Melhoramento Genético X Meio Ambiente

A melhoria da genética, associada com fatores ambientais e nutricionais favoráveis tem alcançado bons índices de produtividade desde que focada na relação custo beneficio.

E muito importante ter um conceito claro sobre meio ambiente, como cada fator influi e como podemos obter um animal com a melhor adaptação a meios específicos.

A roda ecológica da pecuária que foi o foco de trabalho do zootecnista Jan C. Bonsma, mostrando a interação animal, meio ambiente com 16 variáveis, que influenciam diretamente homem e animal.

NUTRIÇAO,

Não se pode negar que a nutrição e o fator mais importante na relação entre o animal e o seu meio. Os animais dependem do nível nutricional total do meio ambiente.

TEMPERATURA,

E o fator que determina o tipo de animal que pode ser mantido em determinada região. PH E FERTILIDADE DO SOLO

Nas regiões onde o crescimento das plantas e de um tipo, que revela baixo PH e FERTILIDADE do solo, com gramíneas de qualidade inferior, os animais irão desenvolver-se menos que os animais das regiões de pastagens melhoradas.

DOENÇAS,

E um fator que exerce importantíssimo papel na produção de bovinos.Tendo a necessidade de um programa de vacinações.

ENDOPARASITOS E ECTOPARASITOS,

Carrapatos, mosquitos e moscas são perigosos para muitos animais em ambiente natural. As doenças transmitidas pelos carrapatos constituem um perigo real. Os animais não adaptados são presas fáceis dos parasitas. Deve-se utilizar programa de manejo para combater as verminoses combinados com a utilização estratégica de vermífugos.

ADAPTABILIDADE,

E o grande trunfo de animais adaptados. Sendo capaz de produzir em todas as regiões do Brasil. A melhoria da capacidade genética acompanhada do ambiente ira se traduzir num aumento de produtividade. A pecuária de corte brasileira precisa utilizar estas ferramentas no sentido de produzir animais geneticamente superiores, que transmitam precocidade, maior eficiência reprodutiva e velocidade de ganho de peso, para melhorar a taxa de desfrute e a qualidade da carne.

Willy Groot
Pecuarista, Sócio da Estância Futurama melhoramento genético de Holambra S.P. ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura