Como evitar embuchamento em semeadoras

Projeto simples pode ser a solução para eliminar o embuchamento de palha entre as linhas de plantio de uma semeadora de plantio direto.

Um dos principais entraves para a melhoria da qualidade do sistema de plantio direto está no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos componentes de ataque ao solo e de acabamento de semeadura das semeadoras de precisão.

O processo de semear diretamente em solo não revolvido com a presença de uma camada de resíduos, sem dúvida foi o maior avanço da agricultura com relação aos aspectos econômicos e ambientais. Porém, algumas adversidades ainda dificultam a implantação do sistema e prejudicam a eficiência das semeadoras, entre as quais se destacam a compactação excessiva do solo e o embuchamento de palha entre as linhas da semeadora.

Visando uma solução para o problema de embuchamento de palha na semeadora, foi desenvolvido projeto de um mecanismo com a finalidade de melhorar o corte da palha, mantendo-a sobre o sulco onde são depositados as sementes e os fertilizantes, o que irá agregar inúmeros benefícios para a germinação e o desenvolvimento das plântulas.

EMBUCHAMENTO

O embuchamento de palha na semeadora é um problema muito frequente que gera diversos transtornos ao produtor. Ele ocorre na maioria das vezes entre o chassi da máquina e o solo, como também no sentido horizontal entre as linhas da semeadora, devido ao corte irregular da camada de palha. Araújo et al (2001) salientam que é maior a possibilidade de ocorrer embuchamento quando o volume de palha na superfície for maior que seis toneladas por hectare (t/ha) e o espaçamento entre linhas é reduzido, menor ou igual a 50cm.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Com o objetivo de evitar perda de tempo com paradas de máquina decorrentes do embuchamento de palha, foi desenvolvido um mecanismo para ser adaptado junto às linhas de plantio com a finalidade de melhorar o fluxo de palha sob a semeadora, impedindo que os restos se acumulem entre as linhas de plantio.

Figura 1 - Embuchamento de semeadora: entre solo e chassi
Figura 1 - Embuchamento de semeadora: entre solo e chassi
Figura 1 - Embuchamento de semeadora: horizontal entre linhas
Figura 1 - Embuchamento de semeadora: horizontal entre linhas

TESTES DE CAMPO

Acoplamento do mecanismo

O mecanismo projetado será acoplado junto à estrutura existente da linha de plantio da semeadora, tendo por objetivo evitar o embuchamento de palha.

Figura 2 - Perspectiva do projeto e indicação de componentes
Figura 2 - Perspectiva do projeto e indicação de componentes

Após ser realizado o acoplamento do mecanismo junto à semeadora, realizaram-se testes de campo para a análise do comportamento apresentado pelo mecanismo projetado, em condições de trabalho. Os testes foram realizados em lavoura com a presença de camada de palha e resíduos na superfície do solo provenientes da cultura de milho anteriormente implantada na safra de verão. Resultados muito satisfatórios foram encontrados durante os testes.

Proporcionar uma maior segurança aos operadores de máquina no processo de plantio é outro fator importante que o desenvolvimento deste projeto atendeu. A maioria das semeadoras produzidas no Brasil não possui um mecanismo com o objetivo específico de evitar o embuchamento de palha. Por isso, quando o plantio é realizado sobre solos argilosos, altas densidades de cobertura vegetal ou que esta não esteja completamente seca ou verde, a probabilidade de surgirem problemas com o acúmulo indesejado de palha sob a semeadora é bastante alta. Para evitar a parada constante das máquinas para efetuar o desembuchamento da semeadora, a solução encontrada pelos operadores é realizar o processo manualmente, fazendo o uso de estacas de madeira ou golpeando a palha com as próprias pernas, com as máquinas em movimento, o que torna a ação de alta periculosidade devido aos inúmeros elementos de transmissão de forças por engrenagens e correntes em rotação, além dos rompedores de solo que podem causar danos à integridade física do operador.

 

Figura 3 - Acoplamento do mecanismo
Figura 3 - Acoplamento do mecanismo
Figura 3 - Acoplamento do mecanismo junto à estrutura da linha de plantio
Figura 3 - Acoplamento do mecanismo junto à estrutura da linha de plantio

CONCLUSÕES

Evitar o embuchamento de palha nas semeadoras durante o processo de plantio direto, na implantação de qualquer cultura, é de vital importância. Por isso, é fundamental a implementação de um mecanismo que ajude a evitar o embuchamento de palha nas semeadoras de plantio direto disponíveis no mercado.

Com o protótipo construído e acoplado em uma linha da semeadora, foram realizados alguns testes de campo, como o de flutuação do mecanismo, desempenho em diferentes configurações de relevo com a presença de camadas de palha provenientes das culturas de verão (soja e milho), os quais todos foram exitosos. Resta a realização de testes do comportamento do mecanismo em variadas composições e camadas de palha obtidas, com a implantação das culturas de inverno, que deverão ser realizados na próxima safra agrícola.

Figura 4 - Linha de plantio com mecanismo acoplado
Figura 4 - Linha de plantio com mecanismo acoplado
Figura 4 - Linha de plantio sem a presença do mecanismo
Figura 4 - Linha de plantio sem a presença do mecanismo


Daniel Augusto Decarli, José Antônio Portella, UPF


Artigo publicado na edição 165 da Cultivar Máquinas.

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura