Informações agronômicas aplicadas para tornar a gestão da lavoura mais eficiente

O produtor brasileiro é um dos que mais usa tecnologia em busca de eficiência nas operações da lavoura. Sabemos também que a agricultura nacional, ao longo dos últimos 20 anos, experimentou impressionantes saltos de produtividade, com aumento de sacas colhidas por hectare plantando.

Mas as inovações também precisam garantir o aumento da sustentabilidade no processo produtivo e renda do agricultor, permitindo que as gerações futuras continuem obtendo o melhor daquela mesma área. O maquinário agrícola e suas plataformas de apoio são fatores essenciais para garantir o sucesso dessa equação, coletando dados relevantes da fazenda, processando as informações do campo e transformando-as em conhecimento e intervenção na lavoura.

Ao conhecer a realidade agrícola de cada região, suas necessidades e especificidades, a Massey Ferguson também passou a oferecer soluções de gerenciamento de processos e aplicação de conhecimento agronômico por metro quadrado. Desde 2019 os concessionários da marca oferecem o Farm Solutions, um pacote de soluções digitais para processar dados relacionados às máquinas agrícolas e gerar informações agronômicas para tornar o agricultor mais eficiente em todas as operações.

O pacote digital foi desenvolvido em parceria com empresas especializadas na agricultura brasileira, tanto para os maquinários que já estão em uso, como para os novos. Solinftec, InCeres e Tecgraf somaram forças com a Massey Ferguson para atender os desafios encontrados no dia a dia dos agricultores.

As soluções disponibilizadas pela Solinftec contemplam a captura e processamento de dados em tempo real, com foco na melhoria do amplo ecossistema operacional existente nas diferentes propriedades rurais, com o gerenciamento de dados meteorológicos, máquinas e pessoas.

A InCeres processa os dados coletados em campo e analisa toda a área de cultivo, fornecendo uma melhor compreensão da produtividade da lavoura, disponibilizando ferramentas para um manejo agronômico inteligente por meio da fertilidade do solo, imagens de satélite e prescrições em taxas variáveis, o que pode aumentar a produtividade em até 15% e reduzir desperdícios e, consequentemente, custos.

Já o AgroCAD, software desenvolvido pela Tecgraf, ajuda o agricultor a controlar o tráfego de máquinas na propriedade, diminuindo a compactação e erosão do solo, reduzindo o número de manobras, melhorando o aproveitamento da área disponível para plantio, aumentando o rendimento operacional das diversas operações e até mesmo reduzindo o consumo de combustível das máquinas. Ao confinar o tráfego de máquinas o produtor pode obter um aumento na produtividade de até 25%.

Embora as tecnologias do Farm Solutions tenham sido estrategicamente associadas ao portfólio de produtos da Massey, as ferramentas podem ser utilizadas de maneira independente, ou seja, o produtor pode optar por aquelas que melhor atendam suas necessidades. Democrático, o Farm Solutions atende a diferentes realidades de produção, mercados, tamanhos de propriedade e perfis de agricultores, do pequeno ao grande.

A implantação e toda a assistência necessária são fornecidas pelas concessionárias Massey Ferguson. Com as informações em mãos, o agricultor é mais assertivo na tomada de decisão e consegue explorar melhor todo o potencial produtivo e tecnológico da sua fazenda.

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura