​Imperador 3.0

O primeiro autopropelido com tripla função, lançado pela Stara, reúne numa só máquina pulverizador com barras centrais, distribuidor de fertilizantes sólidos e semeador pneumático

O Imperador 3.0 é um autopropelido inédito e reúne um pulverizador com barras centrais, um distribuidor e um semeador pneumático, podendo realizar as três operações com o mesmo equipamento em momentos distintos. Esta máquina lançada pela Stara vem para atender aos anseios dos produtores rurais que buscavam por equipamentos autopropelidos com grande autonomia de trabalho, mas que esbarravam nos altos valores a serem investidos com a aquisição de mais de uma máquina para realizar os seus trabalhos na lavoura. O projeto do Imperador 3.0 parte do conceito de viabilizar ao produtor ter em sua propriedade um autopropelido com tecnologia de ponta para pulverização e distribuição, além de permitir a semeadura de mix de sementes finas para cobertura do solo, tendência da agricultura brasileira, aliado a um custo mais acessível.

As características dessa máquina levam ao produtor eficiência nos trabalhos de sua lavoura, além da redução dos custos operacionais, tudo isso aliado à simplicidade operacional. O Imperador 3.0 permite o parcelamento das aplicações de fertilizantes e defensivos, utilizando o mesmo rastro, garantindo mais agilidade, rapidez e eficiência nas aplicações. Possui excelente relação custo x benefício, pois chega ao mercado para ser a máquina que mais vai trabalhar na propriedade, realizando a pulverização, a distribuição e a semeadura. De acordo com dados do Projeto Aquarius, os ganhos produtivos médios por utilizar um único rastro nas operações de pulverização e distribuição são de uma saca/ha na soja e duas sacas/ha no milho.

MOTOR E TRANSMISSÃO

O Imperador 3.0 possui motor eletrônico Cummins de 223cv turbo

O Imperador 3.0 permite a troca de marchas com a máquina andando, mantendo a velocidade de aplicação constante durante o trabalho. Possui motor eletrônico Cummins de 223cv turbo, atendendo a legislação MAR-I, destinada ao segmento agrícola. Além da maior durabilidade, o motor possui baixa emissão de poluentes e menor vibração e ruído. O Modo Eco disponível nesta máquina proporciona melhor desempenho e performance do conjunto motor e transmissão, assegurando redução no consumo de combustível em até 12%. Isso acontece através do Topper 5500, que se comunica com o motor do autopropelido. 
O sistema de transmissão é hidro 4 x 4, com controle de tração opcional, permitindo trabalhar em terrenos com inclinação de até 31,7%, sendo a maior capacidade de rampa da categoria. A bomba hidráulica é LS (Load Sensing), sistema inteligente que disponibiliza a vazão necessária para o implemento, acoplado ao motor, que proporciona mais eficiência e reduz o consumo de combustível.

PULVERIZAÇÃO
No sistema de pulverização, o autopropelido possui reservatório de calda de 2.400 litros, produzido em polietileno. As barras centrais, exclusividade patenteada pela Stara, garantem estabilidade durante a aplicação, mesmo em terrenos com desnível. Com as barras centrais o produtor tem a pulverização 75% do tempo em altura ideal, ou seja, sendo 58% mais eficiente, de acordo com estudos da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária. O produtor pode optar pelo comprimento da barra de 27 ou 30 metros, ambas com espaçamento entre bicos de 50 centímetros. A altura de aplicação com barras de 27 metros vai de 60 centímetros a 2,05 metros. Já com barras de 30 metros, a altura de aplicação vai e 80 centímetros a 2,25 metros, com altura de vão livre de 1,5 metro, sem Sistema Sobe e Desce. Durante a pulverização, o peso da máquina está distribuído igualmente, sendo 50% na parte dianteira e 50% na parte traseira.
Em pesquisa realizada pela Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, foram comparados três modelos de pulverizadores autopropelidos para comprovar a qualidade do sistema de barras centrais. Nesse estudo, o  sistema de barras centrais foi comparado com dois modelos com barras traseiras, com aplicação em três velocidades no mesmo percurso, simulando as condições reais de trabalho. Os pulverizadores eram de produtores da região de Guarapuava, Paraná, e conduzidos pelos operadores da propriedade. O resultado deste estudo mostrou que o Imperador com barras centrais é 58% mais eficiente que os outros modelos testados, trabalhando 75% do tempo em altura ideal de pulverização (50 cm do alvo com oscilação máxima de 20 cm para cima ou para baixo). 
O Imperador 3.0 possui reservatório de água limpa com capacidade de 240 litros, o que facilita o trabalho do produtor ao abastecer o incorporador e realizar a tríplice lavagem. A bomba de autoabastecimento, opcional desta máquina, possibilita o abastecimento total do reservatório em menos de cinco minutos. Ele também possui incorporador e lava-frascos com capacidade de 35 litros, dispensando a abertura da tampa do incorporador e proporcionando a reutilização do defensivo proveniente da lavagem para pulverização.
O Sistema de Pulverização Stara (SPS) conta com o retorno calibrado, exclusivo da Stara. Esse sistema possui a vantagem de não sobrecarregar os bicos de pulverização, pois no momento em que acontece o desligamento das seções, o produto retorna para o reservatório de calda, não permanecendo nas mangueiras ou bicos que continuam trabalhando. Assim, é possível manter a mesma pressão, gerando mais precisão na aplicação, qualidade de informações sobre o trabalho e economia de produto. A fixação das barras do Imperador 3.0 é realizada em quatro pontos da máquina, isso confere ao pulverizador uma grande copiagem do solo, mantendo a estabilidade e o alvo de pulverização. As barras possuem sistema de amortecimento contra forças operacionais, o que aumenta sua vida útil.
A suspensão do Imperador 3.0 é pneumática ativa, com sistema de três pontos que traz grande uniformidade na pulverização. Além disso, permite a melhor copiagem do terreno, menor índice de patinagem e melhor qualidade de aplicação.

DISTRIBUIÇÃO
Para distribuição, o Imperador 3.0 possui reservatório em inox com capacidade de até três toneladas (dependendo do peso específico do produto), com alta resistência à oxidação provocada pelos produtos agrícolas utilizados, conferindo maior durabilidade ao reservatório. A comporta dupla, que é opcional, confere ao distribuidor maior precisão na aplicação. Foi desenvolvida para economizar fertilizantes na realização de arremates, aplicações em bordaduras e também em áreas já aplicadas, evitando a sobreposição, seguindo a recomendação de dosagem ideal e corrigindo as variabilidades existentes no solo. Uma lona opcional para o reservatório é de fácil acesso para abertura e fechamento, através de uma manopla, que evita que o produto entre em contato com a umidade, protegendo contra o vento e a chuva. Possui coeficiente de variação (CV) abaixo de 12% em condições climáticas normais, mantendo excelente perfil de distribuição.

Três sistemas em uma única máquina

Além disso, o Imperador 3.0 possui esteira de borracha com dispositivo autocentralizador da fita transportadora, para maior precisão na aplicação. Os roletes têm distância reduzida entre eles, o que melhora consideravelmente a distribuição do peso na esteira, resultando na distribuição mais precisa e uniforme. O chassi da esteira é produzido em inox, o que proporciona maior vida útil ao equipamento. O sistema com esteira de borracha foi projetado dessa forma para evitar a formação de “barrigas” no componente, eliminando a variação indevida na dosagem e garantindo a uniformidade da aplicação. Os discos de aplicação possuem regulagem das palhetas e proporcionam uma faixa de aplicação de até 30 metros, com grande uniformidade. O peso do Imperador 3.0 durante a distribuição fica localizado 44% na parte dianteira e 56% na parte traseira.
Como opcional para tornar a operação ainda mais eficiente, o Imperador 3.0 possui câmera para auxiliar ao dar ré na máquina e para visualizar o funcionamento da comporta dupla. 
Outra evolução do Imperador 3.0 é a utilização de pneus radiais 380/80 R38 que proporcionam menor índice de patinagem e compactação do solo. Os motores de roda possuem redutores axiais que permitem o deslocamento mais rápido do equipamento e o torque maior para trabalhar em terrenos acidentados. Este autopropelido possui um sistema elétrico composto por chicotes modulares, integrados à máquina e devidamente posicionados no interior de eletrodutos de proteção, evitando a exposição e o contato direto com produtos corrosivos e intempéries, aumentando assim a proteção do produto. Com o mesmo objetivo, ocorre a aplicação de emendas derivadas nos chicotes, além do uso dos melhores conectores do mercado com vedação resistente à aplicação no campo.

CABINE
A cabine do Imperador 3.0 possui grande espaço interno, é confortável e proporciona grande isolamento acústico. O ar-condicionado é digital e com filtro de carvão ativado, para garantir a melhor qualidade do ar que circula na cabine. Permite a ampla visibilidade da cultura e das barras durante a aplicação. Possui banco com suspensão pneumática, CD player com entrada USB e Bluetooth, e o acabamento interno da cabine possibilita a fácil limpeza e higienização.

TECNOLOGIA
O Imperador 3.0 é equipado com o melhor pacote de tecnologia de série oferecido pela Stara, com piloto automático e Topper 5500. O piloto automático diminui falhas, transpasses e amassamento nas aplicações em modo reto e em modo curva, possibilitando o controle de tráfego e mais rendimento. O Topper 5500 é um controlador completo para agricultura de precisão que reúne as informações das máquinas agrícolas em um único dispositivo, com acesso simples e prático. Ele possibilita trabalhar com sinal livre ou pago, podendo ser utilizado nas aplicações em taxa fixa ou variável.
Com esse pacote o produtor pode habilitar a Telemetria Stara que possibilita ter a sua fazenda na palma da mão. Ela proporciona o gerenciamento das informações em tempo real das operações realizadas na lavoura, através de um dispositivo com acesso à internet. Todos os hardwares e softwares da Stara são produzidos pela própria empresa em sintonia com a mecânica e a hidráulica da máquina, tudo isso com tecnologia 100% nacional.

Sobe e desce - Precisou? Levantou!
O Imperador 3.0 conta com o Sistema Sobe e Desce, que permite que a máquina aumente o seu vão livre em 40 centímetros, ou seja, a altura passa de 1,43 metro para 1,83 metro com o sistema acionado. Com isso, o produtor pode realizar a aplicação fracionada e tardia de nitrogênio no milho e controle de pragas e doenças no pré e pós-pendoamento da cultura, garantindo a sanidade e aumentando a produtividade da lavoura. Além disso, proporciona o mesmo rastro para os trabalhos de pulverização, distribuição e semeadura de cobertura no final do ciclo da cultura, diminuindo as perdas por amassamento e aumentando os ganhos produtivos.
O Sistema Sobe e Desce possibilita trabalhar com a máquina com vão livre maior somente quando precisar. O acionamento é rápido e simples, através de um comando no Topper 5500. A altura de aplicação com Sistema Sobe e Desce e barras de 27 metros vai de 58 centímetros até 2,43 metros. Para o Imperador 3.0 com 30 metros de barra, a altura de aplicação vai de 78 centímetros a 2,63 metros. O vão livre passa de 1,43 metro para 1,83 metro com esse sistema.

Imperador 3.0CA
Para atender às características peculiares das culturas de cana-de-açúcar e arroz, que normalmente são cultivadas em terrenos irregulares, a Stara traz ao produtor rural o Imperador 3.0 CA, com altura de aplicação variando entre 50 centímetros e 1,95 metro ou de 40 centímetros a 1,85 metro, variando de acordo com o pneu escolhido pelo produtor, podendo ser 380/80 R38 ou 540/65 R28. O modelo CA está disponível com barras de 27 metros e vão livre de 1,30 metro ou 1,40 metro, de acordo com o pneu.

SEMEADOR PNEUMÁTICO
Altas produtividades começam com a cultura de cobertura eficiente. Para tornar a semeadura de cobertura mais eficaz, o Imperador traz um sistema pneumático, chamado de Ponte Verde, que proporciona a semeadura em toda a extensão da barra. Isso garante a cobertura com melhor uniformidade, utilizando o mesmo rastro da pulverização, reduzindo o tempo de operação, as perdas por amassamento e o consumo de combustível.

Detalhe do sistema de distribuição do semeador pneumático

O semeador pneumático que realiza a semeadura de mix de sementes finas é composto por turbina, misturador de sementes e saída de sementes. A turbina é responsável por fornecer o ar necessário para a condução de sementes através dos tubos condutores. O misturador e separador de sementes realiza a mistura das diferentes sementes para distribuí-las uniformemente através da saída de sementes, garantindo a qualidade da distribuição de cobertura. Este sistema está disponível para os modelos com 30 metros de barra, com uniformidade garantida em toda a extensão da barra.
Segundo Silva R.F. et al (2014), com o emprego de culturas de cobertura o incremento da diversidade do solo pode ser de, pelo menos, 18%, chegando até 78% (principalmente minhocas e ácaros). Isso está relacionado com a maior ciclagem de nutrientes e aumento da matéria orgânica do solo. Outros trabalhos com culturas de cobertura demonstram que o ganho produtivo pode chegar a 24% na cultura da soja, dependendo da cultura de cobertura utilizada, como o de Pacheco et al (2009). Outro grande ponto a ser observado é a estabilidade produtiva que se ganha ao longo dos anos, apresentado por Amado et al (1999) em estudo realizado durante nove anos. Na média deste período na cultura do milho, o incremento médio, usando a cultura de cobertura “ervilhaca” em relação à “aveia”, foi de 45,6%. O que se percebe neste trabalho é que, dependendo da cultura, também se pode ter uma importante fonte de nitrogênio.

ver mais artigos