Sistema Syncro, da Stara permite sincronia de até quatro máquinas

Com possibilidade de conectar até quatro máquinas para trabalharem sincronizadas, o sistema Syncro da Stara pode ser utilizado no plantio, na distribuição de fertilizantes e também na pulverização

Operar máquinas no mesmo talhão exige muito planejamento e precisão. Mas a Stara lançou um sistema exclusivo, denominado Syncro, que permite sincronizar até quatro máquinas de mesma função através da transmissão de dados via rádio. A tecnologia pode ser utilizada para plantio, distribuição e agora pulverização. Mais produtividade e rentabilidade para o produtor, sempre com precisão, eficiência e agilidade. 

O Syncro foi lançado em 2019, durante a Agrishow (Ribeirão Preto/SP), inicialmente para linha de plantio. Em 2020 para linha de distribuidores autopropelidos e neste ano para linha de pulverizadores autopropelidos. 

No Syncro as informações são trocadas através do controlador da Stara, o Topper 5500, e um rádio conectado nas máquinas, sem a necessidade de conexão com a internet. O Topper de uma máquina se conecta com o Topper das demais máquinas na região de alcance do rádio. O Syncro sincroniza as máquinas em uma distância de até 1,5km, podendo ter um alcance maior de acordo com as condições do terreno, principalmente mais planos e sem obstáculos entre as máquinas. O operador poderá visualizar e acompanhar o status do sinal do Syncro de cada máquina na tela do Topper. 

Devido às dificuldades de conexão à internet nas propriedades rurais, o Syncro realiza a transmissão de dados via rádio. O sistema utiliza uma frequência autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), evitando interferências de outros equipamentos no funcionamento do Syncro.

Através do Topper 5500, as máquinas podem compartilhar os talhões, trabalhos, bordaduras, linhas AB, bandeiras e mapas de taxa variável. Essas informações podem ser trocadas quando as máquinas começam a trabalhar, sendo possível acompanhar em tempo real onde elas estão operando e qual trabalho estão realizando. 

Um exemplo é o mapa de taxa variável. É possível que uma máquina tenha o mapa de taxa variável e o compartilhe para os demais Toppers, não sendo necessário transferi-lo manualmente para as outras máquinas. 

Fácil instalação

Além da facilidade em operar o Syncro, através do Topper 5500, a instalação é simples. O kit do Syncro é formado por rádio Syncro, antena do rádio, cabo de alimentação e suportes de instalação.

O kit do Syncro é formado por rádio Syncro, antena do rádio, cabo de alimentação e suportes de instalação

O rádio Syncro é instalado dentro da cabine dos autopropelidos, na central elétrica da máquina. Já na linha de plantio é instalado atrás do banco do tratorista. O rádio Syncro é conectado ao Topper através de um cabo de alimentação que já está predisposto no equipamento. Também conectada ao rádio Syncro, a antena é fixada em um suporte com base magnética e deve ser instalada na parte superior externa da cabine sempre a uma distância de 1,5m das outras antenas. 

Com a estrutura física instalada, basta habilitar o Syncro em cada Topper, realizar as configurações e sincronizá-los. No momento de habilitar o Syncro no Topper aparecerão na tela as máquinas disponíveis para sincronizar, com a identificação do usuário (operador), o modelo de máquina e o número de série do controlador. Após esse procedimento, o Syncro estará pronto para trabalhar. 

No Topper, o trabalho de cada máquina é representado por uma cor diferente. Na tela também é possível visualizar a identificação da máquina, a velocidade de operação e a distância entre as máquinas. 

Em funcionamento, o rádio Syncro possui um LED de diagnóstico que, quando aceso, indica a procura de outras máquinas e, quando piscando, informa a transmissão de dados para os outros rádios.   

O Syncro não necessita nenhum tipo de manutenção ou atualização, trazendo ainda mais praticidade e agilidade nas operações. 

Syncro para linha de plantio

No Syncro para linha de plantio, o Topper 5500 está conectado a um rádio e à antena, na cabine do trator, que são alimentados pela energia do mesmo chicote que conecta a plantadeira ao trator. O chicote possui revestimento e uma localização estratégica na plantadeira, visando segurança e eficiência. 

Na linha de plantio, o Syncro permite conectar até quatro plantadeiras em tempo real e até dez máquinas pareadas salvas na memória do Topper para eventuais trabalhos com diferentes máquinas no mesmo talhão.  

Lançado em 2019 para o plantio, o sistema Syncro agora também pode ser utilizado na pulverização e distribuição de fertilizantes

O Syncro possibilita que as plantadeiras Stara trabalhem sincronizadas, gerando economia de sementes, pois evita o transpasse e as plantas sobrepostas. Isso se deve ao Sistema de Desligamento Linha a Linha, que desliga automaticamente as linhas de plantio no exato momento em que o Topper detecta uma área onde o plantio foi realizado anteriormente, evitando desperdício de sementes e competitividade entre as plantas, aumentando a produtividade. Além de uma qualidade superior no acabamento de plantio.

Outra vantagem é que, com o Syncro, o Desligamento Linha a Linha também irá considerar as áreas já plantadas pelas outras máquinas sincronizadas, tudo isso em tempo real. 

Segundo dados do Projeto Aquarius, o Linha a Linha Stara gera um aumento médio de produtividade de 9,2% na soja e 11,1% no milho, evitando a competição entre as plantas, por exemplo. Além de gerar uma economia de sementes de até 5,03%.

Com as plantadeiras trabalhando no mesmo talhão as equipes de abastecimento podem ser reduzidas, proporcionando mais praticidade operacional e economia de tempo e combustível. O Syncro também garante uma lavoura com homogeneidade em estande de planta no mesmo talhão, padronizando a colheita. 

Syncro para distribuição

Disponível também para linha de distribuidores autopropelidos da Stara, o Syncro proporciona um melhor planejamento operacional facilitando a logística de abastecimento de fertilizantes, reduzindo o tempo e o combustível necessário.  

O Syncro para distribuição trabalha com o sistema de Comporta Dupla, que permite o fechamento de um dos lados do reservatório, evitando a distribuição nas áreas já aplicadas e resultando em uma economia de até 2,58% de fertilizantes, reduzindo o transpasse.  

Syncro para Pulverização 

A grande novidade deste ano é o Syncro para pulverização. Podem operar esse sistema pulverizadores autopropelidos da Stara (linha Imperador) com motor eletrônico.
Na linha de pulverizadores, o sistema proporciona maior planejamento de trabalho e agilidade nas operações, além de economia de combustível e tempo. Com os pulverizadores trabalhando juntos no mesmo talhão, possibilita ter apenas uma equipe de abastecimento e suporte. 

O sistema possibilita aplicações noturnas

Na pulverização, o Syncro também permite um manejo padronizado com a aplicação no momento certo, o que auxilia no controle de pragas e doenças, evitando imprevistos com as condições meteorológicas.  

Outra tecnologia que trabalha com o Syncro é o Sistema Bico a Bico, que realiza o desligamento automático de cada bico de pulverização em áreas onde a aplicação já foi realizada, evitando a sobreposição e eliminando o desperdício de produtos fitossanitários. 

Estudos que comparam áreas pulverizadas com máquinas de sistema convencional/seções e máquinas com o Sistema de Desligamento Bico a Bico Stara mostram que o transpasse, em média, com o Bico a Bico é de 0,32%, já com desligamento por seções, 3,59%. Essas médias são resultado da avaliação do transpasse de 34.686 hectares em todo o Brasil e variam de acordo com a região e o relevo. Por exemplo, na região Centro-Oeste, a média de transpasse é de aproximadamente 3% e na região Sul é em torno de 6%.

No Topper, o trabalho de cada máquina é representado por uma cor diferente

O Syncro também facilita a operação em aplicações noturnas, possibilitando o maior controle de pragas e doenças, já que em determinadas épocas do ano ou períodos do dia as condições climáticas prejudicam o aproveitamento dos defensivos aplicados, como altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar ou rajadas de vento. Além disso, alguns tipos de defensivos sofrem influência do clima, prejudicando a sua eficácia.

Mais comunicação, mais produtividade

Uma tecnologia simples e fácil de operar e instalar, o Syncro proporciona melhor aproveitamento, produtividade e rendimento das máquinas, além de auxiliar no planejamento das operações. A comunicação entre as máquinas evita que elas realizem a mesma operação no mesmo talhão, possibilitando melhor controle sobre a área coberta por cada uma. Isso reduz o transpasse e o desperdício de sementes, insumos e defensivos, proporcionando mais produtividade e rentabilidade.

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura