Por que investir em fertilizantes de qualidade?

É preciso que a recomendação chegue às plantas de modo adequado.

Precisamos relembrar a importância do quesito “QUALIDADE” em fertilizantes. Já parou pra pensar se o seu fertilizante contém excesso de pó, grânulos de tamanho diferentes e enchimento? Mesmo com tantas tecnologias para recomendação, e gerando a prescrição agronômica mais assertiva, ainda esquecemos do quesito “Qualidade de Fertilizante”, correndo o risco dessa recomendação não chegar até a planta.


Produtos com excesso de finos (pó), impactam diretamente na qualidade de aplicação, interferindo na regulagem adequada do equipamento de distribuição. Isso pode ocorrer quando o pó do fertilizante, em contato com a umidade, forma uma pasta rígida que adere na “rosca sem-fim” causando o entupimento do fluxo do fertilizante, comprometendo a dose de produto aplicado.

A desuniformidade no tamanho dos grânulos, não permite uma boa regulagem do equipamento, ou seja, depois da aplicação, seu fertilizante não estará bem distribuído. Quando se tem tamanhos desuniformes de grânulos e com excesso de “pó”, a densidade do produto sofre variação e, desta forma, as doses aplicadas de nutrientes também vão sofrer variações.

Outro ponto muito comum é a utilização de enchimento (carga), para fechamento de fórmulas, adicionando-se matéria-primas cada vez mais concentradas, o que resulta em uma menor quantidade e variedade de nutrientes aplicados dentro das áreas.

Por isso, em toda negociação de fertilizantes, não esqueça de se perguntar:

1- Esse fertilizante tem excesso de pó?

2- Qual o tamanho dos grânulos dessa formulação?

3- Estão colocando enchimento para fechar a fórmula?

Devemos  buscar uma nutrição balanceada, através do equilíbrio entre os nutrientes, para que as plantas possam expressar o máximo potencial produtivo, utilizando fertilizantes que possuam qualidade, de verdade. 

Thiago Sylvestre, Mosaic Fertilizantes


ver mais artigos

Thiago Sylvestre

Mosaic Fertilizantes

CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura