Fósforo garante segurança no cultivo de milho safrinha

Publieditorial

Frente aos inúmeros desafios enfrentados para ter produtividades satisfatórias de milho safrinha, produtores têm buscado ano a ano por tecnologias que o auxiliem nessa missão, bem como, mitiguem os riscos inerentes a produção na segunda safra. Dentre as tecnologias mais buscadas estão a adequada correção e condicionamento do solo, busca por híbridos com melhor potencial genético, máquinas que proporcionam melhor plantabilidade e estande correto, adequação à data de semeadura com otimização da janela de plantio, uso de produtos fitossanitários de maior tecnologia e etc.

Nesse sentido, atualmente já não é mais possível pensar em segurança das produtividades do milho segunda safra sem investimento em tecnologias. O mercado agro traz diversas soluções avançadas para as mais variadas áreas de todo o manejo desse cultivo. 

Dentre todas as práticas, o produtor vem se atentando cada vez mais para a fertilidade do solo e nutrição do milho. Tudo se inicia na correta amostragem e análise de solo cada vez mais detalhadas no sentido da melhor compreensão da fertilidade e potencial agrícola dos solos. Passada essa etapa o produtor adequa as quantidades de insumos e nutrientes que devem ser aplicados para o atingimento das produtividades desejadas.

Quando falamos em fornecimento de nutrientes para o milho safrinha também podemos pensar em alta tecnologia e eficiência. O agricultor pode ir muito além do manejo tradicional onde se usam fontes convencionais de fertilizante tais como Ureia, Nitrato e Sulfato de Amônio, Cloreto de Potássio, Super Simples, Super Triplo, MAP e DAP. Hoje o mercado de fertilizantes já evoluiu e conta com diversas opções de alta tecnologia para o fornecimento mais eficiente de nutrientes.

Mas o que temos de novo em termos de fertilizantes de alta tecnologia? Um bom exemplo é o fertilizante Microessentials da MOSAIC, que justamente, olhando para o manejo tradicional, buscou uma solução que trouxesse avanços nessa etapa do manejo nutricional. O Microessentials é uma solução que traz tanto uma evolução no fornecimento de nutrientes, como também, otimiza as questões operacionais promovendo maiores produtividades, conveniência e agilidade para a produção.

No que diz respeito a nutrição o Microessentials fornece no mesmo grânulo Nitrogênio, Fósforo e Enxofre em quantidades equilibradas para o Milho. Além disso é uma fonte que traz alta concentração desses nutrientes, o que garante maior eficiência na operação de plantios 

O Nitrogênio do Microessentials está na forma de N-amoniacal de alta eficiência e absorção para o milho, bem como, uma fonte de nitrogênio que não apresenta perdas, garantindo a nutrição eficiente e segura, superior às fontes convencionais que apresentam problemas nesse sentido. 

Para o Fósforo, produtores vem observando a importância da adição desse nutriente e a resposta em produtividade ele é aplicado. Além disso, o fornecimento de fósforo traz maior segurança para o milho safrinha, uma vez que promove aumento do sistema radicular e tornando as plantas mais tolerantes aos estresses hídricos, críticos para essa safra. Para a adubação fosfatada o Microessentials também traz maior tecnologia. O Fósforo presente no Microessentials tem maior solubilidade que as fontes convencionais como MAP, DAP, Super Simples e Super Triplo. Dessa forma a nutrição fica mais eficiente e adequada para o milho mesmo em condições de teores menores de água no solo, quando comparada com as outras fontes.

Além do fornecimento de Nitrogênio e Fósforo a linha Microessentials fornece também Enxofre para o milho, garantindo assim, atendendo de forma equilibrada a demanda nutricional do milho. Fontes convencionais de fertilizantes trazem menor tecnologia para o fornecimento de Enxofre quando comparas a alta tecnologia do Microessentials. O Fertilizante da MOSAIC tem enxofre em todos os grânulos e em duas formas: Sulfato, que garante a nutrição inicial e o Enxofre elementar que garante o fornecimento para as fases reprodutivas da cultura, promovendo uma nutrição estendida do início ao fim do ciclo. Fertilizantes convencionais podem não trazer esse nutriente em sua composição ou então fornecer Enxofre em apenas uma forma, desfavorecendo assim o atendimento completo da demanda do milho.

Somada às questões de nutrição de plantas, o Microessentials promove vantagens na operação de plantio. Sabemos que o sucesso do milho safriha está na adequação da semeadura à correta janela de plantio, e otimizar essa operação traz maior segurança nesse sentido. Por apresentar todos os nutrientes no mesmo grânulo, uniformidade granulométrica e ausência de finos, esse fertilizante facilita a aplicação e distribuição uniforme dos nutrientes na área. Devido à alta qualidade física do Microessentials, a aplicação fica mais uniforme na área com aplicações na dose correta e a operação fica mais ágil devido ao menor número de paradas e reabastecimento, visto que é um fertilizante de alta concentração de nutrientes.
Com MicroEssentials, temos resultados de mais de 160 campos comparativos, distribuídos nas principais regiões agrícolas do Brasil, mostrando um incremento de produtividade médio de 7 scs/ha frente aos manejos com fertilizantes convencionais.

Para fornecer Nitrogênio, Fósforo e Enxofre de forma eficiente e equilibrada, bem como, otimizar a sua operação para encaixar na janela de plantio visando incrementos de produtividade e segurança, pense em alta tecnologia, use Microessentials da MOSAIC Fertilizantes. 

Paulo Lazzarini - Agrônomo

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura