Qual o conceito e como utilizar a bioestimulação em plantas

Qual o conceito e como utilizar esta importante ferramenta para o agricultor para auxiliar no melhor metabolismo das plantas, aumentar a resistência e incrementar a produtividade.

A agricultura atual tem desafiado produtores em todo o Brasil a buscarem soluções cada vez mais técnicas para ultrapassar barreiras de produtividade.

Diversos fatores bióticos e abióticos podem interferir na estruturação de processos dentro de um manejo de alta produtividade. Empresas do setor de nutrição de plantas têm investido cada vez mais em pesquisas que buscam encontrar o melhor balanço no consórcio do uso de nutrientes essenciais somado ao uso de substâncias bioestimulantes, que quando aplicado em plantas pode induzi-las a uma melhor ativação de seu metabolismo e processos fisiológicos que vão trazer benefício produtivo para a cultura. Os bioestimulantes são substâncias de origem biológica que podem ser constituídos de diferentes formulações que vão desde produtos à base de ácidos fúlvicos, ácidos húmicos, extratos de algas e aminoácidos. O uso destes produtos atualmente tem se tornado uma boa ferramenta para o agricultor, pois podem auxiliar no melhor metabolismo das plantas, além de aumentar a resistência e consequentemente podem incrementar a produtividade.

Em nível de campo, essas substâncias têm mostrado enorme potencial em diferentes cenários produtivos, de baixa a alta fertilidade, proporcionando melhoria fisiológica em três fases cruciais dentro do ciclo da cultura. São elas: germinação, vegetação e reprodução. Em cada fase estímulos específicos são expressos através dessas substâncias.

Através de pesquisas aplicadas, a CJ Selecta traz uma solução específica para proporcionar um efeito fisiológico equilibrado na planta, onde traz o blend de algas marinhas, somado à presença de aminoácidos de forma livre, ácidos orgânicos e magnésio. De fato, a CJ Selecta apresenta uma formulação inédita no mercado, tecnologia com balanceados elementos precursores fisiológicos.

A presença do magnésio em um produto específico para estimulação fisiológica não é em vão. O magnésio, importante elemento para a atividade fotossintética, também atua aumentando a tolerância da planta a altas temperaturas e excesso de luminosidade, além de outras funções como cofator de processos enzimáticos.

Vários estudos comprovaram eficiência agronômica do uso de extrato de algas em diversas culturas agrícolas. Nessa formulação exclusiva, a CJ Selecta uniu duas algas (Kappaphycus alvarezii e Ascophyllum nodosum), somando seus efeitos fisiológicos, proporcionando uma sinergia de funcionalidades.

Ainda sobre essa nova solução, posicionada em diversas culturas, conta com a presença de uma enriquecida base orgânica, rica em aminoácidos, peptídeos e proteínas que possuem efeitos diretos e indiretos em atividades metabólicas nas plantas, induzindo a uma maior resistência.

A CJ Selecta, através de investimento em pesquisa aplicada, chegou a uma formulação que une todas essas substâncias, fórmula essa já disponível para uso. Consulte um especialista CJ Selecta.


Diego Cano, Gerente Técnico Fertilizantes, CJ Selecta – Plant Nutrition

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura