Enfardadora Combinada VBP 3165

A enfardadora combinada VBP 3165 da Kuhn realiza as operações de enfardar e empacotar fardos variáveis entre 80cm e 160cm, dispensando o uso de outras máquinas e operadores

Com base na série VB 3100, a VBP 3165 é uma enfardadora combinada especialista em versatilidade, com seu exclusivo design de câmara enfardadora variável que produz fardos cilíndricos de diâmetros variáveis, de 80cm até 160cm. Esta enfardadora fornece os melhores resultados em uma vasta gama de culturas forrageiras ou até restos de culturas.

Com 192 anos de história, a Kuhn é uma empresa multinacional com matriz em Saverne, na França, país em que possui cinco fábricas, além de unidades na Holanda, duas nos EUA e duas fábricas aqui no Brasil, sediadas em Passo Fundo/RS e São José dos Pinhais/PR, iniciando os trabalhos no ano de 2005 em terras brasileiras. A Kuhn atua em diversas linhas de produtos, como aração, preparo de solo, plantio, fertilização, distribuição orgânica, pulverização, manutenção de áreas, trituração, fenação e alimentação animal.

Rotor integral

A tecnologia de rotor integral está presente em toda a linha de enfardadoras combinadas da Kuhn. Este sistema simples de admissão tem baixa manutenção e garante uma grande capacidade produtiva. A curta distância entre o rotor e os garfos do pick-up fornece um excelente fluxo de forragem para o interior da enfardadora.  

O Rotor Integral possibilita maiores velocidades de avanço e aumento da produtividade

Esse projeto de admissão alimentada à força possibilita maiores velocidades de avanço, aumentando a produtividade e reduzindo os danos à cultura. As unidades de corte do rotor são equipadas com dentes feitos de chapas de desgaste Hardox. O material Hardox combina dureza e resistência extremas com o mínimo de desgaste dos dentes do rotor, uma vida útil mais longa do rotor contribui para alcançar maior economia de tempo e dinheiro.

Os sistemas de corte OC da Kuhn, com dentes do rotor em formato elíptico, são reconhecidos pelos usuários como um dos melhores sistemas de corte no mercado. A forragem é guiada e conduzida às facas em uma fase mais inicial, isso melhora o fluxo e o desempenho de corte, além de prevenir bloqueios indesejados.

O sistema Opticut de 23 facas tem os benefícios do corte intensivo e da proteção mecânica. Este sistema de corte fornece um comprimento de corte teórico de 45mm e cada uma das facas é protegida por uma mola. A seleção do grupo de facas oferece uma escolha de zero, sete, 11, 12 ou 23 facas em operação.

Para produzir forragem de alta qualidade, é necessário um corte perfeito da forragem. VBP 3165 vem de fábrica equipada com um sistema de limpeza de facas, isso garante que mesmo nas condições mais difíceis, ela irá processar o material colhido do modo esperado. O intervalo de limpeza pode ser convenientemente ajustado pelo monitor de controle.

Dropfloor

Em caso de bloqueio do rotor, é possível rebater o piso e as facas hidraulicamente no conforto da cabine do trator. Após a liberação do bloqueio, o equipamento é facilmente retornado à posição de trabalho.

Sistema Dropfloor possibilita rebater hidraulicamente o piso e as facas em caso de bloqueio do rotor

Na série VBP, o sistema de desbloqueio do rotor é totalmente automático, a embreagem de proteção de sobrecarga da enfardadora é ativada sempre que a admissão ficar obstruída em função da quantidade de forragem que estiver sendo recolhida.

O piso rebatível Dropfloor automaticamente abaixa e as facas são retraídas, o operador é informado sobre o processo em curso por meio do monitor de controle. Após a tomada de força ser reativada, o rotor é reiniciado e a cultura é guiada desobstruindo o sistema de alimentação da máquina, em seguida o piso e as facas retornam automaticamente à sua posição original.

Densidade progressiva

Detalhes do sistema de densidade progressiva dos fardos

O sistema de densidade progressiva mostra sua eficácia na enfardadora VBP 3165. Com dois cilindros hidráulicos e uma mola tensora, o sistema aumenta a tensão à medida que o fardo cresce, fornecendo um fardo firme, com alta densidade. O projeto de cinco correias e três rolos da câmara de enfardamento garante uma formação rápida e consistente do fardo. A exclusiva mescla do sistema de densidade progressiva e câmara de enfardamento inteligente assegura um perfeito formato do fardo em todas as situações.

Como o sistema funciona?

Na medida em que o fardo cresce no interior da câmara de enfardamento, o braço tensor da correia é submetido a um aumento constante da resistência, por meio de dois cilindros hidráulicos e um tensionador de mola. Desta forma, assim que o diâmetro aumenta, a densidade do fardo também aumentará, resultando num fardo muito firme. Com núcleo moderado e com a camada externa mais dura, os fardos de feno serão mais tolerantes a condições climáticas adversas, ao mesmo tempo, os fardos de pré-secado manterão o seu formato, melhorando a capacidade de empilhamento e facilitando o manuseio.

Amarração de rede

Sistema de amarração com rede possui estiramento ativo que garante um fardo mais firme

O sistema de amarração de rede com tecnologia de estiramento ativo, garante um firme formato do fardo com tensão de rede alta e constante durante todo o ciclo de amarração. 
A rede é alimentada na parte frontal da câmara de enfardamento para garantir um começo uniforme e imediato. A capacidade de estocar um segundo rolo de rede fornece autonomia suficiente para um longo dia de trabalho. O rolo de rede pode ser substituído com facilidade e segurança e o design inovador da Kuhn permite aplicar uma tensão constante à rede durante o processo de amarração. O sistema de rede funciona com 93% da velocidade de rotação do fardo, sendo capaz de esticar a rede sem rompê-la, fornecendo uma tensão de rede exata e consistente em todas as culturas e condições. 

O sistema de amarração fornece excelente distribuição da rede, até mesmo além das bordas do fardo, para evitar bolsões de ar e melhorar a qualidade da forragem. O estiramento da rede pode ser facilmente ajustado através da polia variável e o número de camadas de rede pode ser ajustado a partir do monitor de controle.

Versatilidade

A série VBP da Kuhn é conhecida por suas habilidades em múltiplas culturas. Isto significa que não só o tamanho do fardo é variável, mas também o uso da máquina é variável, sendo possível utilizá-la em várias situações, como na produção de feno em fardos de pequeno diâmetro para fácil manuseio em cocheiras para equinos e fardos de pré-secado de grande diâmetro para usar o material de empacotamento plástico com o máximo de eficácia possível.

Também é possível fazer fardos de pré-secado de manhã, trocar para feno à tarde e terminar com pré-secado novamente, podendo ser usada nas diferentes atividades durante o dia. O investimento em uma máquina combinada elimina a necessidade de máquinas separadas para a produção de feno e pré-secado.

O IntelliWrap

Melhorias na gestão e no controle do processo de empacotamento são alcançadas com o exclusivo sistema IntelliWrap, que conta com componentes eletrônicos e hidráulicos sofisticados para monitorar o processo de empacotamento e controlar continuamente a sobreposição do filme plástico. Ele oferece total flexibilidade em função das condições do local, da forragem e dos períodos de armazenamento. O número de camadas de filme pode ser ajustado com facilidade, de acordo com a necessidade de cada produtor. 

Outro recurso do IntelliWrap é o empacotamento 3D, uma maneira inteligente e inovadora de aplicar filme estirável em fardos cilíndricos. A essência do empacotamento 3D é sua capacidade de distribuir a quantidade total de filme plástico com mais uniformidade e eficiência por toda a superfície do fardo. Ao empacotar primeiro a superfície cilíndrica do fardo, mais ar é retirado e o formato do fardo é mantido, mesmo após longos períodos de armazenamento. 

As vulneráveis bordas do fardo são mais bem protegidas se comparadas com os fardos empacotados do modo convencional. O IntelliWrap proporciona fardos bem formados, hermeticamente selados e, portanto, uma forragem de melhor qualidade.

Pré-Esticadores

Os pré-esticadores padrão seguram rolos de filme plástico de 750mm e são feitos de alumínio para evitar a aderência do filme, as duas extremidades externas dos rolos de alumínio têm forma cônica para manter a largura ideal do filme e reduzir o risco de rasgos. O perfil especial com ranhuras dos rolos de alumínio evita o contato de ar e água com o filme. O pré-esticamento padrão de 70% é obtido graças a uma transmissão de engrenagens com baixa manutenção e baixo ruído.

Para ter uma rápida substituição de filme plástico e um curto tempo de inatividade, os estoques de filme estão estrategicamente dispostos na máquina, colocados a poucos passos de distância do lugar em que o produtor precisa destes filmes. O espaço de armazenamento e os pré-esticadores estão situados de modo que o filme possa ser trocado da maneira mais ergonômica.

Interfaces de usuários interativas

Monitor permite acompanhar todo o processo de produção dos fardos e realizar comandos na máquina

A chave para alcançar a produtividade esperada está nas interfaces de usuário. Os usuários das máquinas foram ouvidos e observações e desejos foram integrados nos monitores e interfaces com o objetivo de oferecer ao operador uma visão clara do que sua máquina está fazendo a qualquer momento e conseguir realizar todos os ajustes importantes ao alcance da ponta dos dedos. Isso garante que o operador tenha o controle total de sua máquina.

Graças à interface de usuário de visualização dos processos na VBP, o operador fica sempre bem informado sobre a situação atual de seus processos de trabalho no interior da máquina. Esta interface lhe permite escolher qual processo é executado automaticamente ou manualmente e todos os processos podem ser interrompidos a qualquer momento.

Vantagens da Enfardadora VBP 3165

Somente um operador: com a utilização desta máquina combinada, o produtor elimina a necessidade de um operador extra, que deveria estar operando uma empacotadora simultaneamente com a enfardadora.

Ganho operacional: a VBP 3165 realiza os dois processos simultaneamente, ao mesmo tempo em que está se formando um fardo na câmara de enfardamento, o outro já está sendo empacotado. Quando a máquina para com o objetivo de realizar a amarração do fardo, é possível aproveitar para soltar o fardo já empacotado.
Facilidade para transporte: com a eliminação de um trator, uma máquina e um operador, é possível realizar o transporte somente com um caminhão, o que é muito apreciado por prestadores de serviços.

Qualidade da forragem: por se tratar de uma máquina combinada, o fardo é empacotado imediatamente após a sua formação, criando as condições ideais para a fermentação deste fardo, outro ponto positivo é que este fardo não toca o solo antes de ser empacotado, eliminando possíveis contaminações.

Versatilidade: além de ser uma enfardadora combinada, onde é possível produzir pré-secado e também feno sem o uso do empacotador, ela é de câmara variável, produzindo fardos cilíndricos com diâmetro variando entre 80cm e 160cm. Esta máquina está habilitada a produzir tanto o feno quanto o pré-secado neste intervalo de medidas.

Forma ideal: logo após o fardo chegar ao tamanho predeterminado pelo operador, o sistema de amarração de rede com tensionamento ativo é acionado e a rede se mantém esticada, operando com 93% da velocidade de giro do fardo. Isso faz com que se preservem a compactação e o formato e, em seguida, o fardo é empacotado com a tecnologia 3D, que primeiro aplica o filme plástico nos ombros e parte cilíndrica do fardo, a fim de preservar a forma e melhorar a vedação do mesmo. 

Tudo à mão: com uma interface amigável, fica muito fácil a operação, pois todos os comandos e regulagens podem ser feitos através do monitor de controle, sendo possível realizar as mudanças de processos de forma automática ou manual, conforme a preferência do operador.

ENLEIRADORES KUHN

O design dos enleiradores Kuhn é adequado para enleirar e preservar o valor nutricional da forragem. Eles se adaptam muito bem ao solo e realizam a coleta completa da forragem, com ausência de impurezas, maior rendimento, leiras perfeitamente estruturadas e confiabilidade. 

Os enleiradores de rotor único apresentam uma caixa de transmissão confiável com dupla redução e braços dobrados (exceto GA 300 GM e GA 3201 GM) para obter uma qualidade superior de enleiramento, uma solução simples e eficaz. A linha Kuhn oferece modelos em versões montadas ou rebocadas, com larguras de trabalho entre 3,20m e 5m.

Os eleiradores de dois rotores possuem configurações de entrega de leiras laterais, centrais ou duplas e podem adaptar-se a qualquer operação. Além disso, todos os modelos com rotor duplo apresentam braços dobrados para uma ação de elevação suave da forragem, garantindo desempenho confiável nas mais variadas condições de campo. Nesta linha, a Kuhn oferece versões montadas ou rebocadas, com larguras de trabalho entre 5,40m e 9,30m.

Os enleiradores de quatro rotores, com produção de leira central, são máquinas de alto rendimento. O modelo GA 15131, por exemplo, ganhou o recorde mundial de enleiramento, com a incrível marca de 188,9 hectares em oito horas de trabalho.

Estes modelos com quatro rotores possuem os acionamentos dos rotores totalmente hidráulicos com circuito fechado, proporcionando baixa manutenção. As larguras de trabalho variam entre 8,40m e 14,70m.

ESPALHADORES KUHN


Uma forragem de alta qualidade requer uma operação de colheita coordenada e otimizada, levando em conta cultura, relevo, clima, áreas da colheita e método de armazenagem, porque cada nutriente adicional fornecido aos animais através da forragem, ajuda a diminuir os concentrados adicionais necessários.

O espalhamento é um elo fundamental da cadeia de produção, porque ele acelera a secagem, com o objetivo de preservar o valor energético da forragem e diminuir riscos meteorológicos. 
Os espalhadores são essenciais para quem deseja produzir forragens de alta qualidade. Eles permitem trabalhar com um amplo ângulo de inclinação, realizam inversão completa da forragem, gerando uma secagem rápida e uniforme. Além disso, se adaptam muito bem às irregularidades do solo, garantindo uniformidade na distribuição do produto.

Os espalhadores Kuhn não foram apenas concebidos para lidar de forma apropriada com culturas, mas também para serem confiáveis. Exemplo disso é o engate de rotor Digidrive, que foi amplamente experimentado e testado. 

Estes espalhadores de forragens são projetados para garantir a melhor distribuição da forragem em todas as situações de campo, promovendo uma secagem rápida e uniforme das forragens. Os espalhadores estão disponíveis com larguras de trabalho de 4,20m até 17,80m em máquinas montadas e rebocadas.

SEGADORAS KUHN


A Kuhn é líder na tecnologia de corte com discos, com mais de 650 mil barras de corte produzidas desde a introdução das segadoras de discos há mais de 50 anos. Como resultado, contribui ininterruptamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras, com segadoras que garantem qualidade da forragem, conforto do operador, produtividade e segurança.

Para o mercado brasileiro estão disponíveis as segadoras de discos (gama GMD) e as segadoras condicionadoras de disco (gama FC), sendo máquinas montadas traseiras e frontais, rebocadas ou, ainda, combinações triplas de corte.

As diferentes larguras das segadoras de discos montadas das séries GMD 10 e GMD 100, que vão de 1,60m até 3,10m, são adaptadas a operações agrícolas pequenas e médias. Elas combinam uma estrutura simples com diversos recursos, produzindo um corte limpo e uniforme.

A Kuhn também foi pioneira nas segadoras condicionadoras de discos para gramíneas ou alfafa, e possui atualmente uma ampla gama de modelos. Desde a introdução do sistema de condicionamento FingerComb há 25 anos, são fornecidos sistemas de condicionamento versáteis e com ajustes simples para atender às condições de campo em constante mudança. Estão disponíveis as segadoras condicionadoras montadas e rebocadas, com larguras de corte que vão de 2,40m até 9,93m, e sistemas de condicionamento com dedos de ferro ou rolos de borracha.

EMPACOTADORA RW 1410


Todas as etapas do processo de fenação devem ser coordenadas, levando em conta as condições da forragem, do campo e do clima, assim como o manejo e o armazenamento desta forragem, as empacotadoras Kuhn garantem o perfeito empacotamento dos fardos, com alto rendimento e durabilidade, oferecendo um grande retorno sobre seu investimento.

A Kuhn oferece soluções econômicas, ecológicas e ergonômicas em empacotamento de fardos, muitos membros de sua equipe dedicada têm background agrícola e são mestres em suas áreas. Seus muitos anos de experiência os deram know-how e expertise valiosos na produção de equipamentos para empacotar fardos.

Para o mercado nacional, a Kuhn disponibiliza o modelo RW 1410, na versão com bobina simples e na versão e-Twin, com bobina dupla. A tecnologia e-Twin permite o empacotamento com os sistemas exclusivos de pré-esticador combinado com a distribuição de filme, que economiza 50% no tempo de empacotamento e também diminui o consumo de filme. Os rolos cônicos do pré-esticador foram posicionados de forma que os dois filmes de 750mm com 2/3 de sobreposição fiquem colados, formando uma camada dupla de filme antes da saída da unidade de pré-esticamento.

Outra vantagem gerada por este sistema é o empacotamento mais apertado dos fardos, que aumenta a impermeabilidade e preserva a qualidade da forragem, além e proporcionar resistência extrema contra rasgos em todas as situações.

LINHA DE ENFARDADORAS VB 3100

A série VB 3100 oferece uma ampla gama de enfardadoras de câmara variável para fardos cilíndricos, desenvolvidas com as mais recentes inovações de produto, a fim de assegurar o máximo benefício para os agricultores e os prestadores de serviços em todo o mundo. Elas produzem fardos cilíndricos com diâmetros que variam entre 80cm e 160cm. No Brasil são ofertados três modelos com características distintas.

A enfardadora VB 3155, a máquina de entrada, foi projetada para o uso em material seco como o feno e a palha, configurada com rotor de alimentação e amarração de barbante/sisal. A versátil enfardadora VB 3160 premium é uma máquina intermediária, projetada para enfardar uma ampla gama de materiais, desde secos como feno e palha, incluindo o pré-secado, que é um material mais úmido. Ela é configurada com rotor de 14 facas e amarração de rede e barbante.

Para condições mais extremas, a Kuhn comercializa a VB 3165 premium XD, a enfardadora topo de gama, projetada para trabalhar nas condições mais árduas. Ela vem configurada com rotor de 23 facas, amarração de rede e conexão Isobus de série.

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura