Chegou o Uniport 3030 Canavieiro | Grupo Cultivar

Chegou o Uniport 3030 Canavieiro

O Uniport 3030 Canavieiro, da Jacto, é um pulverizador projetado exclusivamente para atender às exigências do mercado sucroenergético

O Uniport 3030 Canavieiro é o mais novo lançamento da Jacto para pulverização. O equipamento é um pulverizador desenvolvido especificamente para a cultura da cana-de-açúcar, projetado para buscar melhor desempenho e qualidade de aplicação, com menor impacto ambiental e redução nos custos de produção.

O Uniport 3030 Canavieiro possui 24 metros de barras

Entre os principais diferenciais do equipamento, que será apresentado durante a Agrishow 2018, estão  versatilidade para trabalho em culturas altas, componentes mais resistentes e robustos para o trabalho nessa cultura, que exige quase o triplo de horas de trabalho em comparação a outras culturas, e alta precisão na aplicação de defensivos.
O pulverizador possui reservatório de três mil litros e barras de pulverização de 24 metros. Ele vem com sistema Jacto Precise Solutions que integra três conjuntos de soluções tecnológicas presentes no equipamento: o Jacto Smart Vehicle (JSV), conjunto de soluções desenvolvidas para o veículo; o Jacto Quality Spray (JQS), sistema de pulverização do Uniport 3030 Canavieiro, e ferramentas de  Agricultura de Precisão, representada pela Otmis, marca das soluções de tecnologia Jacto.
As tecnologias melhoram a precisão das operações e gerenciam a qualidade de aplicação e o rendimento operacional do Uniport 3030 Canavieiro. No final, os custos são reduzidos com menor impacto ambiental e aumento efetivo no lucro.

MOTOR
O motor diesel Cummins QSB 6.7 com 243cv, que equipa o Uniport 3030, é governado eletronicamente e ajustado para trabalhar em baixa rotação, oferecendo máximo torque e menor consumo de combustível, disponibilizando toda a potência necessária com a máxima economia, que pode chegar até 35% a menos no consumo de óleo diesel em relação aos concorrentes.

CABINE
A cabine do Uniport 3030 Canavieiro apresenta grande amplitude visual para melhor visibilidade da cultura, facilitando ao operador a realização de manobras dentro e fora dos talhões. Para um maior conforto do operador durante a jornada de trabalho, o assento com suspensão pneumática é ajustável, assim como a coluna de direção.
O equipamento possui dois monitores, com funções sensíveis ao toque, que centralizam todas as operações e tecnologias embarcadas. A agilidade e a praticidade operacional são alcançadas com um joystick multifunções, o qual permite controlar o movimento das barras, ligar ou desligar a pulverização, acionar o piloto automático.

BARRAS
O Uniport 3030 Canavieiro possui 24 metros de barras que permitem alto rendimento com grande facilidade operacional nos talhões de cana-de-açúcar. As barras são robustas para trabalhar em cana, com quadro e braços de levante mais resistentes para o trabalho em bordadura e arremates
Um grande diferencial deste modelo é a altura de trabalho da barra, que varia de 0,50m a 2,50m, permitindo elevada disponibilidade de uso em todas as fases de desenvolvimento da cultura, desde aplicações iniciais com plantas pequenas, pulverizações com pingentes e tratamentos fitossanitários em plantas com até dois metros de altura. Como atinge a altura máxima de 2,50m, este modelo proporciona excelente qualidade de aplicação em tratamentos de final de ciclo na cultura de cana-de-açúcar.

TRANSMISSÃO, PNEUS E SUSPENSÃO
Com transmissão hidrostática inteligente 4x4 e controle automático de tração independente, o modelo proporciona maior capacidade de tração em diferentes tipos de solo, com capacidade de rampa de 26%. A transmissão final de torque para as rodas é realizada por redutores do tipo planetário. O Uniport 3030 Canavieiro tem sempre as quatro rodas tracionando e caso uma delas perca a tração, as outras três continuarão tracionando, ao contrário dos equipamentos tradicionais com tração em “X”, que perdem a tração em outra roda na diagonal quando uma perde a tração.

Dois monitores ao toque centralizam todas as operações e tecnologias embarcadas

Essa configuração permite o deslocamento em velocidades de até 40km/h com pneus canavieiros, e até 65km/h com pneus radiais, dependendo das condições das vias, limitando-se às áreas de pulverização e às vias internas da propriedade.
Com suspensão pneumática independente e válvula de controle automático de altura, o sistema busca, constantemente, manter o nivelamento do chassi em relação ao solo, proporcionando maior estabilidade para as barras e, consequentemente, maior qualidade de aplicação.
Os Pneus 18,4 x 38" (de série) e 380/90 R46 (opcional) garantem maior estabilidade entre as linhas de plantio, maior flutuação e menor compactação do solo. 
O sistema de frenagem integrado à transmissão hidrostática evita o travamento das rodas proporcionando maior segurança para o operador. O Uniport 3030 Canavieiro pode ser equipado com o sistema direcional Unitrack, uma solução inovadora que permite manobras mais rápidas em carreadores estreitos. 

CHASSI E VÃO LIVRE
O conceito moderno de projeto, utilizando material de alta resistência e juntas rebitadas sem o uso de soldas, resultou em um chassi de baixo peso e elevada flexibilidade à torção. O peso total do equipamento vazio é de 9.250kg.
O sistema exclusivo de vão livre ajustável oferece maior versatilidade, ampliando sua disponibilidade para o cuidado da cultura durante toda a janela de aplicação. Através de um sistema ajustável em duas posições, pode-se aumentar o vão livre do equipamento alcançando uma altura máxima de 1,72m (com pneus 18,4 x 38") e 1,75m (com pneus 380/90 R46). Com o vão livre maior, o Uniport 3030 Canavieiro fica limitado à velocidade máxima de trabalho de 15km/h e velocidade máxima de translado de 20km/h.
A bitola também é ajustável hidraulicamente de 2,73m até 3,28m, o que proporciona adaptabilidade de transporte em pranchas e aos diversos espaçamentos da cultura.

PULVERIZAÇÃO
O sistema de pulverização do Uniport 3030 Canavieiro foi projetado com componentes exclusivos, utilizando toda a expertise de quem conhece pulverização há décadas. A maioria dos componentes é projetada e montada na Jacto, garantindo a qualidade e a robustez necessárias para o trabalho duro na cultura.
O controle de vazão é feito através da rotação da bomba, sem medidor de vazão e sem comando de pulverização. Não há necessidade de alteração do circuito para aplicação de baixo e alto volume e confere o erro na taxa de aplicação de apenas 1% a 2%, com o menor tempo de resposta (um segundo), característica que confere ao equipamento alta precisão na aplicação de defensivos.
Sem medidor de vazão e sem comando de pulverização, o controle da dosagem é realizado diretamente na bomba JP 300. Isso garante respostas muito mais rápidas e precisão no controle da dosagem para entregar mais qualidade na aplicação.
O reservatório principal, com capacidade de três mil litros, é equipado com agitador mecânico com controle de rotação, que propicia menor formação de espuma e homogeneidade da calda do início ao fim da pulverização.
Ele pode ser equipado com bomba centrífuga para abastecimento do reservatório principal com capacidade de até 500L/min. Com a calibração automática, a constante de vazão é calibrada sem a necessidade de fazer a medição nos bicos. Esta operação é mais precisa, pois considera a densidade real da calda de pulverização a ser aplicada e não somente água.
As válvulas de segmento, localizadas próximas às entradas dos ramais de pulverização nas barras, possibilitam menor tempo entre o comando de abertura e fechamento e a resposta nos bicos de pulverização. Isso representa maior qualidade, minimizando variações de pressão e consequentemente falhas na aplicação.
O pulverizador vai equipado com cinco conjuntos de bicos configuráveis conforme as diferentes necessidades do produtor, como tipo de agroquímico, volume de aplicação, velocidade e condições climáticas.
Possui porta-bicos quadrijet que permite o rápido ajuste dos parâmetros de aplicação através dos diferentes bicos de pulverização, minimizando o tempo de parada e aumentando o rendimento operacional do pulverizador.
Outro diferencial é que o pulverizador é equipado de série com conjunto de 26 pingentes para controle de pragas ou ervas.

AGRICULTURA DE PRECISÃO
Este modelo também conta com pacote de tecnologias Otmis. As ferramentas melhoram a precisão das operações, gerenciam a qualidade de aplicação e o rendimento operacional do Uniport 3030 Canavieiro, possibilitando os custos reduzidos com menor impacto ambiental e aumento efetivo no lucro.
Entre as tecnologias embarcadas está o conjunto Otmis LB 1200, sistema completo de direcionamento e controle de pulverização via GPS, composto por barra de luzes, controlador automático de oito seções e piloto automático hidráulico.

A barra de luzes indica ao operador a direção ideal a seguir na cultura, grava mapas de aplicação, mede áreas e está conectada com o controlador automático de seções e com o piloto automático hidráulico. O piloto automático direciona automaticamente o Uniport, auxilia na pulverização, minimiza falhas, sobreposições e permite que o operador fique mais atento às outras funções do equipamento.
O controlador automático de oito seções é um sistema de abertura e fechamento automático de seção das barras de pulverização. Minimiza falhas e sobreposições na aplicação, proporciona economia de agroquímicos e menor impacto ambiental. 
O Uniport 3030 Canavieiro pode ser equipado com sistema de aplicação em taxa variável, que permite variar a taxa de aplicação de insumos a partir de mapas de prescrição.
O Otmis Maps Telemetria é um sistema de gestão da pulverização via web que permite visualizar mapas com diversas informações, gerenciar melhor as operações e agilizar o processo de tomada de decisão.

MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
O Uniport 3030 Canavieiro atende requisitos de normas proporcionando maior segurança ao operador e ao meio ambiente.
A localização e o acesso aos itens de inspeção e manutenção facilitam o trabalho operacional e diminuem o tempo do equipamento parado. Possui várias ferramentas de diagnóstico dos sistemas e alarmes que facilitam a manutenção preventiva.

Para mais informações sobre a compra do produto ou dúvidas, você pode tirar aqui.

ver mais artigos