Prática do Drip Protection é evolução nas lavouras do Brasil

- Foto: Divulgação

Drip Protection, que em tradução livre quer dizer “Gota Protetora”, é a evolução das antigas práticas de quimigação, que consistia na aplicação de produtos químicos através dos sistemas de irrigação. Em maioria muito utilizados nos sistemas de irrigação por gotejamento.

Classificamos como uma evolução pelo motivo de que, atualmente, essa ação não está mais restrita a produtos químicos. Agora, com a busca por produções cada vez mais sustentáveis, temos a possibilidade de utilizar produtos de origem biológica e orgânica através do mecanismo.

Cresce cada vez mais a busca e o aparecimento de produtos orgânicos nos mercados, como por exemplo ácidos húmicos e fúlvicos específicos para serem aplicados via sistemas de irrigação. Seguindo essa tendência temos também o crescente desenvolvimento dos produtos biológicos, como por exemplo a aplicação de grupos de bactérias e fungos tanto por motivo de melhorar a biota do solo e aprimorar a resposta da lavoura, como atuar em combate a determinadas espécies de nematoides.

O Drip Protection apresenta inúmeras vantagens frente as técnicas convencionais de pulverização, como:

  1. Maior segurança para os operadores que agora não mais entram em contato com os produtos durante as pulverizações já que tudo é enviado para a lavoura via irrigação.
  2. Aproveitando a alta eficiência do gotejamento os produtos são aplicados com maior uniformidade e precisão, trazendo muito mais economia para o produtor uma vez que, com a aplicação via gotejamento, a distribuição do produto não está suscetível a perdas, como por exemplo as causadas por influência de ventos fortes.
  3. A dispersão de produtos via sistema de irrigação é muito mais rápida que aplicações convencionais através de pulverizadores.

As empresas dos diversos ramos de produtos químicos, biológicos e orgânicos já perceberam a evolução dos sistemas de irrigação por gotejamento. Devido a este fato, opções de produtos que ajudam a combater pragas, doenças e melhorar as características dos solos, estão crescendo cada vez mais. A prática de Drip Protection se expande pelo mundo, pois fornece tudo o que os produtores buscam: segurança e economia.

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura