Fendt lança semeadora MOMENTUM

Com capacidade de até 5.300kg de adubo, a plantadeira Fendt MOMENTUM chega ao Brasil com alto nível de tecnologia, incluindo o exclusivo sistema vApply Granular para distribuição de fertilizantes e o inédito Fendt Smart Frame que garante uma uniformidade no depósito de sementes

A plantadeira dobrável Fendt MOMENTUM foi 100% projetada e produzida no Brasil, chegando ao mercado para revolucionar o plantio em grandes propriedades. A Fendt MOMENTUM oferece os modelos de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45cm e também pode ser configurada no espaçamento de 50cm, com a redução de duas linhas no seu modelo nominal. Nas plantadeiras menores, a caixa de fertilizantes tem capacidade de 4.000kg e, no modelo de 40 linhas, chega a 5.300kg. Estes números tornam a Fendt MOMENTUM a maior máquina de plantio com distribuição de adubo na linha de plantio da história à venda no Brasil. 

Quando dobrada, a plantadeira fica com 4,3m, menor largura de transporte da categoria, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente. Para ser transportada em caminhões-prancha, sem a necessidade de batedores, é necessário apenas remover a caixa de fertilizantes e as rodas externas do chassi central.
O rodado duplo trabalha em tandem e ajuda na diminuição da compactação do solo e nos esforços aplicados ao chassi durante o transporte entre uma lavoura e outra. As larguras de trabalho são de 10,2m, 13,5m e 18m, nas versões de 24, 30 e 40 linhas, respectivamente. O índice de singulação (percentual de sementes falhas e duplas) da nova plantadeira pode chegar a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores a 10km/h de plantio.
Dentro do pacote de tecnologia Precision Planting, a Fendt MOMENTUM traz com exclusividade um diferenciado produto: o sistema vApply Granular, que garante a entrega precisa de adubo em cada linha de plantio. 

FENDT SMART FRAME
Independentemente da condição do terreno, a plantadeira consegue realizar o plantio em áreas planas e também em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, entra em ação o Fendt Smart Frame que combina o subchassi inteligente (Smart Frame), que faz a leitura se todas as linhas estão em contato com o solo, e o Delta Force que aplica a pressão correta para cada uma das linhas que estão em contato com o solo.
Com este sistema, as linhas de plantio não ficam presas diretamente ao chassi da máquina; elas ficam presas a uma barra de ferramentas, dividida em três sessões que, acionadas por dois cilindros hidráulicos cada uma, mantêm as linhas sempre em contato com o solo. 
As molas de pressão de cada linha de plantio existente em outras plantadeiras deram lugar ao sistema hidráulico Delta Force, que através de sensores mantém as linhas na mesma profundidade. A combinação destas tecnologias forma o Fendt Smart Frame, conjunto de soluções que prometem proporcionar produtividade em um nível superior. 

MONITOR 20|20 SEEDSENSE
O monitor 20|20 é responsável por controlar todos os sistemas da semeadora. Através dele, é possível fazer ajustes, correções e tomadas de decisões em tempo real. Com este recurso, é possível definir a taxa de adubo, população de sementes, profundidade de depósito de sementes, monitorar a singulação (quantidade de falhas e duplas), pressão aplicada ao solo, contato da linha com o solo, mapa de plantio e controle de vácuo da plantadeira. Todos esses dados no monitor informam também o “bom percurso” que indica ao operador se é possível aumentar a velocidade de plantio ou não, sempre mantendo o máximo de qualidade. 

SOLUÇÃO DE PLANTIO FENDT 
A solução de plantio Fendt combina dois grandes lançamentos da marca no Brasil: os tratores Vario 1000 e as plantadeiras Fendt MOMENTUM com fertilizantes. Este conjunto promete entregar produtividade, por eles serem os maiores do mercado, e eficiência, por serem capazes de atingir os mais altos índices agronômicos.

ver mais artigos

Fonte: Revista Cultivar

CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura