Soja - ​Uniformidade de stand com força anti-stress

A lavoura de soja exige boas práticas agrícolas contra os fatores de risco desde sua implantação. Para isso, um assunto fundamental e que exige atenção do produtor é a proteção das plantas e uniformidade de stand.

Cada planta deve ocupar espaço físico de solo calculado, com distribuição uniforme, para permitir a absorção de água, nutrientes e captação de energia solar adequados para seu desenvolvimento.

A falta de uniformidade gera competição entre as plantas em busca de nutrientes, e isso tira o vigor, enfraquece as raízes e diminui a resistência contra os fatores de risco, como eventos climáticos, danos de pragas e doenças.

O bom estabelecimento da lavoura está ligado diretamente à qualidade das sementes, além disso, o espaçamento e a distribuição uniforme contribuem para gerar plantas mais vigorosas e aptas para enfrentar situações de estresse.

Tratamento de sementes com benefício da Força Anti-Stress

A semeadura tem um período determinado para acontecer, o que obriga o produtor a plantar mesmo quando as condições não são as mais adequadas.

Os fatores climáticos neste período são riscos constantes a implantação da lavoura, sendo a estiagem o principal deles.

Outro fator a ser considerado é que o estresse impõe à planta um gasto energético extra, de até 35%, e isso contribui para a redução de biomassa vegetal e diminuição do potencial produtivo da espécie, provocando perdas de qualidade e produtividade. Portanto, é preciso buscar soluções e estratégias que utilizem a tecnologia para proteger as plantas e o potencial produtivo.

Pensando nisso, a Bayer oferece aos produtores rurais a tecnologia chamada de “Força Anti-Stress", presente no tratamento de sementes em produtos como CropStar, que além do controle de pragas, favorece o melhor desenvolvimento das plantas, mesmo em condições adversas. A Força Anti-Stress contribui ainda para o desenvolvimento da resistência natural das plantas contra os patógenos, resultando em plantas mais saudáveis e produtivas.

Dessa forma, o tratamento de sementes deve ser considerado uma prática essencial para você ter mais controle sobre os fatores de risco da sua lavoura.

Acesse mais pelo site

LEIA TAMBÉM:

SOJA - Biotecnologia Contra as lagartas

SOJA - Como proteger o potencial produtivo

SOJA - Manejo de Nematoides

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura