Conheça a Quadra, semeadora da Kuhn com conceito inovador

Fotos: Kuhn

Conceito inovador no Brasil, a Semeadora Quadra, da Kuhn, possibilita aos produtores diminuir a dose de sementes/ha e aumentar a produtividade nas lavouras de grãos finos

Com mais de 20 anos de experiência no sistema de distribuição pneumático de adubo e sementes, a Kuhn está proporcionando acesso a mais tecnologia no plantio de grãos finos com o lançamento da linha Quadra, semeadoras que garantem plantio homogêneo e de qualidade.
A Quadra tem um conceito diferente das semeadoras comumente vistas no Brasil, com um chassi exclusivo para as linhas de plantio e uma carreta independente para os reservatórios. Esse conceito evita carga excessiva e variável (conforme a máquina planta, a carga diminui) sobre as linhas de plantio, o que prejudica o controle de profundidade do sulco, e possibilita um aumento da capacidade dos reservatórios. Comum em países como os Estados Unidos, a Austrália, a Rússia, a Argentina e lavouras de toda a Europa, o conceito “airseeder” apresentado nesta máquina é unanimidade quando se trata de alta tecnologia, performance e produtividade. 
A Quadra está disponível na versão AirFlow (adubo e semente) e Venta (só semente), ambas podem ser configuradas para trigo e demais grãos finos e possuem versão exclusiva para arroz.

CHASSI

A Quadra vem na versão AirFlow (adubo e semente) e Venta (só semente)

O chassi das linhas da Quadra é articulado em três módulos e pode ser configurado com a largura de trabalho de até 10m. O chassi foi concebido com características que possibilitam a flutuação independente dos módulos. A articulação entre os mesmos chega a 15° de amplitude, garantindo a qualidade em lavouras com relevo irregular, curvas de nível e taipas nas lavouras de arroz.
O chassi se destaca também pela versatilidade na montagem das linhas de plantio, as quais podem estar dispostas em um conjunto de dois tubos ou podem ser montadas em quatro tubos. A montagem das linhas em quatro tubos permite uma alta velocidade de plantio sem danificar as taipas, preserva os componentes da máquina devido à repartição dos esforços e do peso, requer menos potência de tração devido a uma passagem progressiva das taipas de arroz e facilita o acesso para regulagem e manutenção das linhas de plantio.

RODADOS
O rodado da carreta é dimensionado para grandes esforços, concebido com eixo robusto desenvolvido para o uso agrícola. Os pneus possuem banda de rodagem em formato diamante, proporcionando maior área de contato e menor compactação. Fabricado com um compósito especial que aumenta a durabilidade do pneu e resistência ao picoteamento.
Os rodados dianteiros do chassi de linhas possuem braços tubulares e pantográficos. Robustos e eficientes, os pneus possuem bandas de rodagem com planos de diferentes inclinações para diminuir o acúmulo de terra. Já os rodados traseiros do chassi de linhas trabalham com um sistema de balancim que garante alta flutuação no trabalho e estabilidade no transporte.
Os rodados traseiros são desencontrados para minimizar o arrasto nas manobras. Associado a isso, os rodados dianteiros possuem sistema de giro livre e essa combinação de conceitos é responsável por fazer com que o chassi de linhas gire no seu próprio eixo, reduzindo o raio de giro e aumentando a manobrabilidade do conjunto trator-semeadora.

AUTOTRANSPORTE
Outra vantagem da Quadra é a facilidade no transporte entre áreas de cultivo, a máquina não depende de rodados auxiliares e implementos complementares para ser levada de uma área para outra. A mudança da posição de trabalho para posição de transporte é realizada de forma segura, sem que o operador necessite desembarcar do trator. Em poucos segundos, a máquina está pronta para ser transportada de uma lavoura para a outra.
A largura de transporte é um diferencial importante na Quadra, com 4,75m de largura total e 3,20m nos rodados, a semeadora é facilmente transportada via estradas, pontes e porteiras, sem que o produtor tenha que realizar qualquer tipo de modificação, montagem ou desacoplamento.

LINHA DE PLANTIO

Rodados dianteiros do chassi de linhas com braços tubulares e pantográficos

As linhas de plantio pantográficas da Kuhn estão consagradas nas lavouras brasileiras, tendo sua robustez e qualidade reconhecidas em todo o Brasil. As linhas da Quadra possuem alta flutuação e uma amplitude que permite o plantio perfeito em qualquer tipo de relevo, garantindo uma profundidade uniforme, seja nas coxilhas, nas curvas de nível ou nas taipas de arroz.
A manutenção das linhas é reduzida, pois não possuem pontos de lubrificação em nenhuma articulação do pantógrafo. Com um sistema exclusivo de vedação, as articulações do pantógrafo são seladas, evitando a entrada de elementos contaminantes.
Diferente do conceito de linhas pivotadas, onde o ângulo de ataque do disco e a posição de trabalho dos condutores são afetados pelo relevo da lavoura, as linhas pantográficas da Quadra copiam com perfeição as irregularidades do solo. Com isso, a deposição do adubo e da semente no sulco de plantio é homogênea, o resultado é uma lavoura com emergência uniforme, excelente perfilhamento das plantas e total disposição de nutrientes para as fases de desenvolvimento da cultura.

RESERVATÓRIOS
Os reservatórios para insumos estão localizados na carreta, dispostos de forma estratégica para otimizar a operação de abastecimento. A plataforma de operação está posicionada entre os mesmos, permitindo o rápido e fácil acesso aos dois reservatórios de um único posto de trabalho. Com isso, a operação de abastecimento para adubo e semente é realizada de forma mais segura e ágil. O formato dos reservatórios favorece o abastecimento por completo sem a necessidade de deslocar o bag ao longo da operação. Tampas leves e com fechos rápidos aumentam a ergonomia do operador, além disso, os reservatórios possuem uma peneira de segurança para evitar a entrada de impurezas no interior do mesmo, como pedras, galhos ou resíduos plásticos.
A linha Quadra possui reservatórios em aço inox de alta qualidade e durabilidade, para prolongar a vida útil do equipamento. O acabamento superficial das chapas facilita a limpeza dos reservatórios. A geometria exclusiva foi desenvolvida com ângulos que favorecem o preenchimento completo, ao mesmo tempo em que o escoamento é total.
A capacidade dos reservatórios garante uma performance superior. Na versão AirFlow a capacidade pode ultrapassar os 5.000 Kg de adubo e os 2.300 Kg de semente. Na versão Venta a capacidade de sementes chega a 3.000 Kg. É evidente o aumento na eficiência operacional que só a linha Quadra consegue proporcionar ao produtor.

TRANSMISSÃO
A transmissão da Quadra é eletro-hidráulica. Acionada pela tomada de potência do trator, uma bomba anima todos os componentes necessários para a transmissão e distribuição da semente e do adubo.
Por ser uma transmissão independente, o trator não precisa possuir comandos com fluxo contínuo, evitando a contaminação do óleo e também o superaquecimento.
Para garantir um plantio perfeito, o sistema hidráulico da linha Quadra possui uma válvula controladora que mantém os motores hidráulicos das turbinas e dosadores na rotação certa mesmo com possíveis oscilações da RPM da tomada de potência do trator, permitindo um plantio seguro e sem falhas.

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO PNEUMÁTICO
A distribuição de sementes e de fertilizante se dá através de um sistema totalmente pneumático, patenteado e exclusivo da Kuhn. Presente em todas as linhas de semeadoras da Kuhn na Europa e nos Estados Unidos, o sistema foi testado e validado em solo brasileiro por três anos. Atualmente, são sete anos de semeadura nas lavouras das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Foram mais de 285 mil hectares semeados com precisão, eficiência e alta produtividade. Um sistema inovador e com alta confiabilidade que garante o retorno para o produtor logo na primeira safra.

Reservatórios em aço inox de alta qualidade e durabilidade

O sistema é composto por dois elementos principais: o dosador e a cabeça de distribuição, sendo o primeiro  responsável por garantir a dosagem correta de adubo ou semente e o segundo pela divisão dessa dose de forma proporcional para todas as linhas.
Fabricados em aço inox e polímeros de engenharia, os rotores dosadores apresentam coeficiente de variação inferior a 5%. O exclusivo sistema autolimpante evita que adubos úmidos se acumulem nos canais do rotor ocasionando imperfeição na dose.
A amplitude de taxas é outro diferencial da Quadra, atingindo doses inferiores a 2kg/ha de semente e 40kg/ha de adubo, o mesmo sistema pode passar de 200kg/ha de semente e 500kg/ha de adubo.
Essa gama de dosagens é perfeitamente dividida entre as linhas de plantio através da cabeça de distribuição, elemento esse fundamental para o plantio perfeito. Sem uma divisão adequada da dosagem, de nada adianta o rotor ser preciso. A cabeça de distribuição é responsável por garantir grama por grama que as linhas recebam a mesma quantidade de adubo e semente.

MONITORAMENTO E CONTROLE
A Quadra se encaixa perfeitamente no conceito de agricultura de precisão. Todas as linhas de adubo e semente são monitoradas, de série. Desenvolvido em plataforma Isobus, o sistema eletrônico tem compatibilidade facilitada com todos os tratores do mercado, sem a necessidade de monitores adicionais na cabine. Todo o controle e o monitoramento da semeadora são realizados no mesmo monitor do trator.
Corte de seção e taxa variável no adubo e na semente são elementos disponíveis de série, possibilitando ao produtor aumentar ainda mais a produtividade da lavoura, economizar insumos e aprimorar suas técnicas de manejo.
Todas as características presentes na linha Quadra foram desenvolvidas dentro dos mais rígidos processos de gestão e qualidade, assegurando aos produtores brasileiros um produto que corresponda com as expectativas e exigências cada vez mais altas em um mercado extremamente competitivo.

ver mais artigos