Como manter a nutrição equilibrada durante todo o ciclo da soja

Além de nutrir as plantas para a máxima expressão de seu potencial produtivo, Tractus Kit Evolution é uma excelente ferramenta no manejo de plantas daninhas, com alto sinergismo com glifosato e reflexos positivos nos componentes de rendimento da soja.

O Tractus Kit Evolution aumenta a massa de grãos, o número de vagens por planta e a produtividade da soja, além de contribuir no manejo integrado de plantas daninhas. O fornecimento do micronutriente boro, de forma equilibrada, durante o ciclo de cultivo da soja é essencial para a obtenção de altas produtividades. Pois o boro é necessário para crescimento de parte aérea e raízes, síntese e transporte de carboidratos, produção e viabilidade do grão de pólen, enchimento de grãos, além de contribuir na integridade das membramas e paredes celulares. Entretanto, seu teor nos solos brasileiros é baixo e as fontes convencionais utilizadas, mesmo em altas doses, têm baixa eficácia agronômica e muitas perdas do nutriente no sistema. Ou seja, o boro aplicado na dessecação pré-plantio não estará disponível no período de maior demanda da planta, que é durante o florescimento. Nesse contexto, a Spraytec desenvolveu o Tractus Kit Evolution, um pacote tecnológico que alia nutrição equilibrada com duas fontes de boro de alta qualidade, aminoácidos essenciais e um adjuvante premium.

No quesito tecnologia de aplicação, Tractus Kit Evolution melhora a qualidade da calda e da pulverização durante o manejo integrado de plantas daninhas. Tractus Kit Evolution é altamente compatível com defensivos, e não apresenta efeito salino, evitando corrosão e desgaste de equipamentos, além de não deixar resíduos no tanque, e assim aumentar a eficácia no manejo de plantas daninhas. Na planta, Tractus Kit Evolution auxilia nos processos de desenvolvimento vegetal durante todo o ciclo, promove maior arranque inicial e estabelecimento da cultura no campo. Durante os estágios reprodutivos, reduz o abortamento de flores, permite maior produção e viabilidade do grão de pólen, além de aumentar o enchimento de grãos, o número de vagens e a produtividade da área. Tractus Kit Evolution é um produto de vanguarda e que atende aos anseios do campo, pois vai além da simples nutrição da planta. Dessa forma, a utilização do produto é uma ferramenta eficaz e segura, podendo integrar as estratégias de manejo nutricionais, com reflexos positivos na tecnologia de aplicação, resultando no aumento de produtividade.

Objetivo

Avaliar a eficicácia agronômica do pacote tecnológico Tractus Kit Evolution, utilizado na dessecação em pré-semeadura da cultura da soja.

Material e métodos

O experimento foi conduzido na fazenda São José, localizada no município de Maringá, Paraná, durante o ano agrícola 2019/20. A cultivar de soja utilizada foi a NA 5909 RG. Os tratamentos aplicados na dessecação foram (L ou kg p.c./ha): Padrão Glifosato (2,0), Padrão Glifosato + Tractus Kit Evolution (2,0 + 1,0), Padrão Glifosato + Ácido Bórico (2,0 + 3,0) e Padrão Glifosato + Octaborato de Sódio (2,0 + 2,5). Acompanha Tractus Kit um adjuvante multifuncional Premium (0,2L/ha), favorecendo a qualidade da aplicação. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, utilizando-se quatro tratamentos e quatro repetições. Foram avaliados o controle de plantas daninhas aos sete, 14 e 21 DAA (dias após a aplicação) e os componentes de rendimento massa de grãos, número de vagens e produtividade após a colheita. As variáveis foram submetidas à análise de variância e ao teste de Tukey (p < 0,05), utilizando-se o sistema para análise estatística Sisvar.

Resultados

De acodo com a Figura 1, aos 21 dias após a aplicação o tratamento Tractus Kit Evolution associado ao glifosato obteve o melhor controle de plantas daninhas (88,3%), em relação ao ácido bórico (78,2%), ao octaborato de sódio (72,4%) e ao glifosato isolado (72,1%). Conforme a Figura 2, o tratamento Tractus Kit Evolution associado ao glifosato aumentou a massa de grãos, o número de vagem por planta e a produtividade da soja, em relação ao ácido bórico, ao octaborato de sódio e ao glifosato isolado. A produtividade por hectare para glifosato isolado foi de 63,2 sacas, glifosato com octaborato de sódio 64,1 sacas, glifosato com ácido bórico 65,4 e glifosato com Tractus Kit Evolution 69,9 sacas. Em relação ao glifosato isolado, o incremento médio por hectare na produtividade do Tractus Kit Evolution foi de 6,7 sacas, com ácio bórico de 2,2 sacas e com octaborato de sódio de 0,9 saca.

Figura 1 - Eficácia de Tractus Kit Evolution no manejo de plantas daninhas
Figura 1 - Eficácia de Tractus Kit Evolution no manejo de plantas daninhas
Figura 2 - Eficácia de Tractus Kit Evolution nos componentes de rendimento e produtividade
Figura 2 - Eficácia de Tractus Kit Evolution nos componentes de rendimento e produtividade

Conclusão

Tractus Kit Evolution, além de nutrir as plantas para a máxima expressão de seu potencial produtivo, é uma excelente ferramenta no manejo de plantas daninhas com alto sinergismo com glifosato e reflexos positivos nos componentes de rendimento da soja, se destacanto dos tratamentos convencionais ácido bórico e octaborato de sódio. O emprego de cultivares de alto potencial genético associado ao desenvolvimento sustentável exige produtos inovadores e disruptivos como o Tractus Kit Evolution.


Julio R. Fagliari, Departamento de Pesquisa Grupo Agrolatina

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura