Novas séries Massey Ferguson MF4700 e MF5700

As novas séries MF 4700 e MF 5700 da Massey Ferguson trazem para os tratores brasileiros um projeto global da empresa, com tecnologias disponíveis em mercados de outros países

A evolução de uma das famílias de tratores mais tradicionais da marca Massey Ferguson, a MF 4200, as novas séries MF 4700 e MF 5700 foram projetadas para ampliar o rendimento e a versatilidade das atividades no campo. Disponível nas versões plataformada e cabinada, os novos modelos complementam o portfólio da marca na faixa de potência de 75 a 105 cv. Essas novas séries de tratores fazem parte de um projeto global da Massey Ferguson e trazem consigo a mesma tecnologia disponível em outros e importantes mercados para o Brasil.

A família MF 4700, conta com três modelos: MF 4707 (75 cv), MF 4708 (85 cv) e MF 4709 (95 cv); e a MF 5700, dois modelos: MF 5709 (95 cv) e MF 5710 (105 cv). Além da potência, o destaque está na motorização, onde todos os tratores da marca Massey Ferguson agora estarão equipados com motores AGCO Power de três cilindros e com sistema de gerenciamento eletrônico da injeção de combustível.

A evolução é contínua e não fica só no motor, outro grande diferencial é a transmissão syncromesch com reversão de fábrica com ótimo escalonamento e fácil engrenamento das marchas. Aliado a isto, as duas séries têm grande capacidade de levante e alta vazão do sistema de controle remoto.

 MOTOR

As séries MF 4700 e MF 5700 são equipadas com motor de três cilindros, fabricados pela AGCO Power, com potência de 75 a 105 cv, com turbo e intercooler, gerenciamento eletrônico da injeção de combustível e sistema iEGR de recirculação de gases. Com isso, a Massey Ferguson além de atender a norma MAR-I de controle de emissões de poluentes, se mantém fiel na proposta de preparar a nova geração de motores para o futuro, entregando uma tecnologia de ponta na gestão dos motores e promovendo resultados diretos e reais ao parceiro do campo. Estes motores possuem itens como: modo de segurança anti-falha, controle de injeção de combustível conforme a demanda e proporcional a rotação de trabalho, ou seja, o sistema de injeção direta (common rail) oferece pressões de injeção otimizada, mesmo com baixas velocidades de motor, e ainda, alta capacidade de torque.

Tudo isto gera um menor consumo de combustível, respostas mais rápidas e maior torque em baixas rotações, proporcionando maior eficiência e maior desempenho durante o trabalho. Os motores são compactos, com menor número de componentes de atrito, o que reflete em menor perda mecânica e maior eficiência. Se considerarmos a manutenção, as trocas de óleo e filtros, o motor de três cilindros utiliza menor volume de óleo lubrificante, menor número de componentes, ou seja, menor custo a longo prazo.

 TRANSMISSÃO

Outro diferencial das novas séries é a transmissão syncromesch, disponível para a série MF 4700 nas opções 8x8 com reversão mecânica, ou 12x12, com opção de reversão mecânica ou eletro-hidráulica. A nova transmissão é mais moderna e possui ótima relação custo-benefício. Para a série MF 5700, temos uma transmissão de 12 velocidades à frente e 12 à ré, sendo as marchas sincronizadas e com reversão do movimento (mecânica ou eletro-hidráulica).

Dentro do range de velocidades úteis (4km/h a 12km/h) há seis marchas disponíveis. Isso se traduz em um ótimo escalonamento de marchas e melhor performance de trabalho, ou seja, a velocidade adequada para as mais diversas aplicações.

A reversão mecânica (Mechanical Shuttle) é feita por meio de uma alavanca posicionada no painel de instrumentos do trator, onde após acionar o pedal da embreagem, pode-se fazer a inversão de movimento.

O reversor elétrico-hidráulico (Power Shuttle) utiliza o mesmo princípio dos tratores Dyna-4, Dyna-6 e Dyna-VT. Para reverter o movimento do trator, basta levantar a alavanca e mudar da posição frente para trás e vice-versa, além da função neutro. Ainda há a possibilidade de se ajustar a sensibilidade da arrancada à frente ou à ré por meio de um potenciômetro que está próximo à alavanca de reversão. Nesta versão também pode-se acionar a embreagem através de um botão na manopla da troca de marchas, ou seja, quando o operador for trocar de marcha, basta apertar o botão e selecionar a marcha desejada, sem a necessidade de acionar o pedal da embreagem, possibilitando maior conforto e reduzindo a fadiga do operador.

Para os produtores rurais que necessitam de velocidades extremamente baixas para realizar algumas operações, nas duas séries é possível configurar os tratores com um super-redutor (creeper), ampliando o range de velocidades de 8x8 para 16x16 e 12x12 para 24x24, permitindo que a velocidade de deslocamento do trator esteja adequada para a operação. 

 

SISTEMA HIDRÁULICO

Um sistema hidráulico simples de centro aberto, acionado por duas bombas de engrenagem, onde a bomba de 27 L/min fornece todos os serviços internos. As bombas de 65 L/min (MF 4700) ou de 58 L/min (MF 5700 e MF 6700) permitem que o engate eletronicamente controlado levante, respectivamente, 3.000 kg e 4.300 kg.

No MF 5700, o fluxo de óleo de 98 L/min é alcançado através do simples apertar de um botão, onde um fluxo maior de óleo fica disponível para atender as mais diversas aplicações. Duas válvulas de controle remoto como padrão; e terceira válvula opcional.

 LEVANTE HIDRÁULICO

Os três pontos traseiros foram otimizados e pensados especificamente para estas novas três séries da Massey Ferguson. Com a maior capacidade de levante, os tratores MF 4700 apresentam uma capacidade de 3.000kg e os tratores MF 5700 4.300kg, adequadas à qualquer necessidade de levante para um implemento nestes ranges de potência.

Ainda, além de oferecer as maiores capacidades de levante da categoria, a Massey Ferguson traz ao Brasil, como opcional, o controle eletrônico (ELC) do levante de três pontos. Esse sistema proporciona um controle preciso e respostas rápidas aos comandos do operador, pois “entende” o comando intuitivo do operador na demanda de mais ou menos velocidade de subida e descida do hidráulico.

As séries MF 4700 e MF 5700 vêm com levante de três pontos de série. Todos possuem as funções de subida, descida e cópia de solo. Além disso, em algumas versões estão disponíveis funções extra como: controle de subida e descida máxima, velocidade de subida e descida, e função suspensão, que proporciona maior conforto ao transportar um implemento. Em ambas as séries, MF 4700 e MF 5700, o controle de subida e descida do sistema hidráulico dos três pontos é eletrônico, o que garante maior precisão da posição dos implementos durante as operações.

 TOMADA DE POTÊNCIA

Todos os modelos são equipados com um eixo de TDP de seis estrias, que pode fornecer velocidades de 540 e 540E rpm, dependendo do modelo do trator e da versão. As versões básicas de todas as séries MF 4700 e MF 5700 são equipadas com TDP de 540rpm. O controle é feito através de uma embreagem moderna e independente, que é acionada eletro-hidraulicamente, o que facilita o acionamento e protege a transmissão ao elevar a propulsão gradualmente. Este sistema de controle une a máxima confiabilidade à facilidade de uso e é controlado com simplicidade através de um botão na estação de operação (plataforma ou cabine). O controle eletrônico regula a taxa de acionamento para mais confiabilidade- mais suave, regulada e ajustada para uma taxa de acionamento ideal, capaz de entregar um acionamento confiável da TDP, independentemente da velocidade do motor ou do tamanho do implemento.

 AMBIENTE DO OPERADOR

Os tratores das séries MF 4700 e MF 5700, apresentam-se em duas versões: plataformado e cabinado. A versão com plataforma foi projetada desde o princípio com ênfase no conforto e na facilidade de uso. Corrimões, montados ao lado de fora da estação do operador e degraus montados na máquina, oferecem fácil acesso, enquanto um túnel de transmissão baixo cria uma plataforma espaçosa. Uma vez sentado, o operador encontra os controles manuais em posições ergonômicas, deixando-o confortável para operar e confiante ao longo da jornada de muitas horas de trabalho no trator.

As versões com cabine estabelecem um novo padrão em relação à ergonomia do operador. Como destaques da nova cabine, a visibilidade 360º, inigualável para o máximo conforto e segurança no trabalho. A cabine está mais larga e garante mais espaço interno com melhor posicionamento dos comandos, todos ao alcance dos dedos, permitindo operações precisas e fáceis.

O painel de instrumentos é de fácil visualização e identificação através de luzes e símbolos indicadores. Além das informações que o operador está acostumado a encontrar nas máquinas atuais do mercado, os tratores da série MF 4700, disponibilizam outros itens, como a mensuração digital da velocidade de deslocamento do trator. Já na série MF 5700, além da velocidade de deslocamento, há informações do consumo instantâneo de combustível, do consumo total e da área trabalhada. O acionamento da tração dianteira auxiliar e do bloqueio é eletro-hidráulico.

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