Eficácia agronômica de Ultra Root sobre nematoide em soja

Produto com potencial para indução de resistência conta também com mecanismo de ação pós-infeccional, reduzindo a eficiência dos sítios de alimentação ou dificultando a movimentação da praga no interior dos tecidos.

A utilização de Ultra Root aplicado no sulco de semeadura reduziu em 82% o número de nematoide por grama de raízes e aumentou em 33% a massa do sistema radicular da soja. As dificuldades para o manejo desses agentes são grandes, pois todos os métodos de controle apresentam limitações. Além disso, o controle químico deixa resíduos no ambiente e o biológico altera a microbiota do solo. Os nematoides das galhas (Meloidogyne spp.) e os nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) estão entre os principais patógenos da cultura da soja, pois encontram-se distribuídos por todas as regiões produtoras. O primeiro é um endoparasita sedentário, cujo ciclo biológico depende da formação e manutenção de um sítio de alimentação eficiente. A segunda espécie é classificada como endoparasita migrador, que mata as células no processo de alimentação e, por isso, necessita movimentar-se no interior do tecido radicular em busca de células vivas. O manejo de nematoides é complexo, principalmente pela ampla distribuição geográfica, pela gama de hospedeiros, baixa resistência genética das cultivares atuais e formação de estruturas de resistência. Desta forma, nos últimos anos tem crescido o interesse por métodos alternativos de manejo. Nesse contexto, Ultra Root é um importante aliado, pois o controle de patógenos habitantes do solo constitui um permanente desafio.

O controle pré-infeccional destes nematoides ocorre pela ação do Ultra Root no solo, atuando sobre ovos ou formas jovens, a fim de reduzir a sua penetração nas raízes. Produto com potencial para indução de resistência, como Ultra Root, tem mecanismo de ação pós-infeccional também, reduzindo a eficiência dos sítios de alimentação ou dificultando a movimentação do nematoide no interior dos tecidos. Ultra Root é uma complexa mistura de compostos de natureza bioquímica diferente 100% biodegradável para aplicação no sulco de semeadura ou de plantio. É uma formulação inovadora, contendo macros e micronutrientes solúveis com cargas protegidas, enraizantes, bioestimulantes, ácidos orgânicos, aminoácidos e micro-organismos, sendo uma formulação completa para implantação das culturas. Ultra Root atua estimulando os processos fisiológicos de defesa natural das plantas, induzindo a síntese de metabólicos secundários para a formação de barreiras físicas e químicas que dificultam a penetração e o desenvolvimento desses patógenos nos tecidos vegetais. A corrida tecnológica por maior produtividade, associada ao desenvolvimento sustentável, tem se intensificado nos últimos anos, sobretudo no desenvolvimento de cultivares de elevada qualidade e rendimento, além de modernos equipamentos. Ultra Root é um produto de vanguarda com tecnologia disruptiva que atende aos anseios do campo, pois vai além da simples nutrição da planta. 

Objetivo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia do produto Ultra Root, aplicado via sulco de semeadura, no controle de Pratylenchus brachyurus em soja.

Material e métodos

O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Estadual de Maringá, Campus de Umuarama. Foram utilizadas sementes de soja da cultivar M6410 IPRO. O experimento foi instalado adotando-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (testemunha, químico, biológico e Ultra Root) e oito repetições. Quatro dias após a semeadura, a soja foi inoculada com uma suspensão contendo 500 espécimes de P. brachyurus. Decorridos 75 dias, as plantas foram cuidadosamente coletadas, separando-se parte aérea e raiz. As raízes foram cuidadosamente lavadas e pesadas, sendo posteriormente submetidas aos métodos de extração de nematoides. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro.

Resultados

Os tratamentos conferiram ganho em desenvolvimento vegetativo quando analisadas a massa seca da parte aérea e a massa fresca da raiz. Ultra Root aumentou em 33% a massa do sistema radicular da soja. Com relação ao número de nematoide total, Ultra Root promoveu redução de 75% de P. brachyurus, o biológico padrão de 54% e o padrão químico 33% (Figura 1). A redução foi ainda maior quando se avaliou o número de nematoides por grama de raiz, a qual chegou a 82% com Ultra Root, 74% com biológico e 54% com o tratamento químico (Figura 2).

Figura 1 - Número de Pratylenchus brachyurus total e respectivas porcentagens de redução do nematoide em relação à testemunha, em plantas de soja após 75 dias de inoculação com 500 espécimes
Figura 1 - Número de Pratylenchus brachyurus total e respectivas porcentagens de redução do nematoide em relação à testemunha, em plantas de soja após 75 dias de inoculação com 500 espécimes
Figura 2 - Número de Pratylenchus brachyurus por grama de raiz e respectivas porcentagens de redução do nematoide em relação à testemunha, em plantas de soja após 75 dias de inoculação com 500 espécimes
Figura 2 - Número de Pratylenchus brachyurus por grama de raiz e respectivas porcentagens de redução do nematoide em relação à testemunha, em plantas de soja após 75 dias de inoculação com 500 espécimes

Conclusão

Os resultados alcançados no presente trabalho apontaram que Ultra Root aplicado no sulco foi eficiente em controlar o nematoide das lesões radiculares, com resultados iguais ou superiores ao químico e ao biológico, além de melhorar o desenvolvimento da soja.

 

Cláudia R. D. Arieira, Universidade Estadual de Maringá

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura