Irrigação para mudas pré-brotadas

A tecnologia conhecida como MPB (Mudas Pré-Brotadas), é caracterizada como um sistema de multiplicação de cana de açúcar, que tem como princípio o plantio de plântulas, garantindo assim mudas de origem conhecida, saudáveis, livres de pragas e doenças.

No entanto, por se tratar de uma planta já pré-desenvolvida, ela não contém nenhuma estrutura de reserva e por isso, é extremamente sensível ao déficit hídrico. Desta maneira, para o estabelecimento da cultura é necessário que se faça o uso de algum método de irrigação, conforme gráfico abaixo:

        

Captura de Tela 2020-06-03 às 10.50.56.png

Fonte: IAC, 2019 Apresentado no Encontro do Grupo Fitotécnico de Cana de Açúcar

O sistema de irrigação por gotejamento vem para atender essa demanda, fornecendo água e nutrientes de maneira pontual às mudas pré-brotadas. Em relação a lâmina de água, o fator é variável pois depende da textura do solo, clima e época de plantio. Cada local possui sua “receita”, sendo que até o presente momento não há nenhum estudo conclusivo sobre esse tema. No entanto, para a realização do estabelecimento da cultura a lâmina pode chegar até 40 mm, sendo realizada em até 4 aplicações.

Com a introdução da MPB ressurgiram dois sistemas de plantio conhecidos como cantose e meiosi. Na cantose, os viveiros são cultivados em um canto do talhão, aproximadamente 20% da área que será reformada. A muda vai sendo cultivada no mesmo local que será depois desdobrada para compor o talhão de cana. 

Já na meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) + MPB, planta-se uma ou duas linhas de mudas pré-brotadas numa área de reforma de canavial e deixa-se um espaço entre as linhas, que será plantado com alguma cultura de interesse econômico, podendo ser soja, amendoim ou adubos verdes. Após a colheita dessa lavoura, as linhas de cana serão cortadas e desdobradas nessa área adjacente. Intercalar culturas com o canavial reduz custos e melhora a eficiência da reforma, além de ser uma alternativa ao plantio mecanizado.

As linhas de MPB no sistema de meiosi deverão ser irrigadas para o estabelecimento das plantas e rápido crescimento, pois dessa irrigação dependerá a taxa de multiplicação. Em geral, em 1 linha de cana se dá a multiplicação suficiente para 8 ou 10 linhas de cana, mas existem relatos de taxas muito maiores, como 1:40. 

A Netafim, pioneira em tecnologia de irrigação por gotejamento, desenvolve projetos personalizados para atender a demanda dos clientes. E para irrigação do MPB, independente se plantado no sistema de cantose ou meiosi, ela oferece kits móveis de irrigação. Eles são compostos por uma unidade móvel de bombeamento (motobomba a diesel), filtros manuais de disco, tubulações flexíveis, flex net e tubos gotejadores de parede média. 

Captura de Tela 2020-06-03 às 10.51.07.png

Figura 02. Layout de irrigação localizada em cantosi

            

Captura de Tela 2020-06-03 às 10.51.19.png

Figura 03. Layout de irrigação localizada em meiosi

 

Captura de Tela 2020-06-03 às 10.51.31.png

Figura 04. Fotos de um sistema de irrigação por gotejamento móvel para MPB


ver mais artigos

Por Daniel Botelho Pedroso, Especialista Agronômico Netafim

CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura