Complexo nutricional sistêmico ajuda a melhorar a produtividade agrícola

De que forma a aplicação de Ultra Root via sulco pode contribuir para a construção de uma base forte e sustentável para altas produtividades agrícolas.


Ultra Root é uma nova formulação com múltiplas funções e máxima eficiência, sendo um complexo nutricional sistêmico de última geração biodegradável, desenvolvido com matérias-primas de alta qualidade, com o objetivo de complementar as necessidades nutricionais das culturas. Suas propriedades estão relacionadas a nutrição balanceada, melhor desenvolvimento e maior enraizamento das plantas. Desempenha papel de extrema importância no metabolismo das espécies e impacta positivamente em processos relacionados aos componentes de rendimento das culturas. Apresenta alta solubilidade, é facilmente absorvido devido à oferta imediata dos nutrientes, translocados e metabolizados pelas plantas, além de apresentar excelente compatibilidade físico-química com outros produtos, como defensivos e biológicos. Informações científicas na literatura e produtos disponíveis para aplicação via sulco de semeadura ou plantio com perfis de Ultra Root são escassos. Nesse contexto, a Spraytec desenvolveu Ultra Root, produto inédito e diferenciado no mercado. Além de complementar a adubação de base fornecendo os elementos essenciais, assegura o potencial produtivo e maximiza a produtividade das culturas. Os nutrientes aplicados na adubação de base sofrem uma série de reações, assim como a influência de vários fatores, que reduzem a sua biodisponibilidade para as raízes das plantas. Esses fatos são os principais responsáveis pelo sucesso da complementação por meio do tratamento via sulco, principalmente se fornecidos nos momentos críticos, isto é, nos períodos de maior demanda pelas plantas, como na fase inicial de crescimento, onde os elementos estão pouco disponíveis.

Complexa mistura de compostos de natureza bioquímica diferente para aplicação via sulco ou foliar, Ultra Root é um produto inovador que, além dos tradicionais cobalto e molibdênio, essenciais para a fixação biológica do nitrogênio, contém macros e micronutrientes solúveis com cargas protegidas, sendo um importante aliado do produtor na implantação e bom estabelecimento inicial das culturas. Dependendo do manejo, como opção, Ultra Root pode ser acompanhado de micro-organismos para inoculação e coinoculação. Além da inoculação anual com Bradyrhizobium, o uso conjunto de uma segunda bactéria para inoculação, em um processo denominado de coinoculação, é atualmente empregado. Essa bactéria, pertencente ao gênero Azospirillum, já era recomendada para as gramíneas. Diferentemente do Bradyrhizobium, o Azospirillum sintetiza fitormônios que promovem o crescimento vegetal, principalmente do sistema radicular, o que favorece a nodulação e a fixação biológica realizada pelo Bradyrhizobium, além de trazer outros benefícios, como ampliação do volume de solo explorado. Em soja, as plantas coinoculadas com Bradyrhizobium Azospirillum apresentam uma nodulação mais abundante e precoce, com ganho médio de produtividade de 16,1%, que é o dobro do proporcionado pela inoculação anual apenas com Bradyrhizobium. Em feijão, a coinoculação representa um acréscimo de 19,6% no rendimento, superior à inoculação convencional, com 8,3% de aumento. Além dos benefícos dos inoculantes, o tratamento com Ultra Root como fertilizante tem efeito sinérgico no desenvolvimento radicular. É uma alternativa promissora porque quanto maior o sistema radicular, maior o volume de solo explorado, sendo maior o arranque e estabelecimento inicial das plantas, aumentando absorção de água e nutrientes, com maior acúmulo de proteínas, açúcares e lipídeos, o que favorece a relação fonte-dreno e impacta positivamente na qualidade dos grãos. O maior arranque inicial é atribuído ao alongamento da raiz principal e ao aumento no número de raízes secundárias, radicelas e pelos absorventes. Com isso, as plantas têm condições de suportar melhor a seca, o frio e veranicos, aumentar absorção de água e nutrientes em camadas de solo até então inexploradas, incrementando a produtividade e melhorando a qualidade da colheita.

Produto aplicado via sulco de semeadura aumentou em 33% a massa do sistema radicular na cultura da soja
Produto aplicado via sulco de semeadura aumentou em 33% a massa do sistema radicular na cultura da soja

A disponibilidade imediata dos elementos essenciais devido à alta solubilidade de Ultra Root atua no estímulo do crescimento do sistema radicular, parte aérea, florescimento e frutificação, e também na desintoxicação e aceleração do metabolismo das plantas. Possui efeito estimulatório característico no processo germinativo e de emergência de plântulas, pois ativa o crescimento do embrião, a mobilização das reservas do endosperma e atua no enfraquecimento da camada de endosperma, favorecendo seu crescimento. Com o sistema radicular mais desenvolvido, diminui a transpiração excessiva e evita o estresse hídrico nas folhas. Com isso ocorre um estímulo na fotossíntese e uma elevação no teor de clorofila, aumentando o suprimento de carboidratos, o fornecimento de material para a parede celular e a atividade radicular. A melhor germinação, a manutenção do vigor e a resistência a estresses estão associadas com a atividade enzimática mais intensa no processo germinativo. Em síntese, Ultra Root aumenta a atividade enzimática e permite a máxima expressão do potencial genético das plantas. Esse efeito do produto ocorre devido a ação direta nos processos fisiológiocos das plantas, como a síntese de enzimas antioxidantes e neutralização de radicais livres, promovendo tolerância a estresses abióticos. Com relação ao clima, acelerar o metabolismo da planta faz com que ela acumule mais carboidratos e menos água para congelar, ou seja, as plantas ficam mais ativas e isso reduz os danos da geada. Quando a planta passa por momentos críticos adversos, ocorre a podução de espécies reativas de oxigênio, como peróxido de hidrogênio, e radicais livres como superóxido. Essas substâncias causam danos oxidativos por alterar a atividade metabólica das plantas como desnaturação de proteínas, destruição de membranas, cloroplastos e mitocôndrias, reduzindo a fotossíntese e a respiração. Dessa forma, ocorrem mudanças fisiológicas levando à menor absorção de água e nutrientes, síntese de hormônios e menor resistência a patógenos. Ultra Root remove, neutraliza e limpa essas espécies reativas de oxigênio por ativar a síntese de enzimas antioxidantes como superóxido dismutase, catalase e quitinase, entre outras, aumentando a defesa natural das plantas. Esse estímulo sobre a resistência natural é atribuído ao efeito indireto de Ultra Root e foi comprovado cientificamente pela Universidade Estadual de Maringá, onde aplicado via sulco de semeadura reduziu em 82% o número de nematoide por grama de raízes e aumentou em 33% a massa do sistema radicular na cultura da soja.

A corrida tecnológica por maior produtividade associada ao desenvolvimento sustentável tem se intensificado nos últimos anos, sobretudo no desenvolvimento de cultivares de elevada qualidade e rendimento. Ultra Root é um produto de vanguarda com tecnologia disruptiva que atende aos anseios do campo, pois vai além da simples nutrição da planta. Os principais benefícios observados com a utilização de Ultra Root são compatibilidade com defensivos e produtos biológicos, aplicação localizada e rápida absorção, excelente cobertura das sementes e do sulco, baixas doses, ausência de efeito salino no solo e resíduos no tanque, eficiência e seletividade dos tratamentos, melhor germinação e índice de velocidade de emergência, maior arranque inicial, estande uniforme, maior desenvolvimento radicular, aumento da fixação biológica de nitrogênio, maior número de vagens e massa de grãos e, consequentemente, aumento de produtividade das culturas e rentabilidade do produtor.

 

Julio Roberto Fagliari, Grupo Agrolatina

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura