ESALQSHOW: Propulsor de inovações para o agronegócio e sua missão de integrar universidade, setor produtivo e sociedade

Em 2019, o ESALQSHOW alcança a sua terceira edição e o evento vem para reforçar o conceito da maior integração entre a universidade, o setor produtivo e a sociedade. Esta é uma das características no relacionamento entre esses setores, que foram fragilizados no tempo, face um distanciamento no diálogo e, mesmo em falhas, nas ações de comunicação. O ESALQSHOW nasceu com esse desafio de contribuir para integrá-los!

Tendo como berço a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o ESALQSHOW será em Piracicaba (SP), o “Vale do Silício” do agro brasileiro. O evento busca também aproximar outras instituições de ensino ligadas ao agronegócio do país, além da fundamental relação com as empresas de insumos e de bens de capital, de inteligência de mercado, tecnologia da informação, tradings e consultorias.

Também é nossa missão trazer para perto os representantes do mundo político e da sociedade como um todo. Além disso, é premissa do evento promover o interesse do cidadão urbano que reclama, corretamente, da falta de informações relevantes a respeito do desenvolvimento do agro brasileiro, de sua performance, perspectivas e desafios.

A expectativa nas ações que estão sendo planejadas é para que seja um evento que não se resuma a apenas um encontro de uma semana, em outubro próximo. Mas que, futuramente, seja coautor para o surgimento de outras iniciativas a partir do ESALQSHOW. Que venham outros eventos multiplicadores de informações e disseminando conteúdo neste país que possui a enorme responsabilidade no tema das perspectivas da segurança alimentar global e da redução das emissões de carbono e seus impactos no aquecimento do planeta.

As universidades têm um papel relevante na geração de conhecimento e na formação de profissionais fundamentais ao Brasil. Mas tem também um papel responsável na comunicação dos seus feitos e na busca da maior integração com os agentes privados, que são os que atuam na produção e na comercialização de produtos do agro. O mesmo ocorre com os agentes do setor produtivo em relação aos investimentos em recursos humanos e na comunicação à sociedade dos seus trabalhos.

O Brasil vive um momento ímpar em sua trajetória de desenvolvimento, em que o agro representa a sustentação das suas reservas de recursos via balanço de pagamentos, quando se tem um grau elevado de incertezas mundiais e guerras comerciais.

ESALQSHOW 2019 trará além de Summits e debates, as visões de futuro de cadeias produtivas e de membros do primeiro escalão de governo, bem como prospectivas de startups, de multinacionais e das empresas de agricultura, pecuária, produtos florestais, entre outras.

Estamos programando ainda visitas a empresas de referência da região de Piracicaba como forma de aproximar o cidadão urbano das realizações do agro, além da presença ativa da mídia participando dos eventos e a clara demonstração do fato da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento ou Econômico) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) elegerem o Brasil e o seu agro como os grandes protagonistas no quesito segurança alimentar do planeta Terra. 

ver mais artigos

Por Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW