitoradas por meio de smartphones, tablets e computadores, criando assim uma nova geração de agricultores, ávidos por tecnologias capazes de rentabilizar cada vez mais seus negócios.

A Agricultura 4.0 chega ao mercado como uma consequência da necessidade natural de geração de negócio no campo e já mostra resultados positivos por meio do uso de tecnologias que possibilitam inúmeras atividades, além de acompanhar em tempo real tudo o que acontece em sua plantação. Mesmo assim, é possível encontrar produtores resistentes a esse modo de produção, muitas vezes por desconhecerem as vantagens e a simplicidade de gestão que esses novos modelos propiciam.

Para se ter uma ideia, o mercado já oferece aplicativos de controle de plantação, maquinário automatizado, sistemas de gestão de insumos, entre outras ferramentas tecnológicas que buscam dar um caráter cada vez mais sólido ao agronegócio. Uma vez conectado e com um tablet ou smartphone em mãos, é possível ter uma visão digital geral e acompanhar todas as alterações e previsões para cada hectare.

Esses novos sistemas chegam para modernizar, simplificar e otimizar a vida do produtor, que com uma tecnologia inovadora pode usufruir de um mapeamento completo da área de plantio para analisar condições prejudiciais ao futuro da sua safra e gerar dados de produtividade agrícola. Além disso, possibilitam, ter uma visão ampla e detalhada da sua produção, controlar as safras, fazer comparativos de rendimentos, a gestão de insumos, são atividades que ficam mais acessíveis e participam mais das tomadas de decisões estratégicas nas colheitas. Tudo em tempo real, de qualquer cultura e em qualquer lugar, sem a necessidade de estar fisicamente na sua propriedade. Esse é futuro que se vislumbra e no qual a agricultura se reinventará. ver mais artigos

Antônio Morelli, CEO da Agronow, única empresa a desenvolver uma plataforma de mapeamento que estima, informa e projeta a produtividade agrícola em menos de um minuto

CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura