Manejo da irrigação e nutrirrigação em pré-florada do cafeeiro aumenta rentabilidade e reduz custos operacionais

Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim.

A florada do cafeeiro é uma das fases mais importantes e que demanda grande atenção dos produtores. Baseado na florada que se determina qual o potencial produtivo da lavoura.  Portanto, é necessário ficarmos atentos a alguns pontos como o manejo da irrigação e adubação no período que antecede a florada.

O cafeeiro deve estar com sua nutrição equilibrada na pré-florada, pois desta fase até o enchimento dos grãos é o momento em que a planta demanda maior quantidade de nutrientes. Nessa fase, os nutrientes devem estar prontamente disponíveis. A nutrição equilibrada nesse período auxilia também a resistência a doenças como Mancha-de-Phoma, Mancha-aureolada, ferrugem, entre outras.

A Netafim possui a tecnologia da nutrirrigação, que permite fornecer nutrientes de forma pontual e direto na “boca das plantas”, o que garante maior aproveitamento. Além disso, e o mais importante, atendendo a demanda nesse período, é possível aumentar a rentabilidade e reduzir custos operacionais. Com isso, o cafeicultor terá maior segurança e qualidade nas aplicações dos fertilizantes, proporcionando um melhor pegamento da florada.

A irrigação quando bem manejada na pré-florada pode trazer inúmeros benefícios na uniformidade do florescimento e consequentemente na qualidade dos frutos. Quanto mais uniforme a florada maior a produtividade e qualidade final, aumentando a lucratividade da colheita.     

Alguns manejos vêm sendo adotados para a cafeicultura irrigada, como por exemplo a irrigação deficitária, com o propósito de fornecer água em menor volume mantendo a planta hidratada, porém não estressada. Dessa forma permitindo a sincronização floral, evitando o amarelecimento e perda de folhas. Importante ressaltar que é indispensável realizar o monitoramento do clima (umidade relativa do ar, temperatura, radiação), do comportamento das plantas e da umidade do solo a partir de tensiômetro e sensores de solo, pois todos esses fatores influenciam no manejo da irrigação e no momento da floração.

Por meio da irrigação por gotejamento, atrelada a tecnologia da nutrirrigação, é possível potencializar a uniformidade na florada e obter uma qualidade superior na colheita. A tecnologia da Nutrirrigação possibilita que os cafeicultores forneçam nutrientes todas as vezes que o sistema de irrigação for acionado, possibilitando atender a demanda nutricional de acordo com cada fase fenológica do cultivo.


Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura