Distribuidor de fertilizantes e sementes Accura

A Kuhn acaba de lançar novos distribuidores de fertilizantes e sementes da linha Accura, que oferecem qualidade e precisão na distribuição

Com mais de 30 anos de experiência na distribuição de fertilizantes e sementes, a KUHN está reforçando seu portfólio. Agora, para completar sua linha já consagrada de produtos, como o Accura 1200 e 1600, serão lançados no Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel (PR), os novos integrantes da família. A nova linha de rebocados Accura 10000 possui as versões mecânico e eletrônico. Também na feira da Coopavel será lançada a nova versão do já consagrado distribuidor de fertilizantes autopropelido Accura ST, tendo como novidades o seu chassi do tanque todo construído em aço inox, bem como sua plataforma e corrimões. Um novo sistema de controle das comportas Speedservo e novo painel de controle Trimble TMX 2050, oferecerão mais tecnologia ao produtor. Todos oferecem operações simples e ajustes precisos para minimizar os custos com fertilizantes e maximizar os rendimentos. 

PERFIL DE DISTRIBUIÇÃO TRIANGULAR
Todos os modelos oferecem o sistema de distribuição triangular, garantindo a proteção contra super ou subdosagens, além de diminuir o efeito maléfico do vento no momento das aplicações. Essas vantagens se dão graças ao padrão de distribuição criado pelos distribuidores de fertilizantes de dois discos da KUHN.
O padrão de distribuição triangular fornece distribuição consistente, já que reduz o impacto de erros de operação ou ajustes inadequados por parte do operador.
Utilizando este método, a linha Accura consegue fornecer uma distribuição de alta precisão com baixo coeficiente de variação.

ACCURA ST

Accura ST

O Accura ST vem equipado com motor eletrônico MWM, série 6.12 TCE, com seis cilindros e volume total de 7.2 litros, atende ao programa de controle de emissão de poluentes MAR-I. Possui potência de 220cv para o modelo de 5.000kg e 260cv para o modelo de 7.000kg. O tanque de combustível é de 300 litros. 
O sistema de injeção é gerenciado eletronicamente que, em casos de sobrecarga, por exemplo, num solo mais pesado ou maior inclinação do terreno, aciona o sistema Diesel Boost – uma reserva de potência que entra em ação imediatamente, fazendo com que o motor reaja rapidamente.
O sistema de transmissão hidrostática 4x4 funciona com duas bombas dispostas em “X”, motores de rodas axiais e redutores de roda 12000 NM. 

VÃO LIVRE
Com um vão livre de 1,24m no modelo de 7.000kg e 1,58m no modelo de 5.000kg, o Accura ST consegue realizar aplicações de fertilizantes no milho em estágios mais avançados da cultura, potencializando a máxima produtividade. Ele vem equipado com pneus IF 380/90 R46” para o modelo 7000 e IF 340/85 R 38” para o modelo 5000, com opcional para o pneu IF 380/90 R46”.

SUSPENSÃO/ACESSOS
Este modelo autopropelido tem suspensão pneumática ativa, pré-ajuste mecânico das bitolas que variam de 2,8 a 3,5 metros, com acionamento hidráulico. Isso garante uma adaptação aos diferentes tipos de espaçamento das culturas. Uma plataforma lateral dá acesso ao reservatório de aço inox.

RESERVATÓRIO
O aço inox foi o material utilizado para dar total resistência ao ataque severo dos fertilizantes nas duas versões de reservatório – cinco mil e sete mil litros. Defletores instalados dentro do reservatório permitem um alívio na pressão do produto sobre a esteira. Grades de proteção impedem a entrada de impurezas e a queda de produto empedrado no reservatório. Uma lona que pode ser acionada manualmente sobre o reservatório ajuda a evitar a exposição do produto à chuva.

CABINE
A cabine oferece alto padrão de acabamento e conforto. Conta com uma porta com um sistema duplo de vedação e sistema de pressurização interna. O acesso é feito pela escada frontal, que é rebatida automaticamente quando a máquina se movimenta. O assento do operador possui suspensão pneumática com várias regulagens e, ao seu lado, encontra-se um assento auxiliar. A cabine ainda conta com coluna de direção ajustável em distância, ar-condicionado digital e pistola de ar comprimido para facilitar na limpeza interna.

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
O Accura ST é o único no Brasil que utiliza o sistema de distribuição Coaxial - CDA. Dois recursos tornam o sistema CDA exclusivo: 1. Sistema de regulagem da largura de distribuição que permite a rápida adaptação a vários fertilizantes e larguras de trabalho, ajustam o ponto de deposição do fertilizante para os discos de distribuição. É um sistema extremamente ergonômico, que dispensa a regulagem da palheta dos discos, bem como chaves. 2. As comportas projetadas próximas ao centro dos discos permitem vários pontos de suprimento para as palhetas. Isso ajuda a garantir um fluxo constante de fertilizantes e um padrão uniforme.
Conta com o exclusivo sistema Belt Free System, esteira livre, onde sensores de nível garantem alimentação constante aos discos de distribuição, fazendo com que a dosagem nos pratos seja sempre de acordo com abertura da comporta dosadora. Desta forma, a esteira só trabalha quando realmente é necessário alimentar o reservatório de controle.
Acompanha a máquina, um manual contendo várias tabelas de fertilizantes e um exclusivo guia de identificação de granulometria de grãos para possibilitar uma correta regulagem de distribuição.

O sistema é composto pelas seguintes partes:

1) Agitador: trabalha com rotação ultralenta 17 rpm, para manter as características do produto, não quebrando o grão do adubo. 
2) Comporta: com um formato exclusivo, mantém o fluxo uniforme mesmo em baixíssimas doses.
3) Escova condutora: direciona a caída do produto, auxiliando na eliminação e influência do vento, além de evitar o ricochete do produto.
4) Discos: trabalham com até 650rpm; discos fixos facilitam a regulagem. São cinco opções de discos: S4: 18m a 28m; S6: 24m a 36m; S8: 30m a 36m; S10: 36m a 40m; S12: 39m a 42m.
5) Caixa de transmissão: eixo e engrenagem operam no banho de óleo, protegidos contra poeira.
6) Régua de distribuição: regula o ponto de deposição do produto sobre o disco, determinando a largura útil de trabalho.
O atuador eletromecânico – SpeedServo é utilizado para abrir a comporta e determinar a dose do produto. Trabalha 2,5 vezes mais rápido que os atuadores lineares, melhora o tempo de reação para trabalhar com taxas variáveis.

ACCURA 10000 MECÂNICO E ELETRÔNICO
Com reservatório de Inox e capacidade para 5000 litros, o Accura 10000 apresenta duas configurações: mecânica e eletrônica. Realizam a distribuição de diferentes fertilizantes e corretivos, necessitando apenas trocar seus respectivos kits de distribuição. 

RODADO
O modelo Accura 10000 vem equipado com rodado tandem, dirigível na segunda roda e pneus 12,4’ x 24’. Possui duas opções de bitola de 1,95m a 2,8m ou 1,95m a 3,2m. Este modelo necessita de um trator com pelo menos 120cv para realizar o seu reboque.

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
A dose do produto a ser distribuído sobre os discos é determinada pela velocidade da esteira e pela abertura da comporta. O Accura Hidráulico possui duas bombas independentes, sendo uma responsável pelo acionamento da esteira e a outra pela rotação dos discos. Utiliza o mesmo sistema de distribuição Coaxial Distribution Adjustment – CDA.
O design exclusivo dos discos de distribuição garante a qualidade da distribuição.
As mangueiras e chicotes são fixados embaixo do reservatório principal, de fácil acesso e protegidos pela estrutura da máquina.

TERMINAL VIRTUAL
A versão eletrônica possui terminal virtual CCI 1200, com tela de 12,1“ que oferece um layout de fácil operação e manuseio. Para a aplicação de produto, a máquina utiliza o software de distribuição Dickey-John, realizando o trabalho a taxa variável, que garante uma aplicação precisa a diferentes doses. 
Além disso, vêm de fábrica com a tecnologia ISOBUS. É possível integrar diretamente mapas de distribuição no terminal e também usar sistemas ISOBUS dos tratores John Deere, New Holland, Case, Massey Ferguson, Valtra, além de terminais das marcas Trimble, Topcon, Raven e outros. 

ACCURA 1600 

Accura 1600

Com 1.600 litros de capacidade, o Accura 1600 destaca-se pela uniformidade de distribuição aliado a uma alta confiabilidade. De concepção robusta e funcional, sua estrutura integrada combina componentes soldados e montados.
O reservatório é fabricado com plástico rotomoldado e tem peso aproximado de 350kg. O alcance de distribuição de produtos é de até 36 metros. É o primeiro distribuidor de fertilizantes a proporcionar um coeficiente de variação da distribuição dentro dos padrões Europeus, menor que 12,5%.
Utiliza o mesmo sistema de distribuição CDA, já presentes no Accura ST e Accura 10000. Com o sistema CDA, diferentes taxas de aplicação ou velocidades de deslocamento não têm efeito negativo no fertilizante.
O acionamento das comportas pode ocorrer de três formas: manual, hidráulica ou elétrica. Na opção elétrica, os terminais virtuais da Quantron ajustam eletronicamente as tomadas de medição para manter uma taxa de vazão consistente em relação à sua velocidade. 
Durante a distribuição, o sistema é capaz de modificar a taxa de aplicação, trocar seções individuais para ambos os lados e fechar um dos lados com um simples acionamento de botão no terminal.

ACCURA 1200 

Accura 1200 Inox

Com capacidade para 1.200 litros, o Accura 1200 vem com duas configurações de reservatório: inox, com peso de 260kg, e plástico rotomoldado, com peso de 240kg. Ambos possuem telas de proteção para evitar que impurezas caiam dentro do reservatório, bloqueando as comportas ou danificando o agitador. Com uma geometria exclusiva e velocidade de 180rpm, o agitador fornece um fluxo regular de fertilizantes nos discos de distribuição, evita quebras, não danifica os grânulos e não entope as saídas.
Este modelo possui uma caixa de transmissão reforçada e banhada em óleo, com cárter fundido, o eixo do agitador é em inox tratado para maior longevidade. Não possui bujão de respiro nem entrada de contaminantes. O acionamento das comportas pode ocorrer de forma manual ou hidráulica.
O Accura 1200 conta com a tecnologia MultiDisc System - MDS, onde as palhetas dos discos podem ser ajustadas em seu comprimento e ângulo de ação. Uma única chave é utilizada para ajustar o ângulo da palheta e realizar a troca do disco quando necessário. As várias possibilidades de ajuste permitem variar a largura de distribuição entre 12 e 24 metros e calibrar a dosagem para os mais variados tipos de fertilizantes. Além disso, possui o sistema Direct Flow Control – DFC. Para alterar a dose a ser aplicada, basta modificar a escala na mesma proporção: aumentando 10% na escala, aumenta 10% na dosagem aplicada. 
O acoplamento no trator se dá através do engate de três pontos. A capacidade do sistema de levante hidráulico do trator deve-se enquadrar na Classe II – 850kg a 3.565kg.

ver mais artigos