Compliance: a importância para o agronegócio

Emerson Teixeira é vice-presidente jurídico da Mosaic Fertilizantes

O agronegócio é um dos setores mais relevantes que movem a economia nacional e, por isso, é de extrema importância que as atividades do ramo atendam aos padrões de conformidade estabelecidos para garantir a sustentabilidade dos negócios e da cadeia de produção como um todo. Dessa forma, a área de compliance tem conquistado espaços cada vez mais estratégicos dentro das empresas. E não à toa, já que o termo abrange, entre outros pontos, estar em absoluta conformidade com a legislação, certificações e princípios éticos.

No entanto, vale lembrar que mais do que respeitar normas, a área de compliance trabalha também para incentivar cada vez mais a transparência em todas as operações, sendo fundamental para a competitividade do setor e a manutenção de uma relação saudável entre as partes envolvidas, como produtores rurais, clientes e parceiros. 

Com as novas regras governamentais – como a Lei Anticorrupção e o os acordos internacionais –, as organizações ligadas ao setor agro estão ressignificando suas práticas para estarem alinhadas com as novas expectativas de conduta. A maneira como tais regras são implantadas e monitoradas varia de um país para o outro, por isso, companhias que desejam fazer negócios no âmbito global devem se adequar para cumprir as exigências necessárias.

Além disso, observa-se uma demanda crescente por parte dos consumidores e parceiros para o estabelecimento de relações com empresas responsáveis social, ambiental e institucionalmente. A credibilidade está diretamente ligada às ações praticadas.

Sendo assim, quanto mais transparente e ético for o posicionamento das empresas, mais consolidados e duradouros serão os relacionamentos construídos.

E, quando se trata desse assunto, todas as partes são beneficiadas. O entendimento correto e completo sobre compliance ajuda desde grandes corporações até o pequeno produtor agrícola. O ciclo de produção se fortalece quando é permeado por uma cultura íntegra que age de forma transparente em todas as pontas.

A conscientização é o primeiro passo para que o setor garanta um avanço sustentável e a consolidação de sua seguridade, além de fortalecer a notoriedade das empresas do país diante do mercado internacional.

Emerson Teixeira é vice-presidente jurídico da Mosaic Fertilizantes

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura