Plataforma Slingshot: Mais eficiência, mais lucros

As soluções de telemetria e gestão de frota mostram de forma clara as operações e trazem facilidade para monitorar dados em tempo real, ajudando o produtor a tomar decisões mais lucrativas

A busca por produzir mais alimento e reduzir os custos na operação exige cada vez mais do produtor rural. Dos muitos desafios enfrentados no dia a dia do campo, não possuir dados confiáveis e precisos afeta a tomada de decisão dos agricultores e os resultados ao final de cada safra. O uso da tecnologia fornece informações seguras e melhora a comunicação entre o campo e o escritório. As soluções de telemetria e gestão de frota mostram de forma clara as operações e trazem facilidade para monitorar um grande volume de dados em tempo real, ajudando o produtor a tomar decisões mais lucrativas.

Agilidade na operação

A telemetria é responsável por receber e transmitir dados de forma remota, é uma tecnologia que melhora a eficiência, aumenta a precisão, minimiza a variabilidade e maximiza os resultados financeiros. O controle total das operações ocorre através de uma plataforma simples que se adapta à realidade de cada agricultor. O Field HUB é um pequeno dispositivo que se encaixa perfeitamente na cabine da máquina. O produtor não precisa mais se preocupar com as principais variáveis que afetam o desempenho de sua lavoura, como tempo de trabalho, tempo ocioso e tempo de trânsito, pois o dispositivo conecta os operadores, gerentes e suporte do Slingshot® entre si, fornecendo uma experiência completa.

A plataforma Slingshot® aumenta a eficiência em até 20% e sincroniza as operações do escritório para o campo. E isso dá ao produtor a capacidade de ver seu negócio de forma diferente e encontrar novas maneiras de administrá-lo ainda melhor do que antes. A operação é executada com mais facilidade usando a tecnologia para aumentar a eficácia e reduzir a variabilidade nas atividades do dia a dia.

Soluções oferecidas pelo Slingshot®

Conecte campo & escritório

Por meio de uma assinatura, o produtor pode obter solução em conectividade, logística, análise de dados e um relatório com as informações geradas em campo.

Esteja conectado

O recurso Connectivity possibilita conectividade e rápida entrega de mapas, ordens de serviço e arquivos da aplicação.

Transfira ordens de serviço rapidamente

O recurso Logistics trans­fere ordens de serviço para a cabine rapi­damente e fornece as informações dos trabalhos concluídos em campo em tempo real. É pos­sível saber onde estão os equipamentos e ativos e o que está sendo feito.
Dentro de Logistics estão disponíveis muitos recursos que ajudam o agricultor a maximizar a eficiência da operação.
COMUNICAÇÃO ENTRE MÁQUINAS: mesma informação compartilhada entre várias máquinas no mesmo trabalho através do recurso chamado JOB SYNC. Permite que as informações sejam facilmente compartilhadas entre várias máquinas no mesmo trabalho, incluindo controle de seção para evitar saltos ou sobreposições. O Job Sync Live View permite que o produtor veja o progresso ao vivo do trabalho que está sendo feito na web, em tempo real, e pode se manter atualizado sobre o quão perto um trabalho está da conclusão.
Gerencie grandes frotas
o AgSync é um recurso que permite ao agricultor vencer a difícil tarefa de gerenciar grandes frotas, em diferentes locais, com um número limitado de pessoas.

Crie ordens de serviço

O recurso DISPATCH PRO™ possibilita a criação de ordens de serviço. Os usuários podem gerenciar com eficácia a logística da aplicação, enviando campos para os aplicadores apropriados, manter-se informados com notificações de status de ordem de trabalho em tempo real via texto ou e--mail e manter-se atualizados com a localização ao vivo.

Monitore sua frota

O recurso FLEET TRACKING permite monitorar a localização de toda a frota de máquinas, caminhões, veículos e ativos sem energia, como reboques, tanques e implementos.

Tome decisões confiantes e baseadas em dados

O recurso Reporting informa o agricultor sobre os operadores e ativos desde o início de um trabalho até a conclusão.

Fácil colaboração e compartilhamento de dados

O SLINGSHOT® WEB & MOBILE APPS promove fácil colaboração e compartilhamento de dados para todos os níveis da operação e seus clientes. Além disso, permite o acompanhamento do trabalho da máquina, a ociosidade e o tempo de inatividade estejam acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
APLICATIVO AGRISITE: esse aplicativo iOS permite que a equipe que está em campo registre observações de campo georreferenciadas, notas de campo e fotos.
APLICATIVO OPERADOR PRO: o usuário deste aplicativo pode visualizar todas as suas ordens de serviço em campo, em uma interface fácil de usar.

Monitoramento da frota em tempo real

O Analytics proporciona ao agricultor acesso a informações em tempo real para que possa tomar decisões confiáveis e baseadas em dados em todos os níveis da operação, a qualquer hora do dia. É possível ter acesso as métricas da máquina e estatísticas de desempenho do sistema, pois esse recurso mensura: área coberta, tempo de trabalho, tempo ocioso e tempo de trânsito.

SAIBA O CUSTO OPERACIONAL DE CADA MÁQUINA: o Fleet Analytics permite saber o custo operacional de cada máquina, ajuda o produtor a tomar decisões sobre substituição e manutenção. Analisa as ordens de trabalho atuais e passadas do Slingshot® e relata os dados como hectares cobertos ou uso da máquina.

Operação sincronizada

O agricultor poderá utilizar melhor toda a informação gerada em sua propriedade e obter informações valiosas sobre a melhor maneira de aproveitá-las ao máximo no futuro. Ao adicionar tecnologia nos veículos é possível conectar toda a operação, de forma que todas as informações estejam sincronizadas.

ESPAÇO DO CLIENTE

Soluções para uma aplicação eficiente

Aldivio Strasser, Strasser Agrícola

“O Autoboom XRT além de ser um sistema suave na barra, ele a mantém uniforme. Se você determina por exemplo 50cm de altura da barra, tanto a ponta quanto o meio da barra estarão com 50cm. Para nós o sistema está excelente.

Nós buscamos a tecnologia Hawkeye pela qualidade de aplicação. Nós estávamos aplicando a 100L/ha e vimos uma necessidade de baixar o volume, então entramos em um programa de baixo volume. E o equipamento convencional não atingiu o volume que queríamos aplicar, por exemplo, nossa meta era aplicar 35L/ha a 8km/h, a 10km/h e eventualmente em alguns pontos a 5km/h, e buscamos uma solução para conseguir aplicar esse volume de calda. E então conhecemos o sistema Hawkeye, colocamos o equipamento em teste e o resultado foi excelente. Porque é um sistema que mantém a litragem por hectare e a pressão contínua. Você tem uma litragem por hectare independente da velocidade, você tem um range de velocidade que ele determina, mas é um range bem grande. E qualquer velocidade que você ande dentro desse range você tem uma pressão contínua. Por exemplo se você colocar 2bar ou 3bar de pressão em bico para manter uma gota uniforme você consegue. Essa é a grande jogada desse sistema, porque ele mantém a pressão, e essa pressão mantém o tamanho e o volume de gota por cm2 dentro de uma velocidade determinada. 

O que a gente conseguiu ver ainda em cima da sobreposição na aplicação, no sistema convencional nós tínhamos um volume de calda a mais na aplicação de 10%, o sistema praticamente eliminou esses 10%. Por exemplo se eu tenho uma área de 100 ha eu tinha que ter calda para 110 ha no sistema convencional ia 10% a mais de calda. E com esse sistema eu consigo fechar os 100 ha, conseguimos uma economia de 10%. O sistema se paga, nós procuramos uma vantagem em cima do produto e nós vimos outras vantagens. Nós estamos muito satisfeitos.

O que a gente gostou do sistema e que muitas empresas não tem é o suporte remoto, porque o suporte remoto te da uma comunicação direta com a assistência técnica da revenda ou da Raven. Se você tem algum problema ou alguma coisa que você fez errada o fabricante ou revenda tem o acesso direto dentro do equipamento. Isso é muito importante porque geralmente temos uma dificuldade de troca de informação dentro do problema que está acontecendo e isso corta caminhos. Se for algum problema que o operador fez de errado ou algo assim o outro lado da informação consegue detectar na hora."



Hawkeye: solução para uma lacuna na pulverização

Maurício De Bortoli

“Com a evolução da agricultura mundial foram inseridas diversas tecnologias que trazem ao agricultor maior rendimento operacional e melhor aproveitamento dos recursos empregados em cada atividade. Hoje eu gostaria de destacar a operação de pulverização, que apesar de dispor de alto grau tecnológico, infelizmente ainda é a responsável pelo maior desperdício de insumos quando não praticada aliando a melhor técnica com ferramentas de controle e gerenciamento precisas. 

A partir do entendimento que devemos gerenciar da melhor forma tal operação, fui para o mercado buscar uma ferramenta que me trouxesse maior controle sobre tal atividade tão importante para a obtenção de melhores resultados a nível de campo. Desta forma, através de uma vasta pesquisa de mercado encontrei na Raven uma solução para uma lacuna em minhas pulverizações. O principal problema a ser sanado eram as variações de pressão no sistema gerado pela oscilação de velocidade e terreno variado aliado à inexistência de compensação das curvas geradas pelas barras da máquina durante a operação. Foi aí que encontrei no sistema Hawkeye, uma ferramenta responsável por controlar bico a bico a pressão do sistema de pulverização através de eletroválvulas que, ao pulsar, mantêm a cobertura padrão de gotas independentemente da oscilação de velocidade e terreno, além de possuir um excelente sistema de compensação de curvas e desligamento bico a bico, que garantem uma melhor aplicação sem desperdício de produtos.

Portanto, quando se busca maior rentabilidade na atividade agrícola devemos reunir além de tecnologias, empresas que possuam soluções consolidadas e experiência em trazer para o campo produtos que, além de inovadores, estejam alinhados com as demandas atuais e possam ser capazes de entregar resultados que tragam, além de economia, facilidade nas operações realizadas em nosso dia a dia.”


"Aposte em tecnologias que tragam retorno rápido"

Pedro e Raul Basso, Sementes com Vigor

São muitas as tecnologias utilizadas que vão melhorar o dia a dia do agricultor, e os recursos oferecidos pelo uso da telemetria irão acrescentar ainda mais resultados ao final de cada safra. Conversamos com alguns clientes sobre os benefícios de se utilizar tecnologia na lavoura.

Num bate-papo sobre tecnologia, Pedro Basso, da Sementes com Vigor, nos contou sua experiência com os produtos da Raven.

1. Por que utilizar tecnologia no dia a dia da lavoura?
Viabiliza o aumento de rendimento do trabalho, reduz custos operacionais, reduz perdas que, consequentemente, irá aumentar a lucratividade da lavoura quando bem utilizadas as tecnologias disponíveis.

2. Quais os benefícios que as soluções da Raven trouxeram para a Sementes com Vigor?
Aumentaram e muito a tecnologia de aplicação de insumos com o pulverizador autopropelido, com redução de vazão de água sem perder qualidade de deposição de gotas e quantidade de gotas por metro quadrado, uniformidade de gotas, menos fitotoxicidade nas lavouras, maior precisão nos hectares aplicados, reduzindo gastos de insumos em função do Hawkeye fazer compensação, o pulso melhorou muito a uniformidade de gotas em razão do bico trabalhar com uma pressão fixa. Conseguimos reduzir o uso de inseticidas e fungicidas, pois os tanques de injeção direta nos permitem fazer aplicações localizadas como beiras de lavouras onde entram pragas, reduziram problemas de incompatibilidade de calda, pois separamos mais produtos - por exemplo, separar o 2,4-D do Graminicida e do glifosato, melhorando eficiência dos mesmos. O Viper 4 possui uma acessibilidade incrível, fácil acesso em todas as opções, uso operacional, facilidade para o operador.

3. Qual o impacto dessas tecnologias no aumento da produtividade e na redução de custos?
Conseguimos com essas tecnologias aumentar o rendimento operacional do pulverizador, fazendo mais hectares por dia, com qualidade maior de aplicação, reduzimos fitotoxicidade de produtos nas culturas pela dose mais correta, principalmente falando em herbicidas de feijão e cevada, aplicação localizada de produtos, assim não sendo necessário fazer aplicação em área total.

4. Qual sua dica para quem quer começar a utilizar tecnologia?
Aposte em tecnologias quem tragam retorno rápido, estude bem sua necessidade e uso do seu autopropelido, a máquina que mais passa na lavoura. Acoplar tecnologias que melhoram sua qualidade de trabalho traz retorno rápido.

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura