Fendt lança colhedora IDEAL

Chega ao Brasil a Fendt IDEAL , uma colhedora repleta de recursos tecnológicos e que teve seu projeto baseado nas necessidades de produtores do mundo todo

A Fendt IDEAL vem com um viés diferente para o Brasil, com tecnologias específicas e funções da máquina desenvolvidas para aplicação específica em terras brasileiras. A proposta é que o operador não fique apenas focado nas questões operacionais e em todos os ajustes necessários para uma colheita efetiva. Com este projeto, a Fendt quer que o operador passe a cumprir um papel gerencial, o que entende ser uma representação do futuro da agricultura.
De acordo com a Fendt, este é o primeiro projeto de uma colheitadeira feito do zero em mais de 30 anos - uma máquina não com base no que veio antes, mas em que produtores disseram do que eles precisam. Este projeto foi testado nos ensaios mais rigorosos já existentes para máquinas agrícolas nos últimos sete anos.


TECNOLOGIA
Para o desenvolvimento da Fendt IDEAL, a empresa buscou no mundo todo informações junto a produtores e operadores de colheitadeiras que, coletivamente, cultivam todas as culturas colhidas por uma máquina em praticamente todas as condições. Durante a concepção da Fendt IDEAL, a empresa testou a colheitadeira em todas as hipóteses e cenários, como campos extremamente úmidos e secos, de baixos e altos rendimentos, colinas, terra em desnível e situações críticas. Os produtores não somente insistiram em máxima disponibilidade, mas também em máquinas que proporcionem o conforto e a ergonomia que lhes permitam trabalhar com segurança as longas horas para atender às demandas, principalmente do Brasil, onde se tem janelas cada vez mais curtas de colheita. Este projeto foi direcionado para uma combinação que não só oferece os meios para enfrentar desafios e oportunidades de hoje – sejam eles clima e condições, novas culturas ou novas tecnologias - mas também dos próximos anos. O resultado não é apenas uma atualização para a maquinaria e a tecnologia existentes. É uma máquina em que se tem controle total sobre sua colheita, assim como sua operação como um todo.
A Fendt IDEAL traz para o mercado uma tecnologia totalmente nova, o recurso exclusivo do IDEAL Harvest: um sistema de automação que se autoajusta através de sensores e câmeras distribuídos dentro da colheitadeira. Com essa tecnologia, a máquina tem níveis de automação e parâmetros para gerenciar a colheita e fornecer dados em tempo real, o que permite ajustes finos, de forma intuitiva e facilitada. Esse recurso proporciona o controle dentro e fora da cabine. O IDEAL Harvest conectado ao Ipad permite a visualização e o controle da colheitadeira, atingindo a melhor performance entre qualidade de grãos, limpeza e perdas. Com um simples toque na tela, o operador prioriza que tipo de colheita quer realizar.

TRAKRIDE
Preocupado com a condição de colheita no Brasil, a Fendt IDEAL também traz dois sistemas novos de tração. Um deles, o TrakRide auxilia na diminuição da compactação e na colheita em terrenos dobrados. A utilização de esteiras foi pensada no desenvolvimento do projeto, nascendo junto com a colhedora e não simplesmente sendo adaptada ao seu uso. Elas entregam duas grandes soluções: menos compactação e maior capacidade de tração. A grande vantagem é que a área de contato com o solo é de até 2,9m². Se compararmos, isso equivale à área de contato de oito pneus. Essa tecnologia proporciona até 70% menos  compactação, um grande benefício para quem faz o plantio direto. 

PARALEVEL
Por outro lado, a tecnologia do ParaLevel é um sistema que atua no eixo dianteiro da colheitadeira, mantendo a máquina alinhada em até 14% às inclinações do terreno. O controle automático da plataforma trabalha de forma sincronizada com o ParaLevel. O nivelamento total da máquina traz uma grande vantagem: trabalhando nivelada, o desempenho da colheitadeira será muito maior. É uma tecnologia que pode aumentar em mais de 50% o desempenho da colheitadeira, nesse tipo de topografia.

MAIS INOVAÇÕES
Entre outras inovações, a Fendt IDEAL possui um sistema único de distribuição uniforme da palhada. Ele consegue cobrir, de forma homogênea e com perfeição, todos os modelos de plataformas Fendt. O modelo traz com exclusividade os rotores axiais Helix Rotors, os mais longos do mercado, 4,84m, que possuem design projetado para obter uma trilha suave com o máximo de qualidade grãos, palhas inteiras e eficiência em consumo de potência. O sistema de manuseio e armazenamento de grãos tem capacidade de até 220 sacos e realiza a descarga de grãos em 82 segundos. Esse conjunto proporciona mais de 20% em ganhos de eficiência para a performance da colheitadeira IDEAL.
As colheitadeiras Fendt IDEAL trazem a inovação da colheita, com tecnologia e performance elevada, sempre preservando os benefícios agronômicos para que o produtor possa aumentar esses valores a cada ciclo de colheita.

ver mais artigos