Tecnologia Drip Protection ajuda no controle fitossanitário das lavouras e gera economia aos produtores rurais

- Foto: Wenderson Araujo/CNA

A utilização de sistemas de irrigação vem crescendo ano a ano no país. A constante irregularidade climática faz com que os agricultores busquem por alternativas para assegurar sua produção e garantir sua rentabilidade. Dentre os métodos de irrigação existentes no mercado, o gotejamento vem tomando espaço nas propriedades rurais, não somente em mercados já maduros como o de café, citros, e HF, mas também em pastagem, cana-de-açúcar e grãos.

A eficiência na aplicação de água permite que o produtor aplique não somente água, e fertilizantes, mas também produtos químicos, orgânicos e biológicos via água de irrigação, essa prática é o que chamamos de drip protection. Mas afinal, quais são os benefícios que os agricultores terão ao utilizar essa tecnologia? Neste artigo irei destacar as principais vantagens da aplicação de produtos via gotejamento e os impactos no dia a dia do produtor rural.

1) Redução de custos

Com a aplicação de produtos, sejam eles químicos, orgânicos ou biológicos, via sistema, o agricultor pode reduzir seu custo com óleo diesel, pois eles estão indo de “carona” com a irrigação, não sendo necessário a entrada de maquinários na lavoura. Além disso, o sistema conta com alta eficiência de aplicação, reduzindo desperdício de produtos por deriva.

2) Redução de danos físicos a cultura

Com menos entrada de máquinas no campo, consequentemente ocorrerá menor índice de danos físicos às culturas, podem evitar quebra de galhos ou amassamento de plantas e queda de flores e frutos. Além disso, tais danos podem servir como porta de entrada para patógenos.

3) Menor necessidade de mão de obra

Com a aplicação dos produtos via gotejamento evita-se uma operação adicional como a pulverização, por exemplo. Praticamente o mesmo trabalho para se realizar a irrigação será também para a aplicação dos defensivos, produtos biológicos etc. Os sistemas de irrigação por gotejamento Netafim contam com automação, otimizando ainda mais os custos com mão de obra.

4) Menor compactação do solo

Reduzindo a entrada de maquinários no campo, consequentemente teremos uma menor compactação do solo, proporcionando melhor distribuição da água, nutrientes e demais produtos, bem como melhor desenvolvimento radicular em profundidade.

5) Redução dos riscos de contaminação do operador

O risco de contaminação do operador será limitado ao preparo da calda, sendo ainda necessário o uso do EPI corretamente. Contudo, o risco de contaminação na operação de pulverização não existe, pois toda a aplicação é feita através do sistema de irrigação.

6) Possibilidade de aplicação a qualquer momento e em pequenas doses

Através do drip protection o agricultor pode realizar a aplicação em qualquer hora do dia, independente da umidade do solo e condições climáticas. Também possibilita a aplicação de doses menores com maior uniformidade e eficiência.

7)  Eficiência no controle de nematoides

Ainda em fase de estudos, mas com excelentes resultados até então, o drip protection tem se mostrado muito promissor no controle de nematoides. No gotejamento subterrâneo, em alguns trabalhos, visando o controle de nematoides através de produtos biológicos, os tratamentos que receberam a aplicação de Bacillus subtilis tiveram sua população reduzida, bem como aumento de produtividade.

Esses são alguns dos vários benefícios da utilização do drip protection para proteção do cultivo e também para a promoção de um ambiente microbiológico mais favorável para as plantas. Para uma aplicação segura, os produtos devem ser 100% solúveis em água, ter mecanismo de ação que permitam a aplicação via sistema de irrigação e também ter registro para esse fim, em caso de dúvidas consulte sempre um especialista agronômico.


João Silva, Especialista Agronômico Netafim

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura